Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
CLEBER BA   Salvador/BA - BA
roob88   dourados-ms - MS
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Estrazulas   Porto Alegre - RS
ricardo pavani   Campo Grande - MS - MS
ADRIANO TOSTA   SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP
Mauricio-5p3ctr0   Recife PE - AC

Brazuca e Corona

Por: Deucher Jr  

Em: 03/03/2014 16:53

Muito legal
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

Deucher Jr: oi Deucher!! tudo bem?? Primeiramente meus Parabéns por esta bela imagem dessa bola \"brazuca\" que será usada na copa do mundo.

Gostei muito da sua imagem. Bela modelagem, ótimos materiais, maravilhosa iluminação, o render ficou muito bom e a pós edição melhor ainda. =]

Para modelar uma bola dessa como a \"brazuca\" corretamente, o ideal mesmo seria modelar ela por cima de um \"blueprint\" ou \"model sheet\", para a modelagem seguir os detalhes fieis da bola \"brazuca\".

** Posso dar, modéstia parte, alguns \"insights\" sobre como poderia modelar uma bola brazuca dessa. =]

1.0- Pode usar uma primitiva de uma esfera ( 3ds Max, Maya, Blender, Cinema 4D, Modo- The Foundry, Houdini, ZBrush...etc ) e depois convertê-la em \"editable poly\".

Mas antes de converter esta esfera ( primitiva ) para \"editable poly\", o ideal mesmo seria deletar as edges ( arestas ) triangulares que ficam em cima da \"cabeça\" da bola.

Mas para deletar as edges ( arestas ) triangulares que ficam em cima da \"cabeça\" da bola, teria que antes de tudo, transformá-la mesmo em \"editable poly\" e com a ferramenta de \"cut\" do editable poly cortar as edge perpendiculares as edges triangulares da bola que ficam no topo da bola.

======================================================================================

Algumas imagens da modelagem do topo_ Bola de futebol.:

1.0-

2.0-

3.0-

OBS.: Depois de corrigir as edges ( arestas ) e remover as \"edges\" triangulares da bola de futebol, ai você pode selecionar somente metade da bola e deletar a metade da mesma.

Depois você seleciona somente a metade da bola com as edges ( arestas ) corrigidas e aplica o modificador \"symmetry\" do 3ds Max para espelhas a metade de baixo da bola.

O próximo passo da modelagem é justamente a mais trabalhosa. Modelar os \"sulcos\" da bola \"Brazuca\".

Para modelar os sulcos da bola \"Brazuca\", pode selecionar as edges ( arestas ) da bola usando as ferramentas de \"loop\" e \"ring\" do \"editable poly\" ( sub-object face ) do 3ds Max e aplicando um bevel + extrude nas faces selecionadas.

Ou então você pode modelar os \"sulcos\" da bola \"Brazuca\" usando algum software de escultura digital, como o \"ZBrush\" ou \"Mudbox\", \"Sculptris\"...etc.

Depois é só exportar os mapas de normal map, displacement, cavity map, vector displacement e ambient occlusion ( A.O ) da bola \"Brazuca\" pro 3ds Max ou seu outro software 3d favorito.

======================================================================================

Falei por alto a parte da modelagem da bola \"Brazuca\", mas certamente a parte mais trabalhosa da modelagem dela, é esculpir os detalhes dos \"sulcos\" da bola.

Espero ter sido útil de alguma forma pessoal.

Parabéns pelo seu trabalho, Deucher Jr.

Nota 10.

Abraços e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...






Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

Vou anexar aqui novamente a imagem do ótimo trabalho do nosso amigo e colaborador \"Deucher Jr\" para não quebrar a sua imagem de miniatura no seu tópico.

As pequenas rugosidades da bola ficaram ótimas.

Parabéns pelo seu trabalho.

Abraços e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
D+ parabéns.
Que Deus seja louvado.
muito bom mesmo!!!excelente

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707613.

Total de membros registrados: 135228

Últimos membros registrados: adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1171, sendo 20 membro(s) e 1151 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Allen Anderson, pinart, Baldo, mastermax, nandao, Willmitnick, Roberto Movanni, Celso Borttoloto, Abilio, Eng Damasceno, robisonfalco, Le_Andro, Daniel Monteiro, Sergio1987, João Von Rondow, emersonforentin, Andre Vieira, Alexandre Longo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.