Arquitetura Popular Brasileira by lotaH

Por: lotah  

Em: 17/05/2006 19:23

"naravan" disse: opa e ai cara gostei muito ai da sua sena. não sei se podia chamar de casa popular brasileira ja que provavelmente esse é um estilo chaimel né dos colonizadores né. aqui onde eu moro tem muito dessas casas, mas a diferença é que são com tijolinhos a vista. e normamelte tem uma pequena varanda. alias aqui perto de casa tem uma antiga contrução que fico muito parecido ocm essa sua ai a unica diferença é a varanda mesmo. mas ta muito legal gostei bastante..
Oi Naravan, obrigado pelas dicas. É casa popular pq não era projetada por arquitetos (com diplomas) eram feitas a partir da tradição das famílias, por leigos, pessoas que não esudaram para isso. A varanda não é uma caraterística do estilo Enxaimel, essas casas nasceram na Alemanha onde é muito frio, não dava pra se reunir na varanda, tinha que ser dentro de casa. As casas com varanda que você cita pode ser, ou imitação de enxaimel, o que é mais provável devido aos tijolos que você falou, ou casas bandeirantistas, essa sim a percursora das varandas, porem também não era feita com tijolos aparentes. Obrigado pelas dicas gurizada, mandem mais. Eu não to conseguindo aumentar a quantidade de grama, usando o Hair... Alguém sabe o que estou fazendo de errado?
Olá, Bem legal a casa. Acho que quando o cenario ficar pronto vai ficar melhor ainda. Grande abraço!!
"ArqFlavio" disse: Olá, Bem legal a casa. Acho que quando o cenario ficar pronto vai ficar melhor ainda. Grande abraço!!
Valeu ArqFlavio! Mande suas considerações pra melhorar...valeu! []'s
"color:1e67a714aa">pessoas que não estudaram para isso. [/quote:1e67a714aa] então quer dizer que as varias construções que perduram até hoje são construções feitas por leigos e por que não dizer matutos que seguiram as tradições da familia, e que não estudaram para fazer isso??? acho que voce esta subestimando os conhecimentos e estudos dessas pessoas. por acaso tu acha que não existia conhecimento e estudo em cima desses projetos, ou que não existia arquitetos? não estamos tão longe assim em 1824 é o marco da colonização alemã em são leopoldo com a primeira colonia, e se por acaso isso é distante poderíamos discutir as construções faraônicas. o que acha? [quote:1e67a714aa disse: As casas com varanda que você cita pode ser, ou imitação de enxaimel, o que é mais provável devido aos tijolos que você falou,
agora da varanda pode ser, mas aqui na região nordeste de santa catarina a maioria das casas em arquitetura alemã são com tijolinho a vista e com varanda. esse topico até aumentou minha curiosidade. sera que talvez eram de regioes diferentes talvez (pois afinal la não neva o ano todo em todo lugar, certo), ou talvez uma abrasileiração ja que aqui o clima deveria ser bem mais quente que o de la., ou até mesmo bandeirantes como voce mesmo disse. vou postar umas fotos tiradas por mim mesmo pra voce dar uma olhada. tem muitas casas aqui nesse estilo tombada pelo patrimônio historico e tal. tu sabe né.
Oi naravan, boa discussão...
"naravan" disse: agora da varanda pode ser, mas aqui na região nordeste de santa catarina a maioria das casas em arquitetura alemã são com tijolinho a vista e com varanda. esse topico até aumentou minha curiosidade. sera que talvez eram de regioes diferentes talvez (pois afinal la não neva o ano todo em todo lugar, certo), ou talvez uma abrasileiração ja que aqui o clima deveria ser bem mais quente que o de la., ou até mesmo bandeirantes como voce mesmo disse. vou postar umas fotos tiradas por mim mesmo pra voce dar uma olhada. tem muitas casas aqui nesse estilo tombada pelo patrimônio historico e tal. tu sabe né.
