Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!
Deucher Jr: oi Deucher!! tudo bem?? Primeiramente meus Parabéns por esta bela imagem dessa bola \"brazuca\" que será usada na copa do mundo.
Gostei muito da sua imagem. Bela modelagem, ótimos materiais, maravilhosa iluminação, o render ficou muito bom e a pós edição melhor ainda. =]
Para modelar uma bola dessa como a \"brazuca\" corretamente, o ideal mesmo seria modelar ela por cima de um \"blueprint\" ou \"model sheet\", para a modelagem seguir os detalhes fieis da bola \"brazuca\".
** Posso dar, modéstia parte, alguns
\"insights\" sobre como poderia modelar uma bola brazuca dessa. =]
1.0- Pode usar uma primitiva de uma esfera ( 3ds Max, Maya, Blender, Cinema 4D, Modo- The Foundry, Houdini, ZBrush...etc ) e depois convertê-la em \"editable poly\".
Mas antes de converter esta esfera ( primitiva ) para \"editable poly\", o ideal mesmo seria deletar as edges ( arestas ) triangulares que ficam em cima da \"cabeça\" da bola.
Mas para deletar as
edges ( arestas ) triangulares que ficam em cima da
\"cabeça\" da bola, teria que antes de tudo, transformá-la mesmo em \"editable poly\" e com a ferramenta de
\"cut\" do
editable poly cortar as edge perpendiculares as
edges triangulares da bola que ficam no topo da bola.
======================================================================================
Algumas imagens da modelagem do topo_ Bola de futebol.:
1.0-
2.0-
3.0-
OBS.: Depois de corrigir as
edges ( arestas ) e remover as \"edges\" triangulares da bola de futebol, ai você pode selecionar somente metade da bola e deletar a metade da mesma.
Depois você seleciona somente a metade da bola com as edges ( arestas ) corrigidas e aplica o
modificador \"symmetry\" do
3ds Max para espelhas a metade de baixo da bola.
O próximo passo da
modelagem é justamente a mais trabalhosa. Modelar os
\"sulcos\" da
bola \"Brazuca\".Para modelar os sulcos da bola \"Brazuca\", pode selecionar as edges ( arestas ) da bola usando as ferramentas de
\"loop\" e
\"ring\" do
\"editable poly\" ( sub-object face ) do
3ds Max e aplicando um
bevel + extrude nas faces selecionadas.
Ou então você pode modelar os
\"sulcos\" da
bola \"Brazuca\" usando algum
software de
escultura digital, como o
\"ZBrush\" ou
\"Mudbox\", \"Sculptris\"...etc.
Depois é só exportar os mapas de
normal map, displacement, cavity map, vector displacement e ambient occlusion ( A.O ) da bola
\"Brazuca\" pro
3ds Max ou seu outro
software 3d favorito.
======================================================================================
Falei por alto a parte da modelagem da bola \"Brazuca\", mas certamente a parte mais trabalhosa da modelagem dela, é esculpir os detalhes dos \"sulcos\" da bola.
Espero ter sido útil de alguma forma pessoal.
Parabéns pelo seu trabalho,
Deucher Jr.Nota 10.Abraços e
sucesso.________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...