Valeu pelas fotos!! Vão me ajudar muito... principalmente na ambientação. Com certeza são brasileirações. O que mostra que os construtores eram bons projetistas, souberam verificar que aqui deveria ser diferente. Quanto ao tijolo é uma das coisas mais discutidas do estilo enxaimel, pode ser outra brasileiração, mas pode ser apenas "marketing" local. Eu mesmo projetei um prédio em Blumenau, com caracteriscas enxaimel, mas era de concreto armado, por isso chamasse kitsch ou fake (mentira). Ai leva-se em conta outras coisas como a data pra dizer se é do estilo. Mas você está certo. existem n variáveis como a varanda e etc... Outra possibilidade que existe, mas não é o caso de Santa Catarina como sabemos, é o Enxaimel Português que é diferente do alemão, e estou programando para ser a próxima casa, se eu terminar essa...risos O meu objetivo é modelar as casas mais originais desses estilos populares. Estou me baseando no livro "Arquitetura Popular Brasileira" do prof. Günter Weimer para identificar as características, mas acho que discutindo podemos melhorar. Muito obrigado pelo post, sua mensagem me ajudou bastante e espero contar com a tua ajuda. []'s
Olhando a última foto que o naravam mandou, pode-se ver outras coisas que não são do estilo e algums bem posteriores. 1. a grade metálica com portões, essa dá pra ver que não é original. 2. a porta de entrada que tem duas porta abertas para dentro, é uma características da casas coloniais brasilieras, é uma tradição portuguesa. 3. o telhado com caimento para lados diferentes, ninguém fazia isso no século XVII. []'s ps.: esse post não tem nada a ver com o forum de 3D, se os moderadores acharem que eu encho o saco aqui é só falar... risos
Outro teste, mas ainda não gostei ... :(:( Adoraria receber alguma idéia. Valeu!!!
olha só essa foto aqui ve se tu acha parecido com alguma coisa? :P olha só como eu falei olha a varanda é ela é bem parecida com essa sua ai. ela tava bem abandonada quando eu tirei essa foto, tacaram fogo e tudo pra ver se derrubavam ela mas não teve geito. ela por ser antiga era tombada pelo patrimonio historico, mas ela estava bem mau cuidada. era tudo bem diferente, mas uma grande empresa comprou esse terreno e dicidiram remover a casa e colocala em outro terreno. ai vão doar para cede de cultura alemã aqui de jaragua. apra mim foi um xunxo que fizeram pra poder tirar a casa dai. quero só ver como vai ficar ela no outro lugar. imagem
"naravan" disse: olha só essa foto aqui ve se tu acha parecido com alguma coisa? :P olha só como eu falei olha a varanda é ela é bem parecida com essa sua ai. ela tava bem abandonada quando eu tirei essa foto, tacaram fogo e tudo pra ver se derrubavam ela mas não teve geito. ela por ser antiga era tombada pelo patrimonio historico, mas ela estava bem mau cuidada. era tudo bem diferente, mas uma grande empresa comprou esse terreno e dicidiram remover a casa e colocala em outro terreno. ai vão doar para cede de cultura alemã aqui de jaragua. apra mim foi um xunxo que fizeram pra poder tirar a casa dai. quero só ver como vai ficar ela no outro lugar.
hahaha...bem parecida mesmo... Essa casa que você mandou, apesar da varanda, é mais original que a minha, pois as telhas são retas, como as alemãs. No meu caso estou desenhando como eram feitas aqui no Brasil, com telhas curvas, tipo capa-canal... Muito obrigado pelas imagens, está ajudando muito. []'s
Mais um teste com árvores com mapas de opacidade... Não gostei também...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716856.

Total de membros registrados: 142961

Últimos membros registrados: ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio, GabrielaM, mariajuliamafioletti, JoanRMattos, Jarofix345.

Usuário(s) on-line na última hora: 425

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.