WIP - Escritório

Por: tK  

Em: 07/02/2014 01:17

Olha Tukith, pelo tempo que voce ta estudando e sozinho ainda.... na minha opiniao voce é um genio rsrsr.

Ms vamos la alguns pontos que voce pode melhorar ai.
Os materiasi da base onde ta o teclado nao ficou bom com essa iluminacao... a base é vidro e a moldura do vidro me parece um ferro pintado de preto, mas o restante da estrutura nao ta muito bem definida. Acho que voce poderia testar outros materiais. O fundo infinito precisa melhorar tambem, nao ficou infinito entende? Nao sei exatamente como voce fez, mas da uma olhada no tutorial abaixo pra voce entender melhor como funciona o fundo infinito.
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-de-estudio-mental-ray

Qualquer resultado que voce obtenha, posta ai pra gente ir passando as dicas oK?
está modelando do zero ?!!! Muito bom.
JoaoFreitas, muito obrigado mesmo hehe.

Sobre o fundo, ele perdeu a característica de infinito por causa do Daylight, quando utilizo luzes \"normais\" ele aparece. Os materiais da mesa foram vidro em cima e metal no resto, não ficou bom, mas era apenas para testar. Assim que eu terminar esse monitor talvez eu faça um render mais trabalhado, no momento eles estão servindo apenas para mostrar e fazer alguns testes.

Alysson, sim, do zero. Estou utilizando blueprints para modelar no tamanho certo, mas os detalhes estou utilizando imagens de referência e o meu próprio monitor.

Muito obrigado pelos comentários !

Abraços,

// Tukith
Hoje fiz o suporte do monitor, faltou apenas alguns detalhes embaixo mas que não irei fazer, até porquê não será visto no render final. Fiz um render mostrando o monitor completo, um teste de material ( ainda da Autodesk ) na entrada VGA, a peça em várias posições e um close na peça já \"montada\".

Estou boa parte do dia assistindo tutoriais, principalmente para pegar a manha das ferramentas ou até mesmo agilizar os processos que já tenho conhecimento. Sobre iluminação e renderização, bem, ainda continuo um desastre, noção 0. Mas, acredito que estou no caminho certo.

Só preciso controlar a ansiedade, é um problema que tenho quando quero aprender algo. Fico tão interessado, \"nervoso\" para aprender, que acabo ficando \"irritado\" com os resultados atuais - mesmo tendo começado ontem praticamente - e não entendo que isso é algo que não se aprende em uma semana ou um mês, mas sim em vários meses ou até anos. Mas terei paciência... Acredito haha.

O modelo necessita de alguns ajustes, assim como o teclado já mostrado, pequenos detalhes como criar um extrude ali, mover uns vértices para dar uma pequena curva, ou até mesmo na peça nova, quero aumentar a área de secção dela ( a parte de cima dela, aplicar um scale de leve apenas ) e talvez um ou outro pequeno detalhe.

Os materiais começarei a estudar agora, pois não estou gostando nada dos reflexos e nem das cores, estão com tons diferentes do que pretendo além de estarem \"deformando\" as peças na hora da renderização.

Sobre a renderização, criei um fundo infinito ( plane > arrumei em L > chamfer na edge do meio ), coloquei 3 Mr Sky Portal, uma em cada lado e uma em cima, além de duas Target Light na frente, sendo que habilitei as sombras de apenas uma. Serve mais para teste mesmo.

Antes das imagens, gostaria de ( se possível ) tirar uma dúvida: se repararem nas imagens, detalhes pequenos como pequenas áreas fundas, como o espaço entre os botões, a área funda do suporte, e etc, acabam sumindo dependendo da posição do objeto. Teria isso haver com a iluminação, o material, ou é porquê estão superficiais demais ? Sendo que estou criando em tamanho real os objetos, e no modelo as áreas fundas estão praticamente iguais ao meu monitor. Se puderem me ajudar ficarei muito grato.

Agora, as imagens:

Abraços,

// Tukith
Acredito que terminei o monitor. Alguns detalhes não estão iguais ao original, por falta de habilidade ou por vontade mesmo, ou até mesmo por não ser necessário, como detalhes dentro das entradas DVI e VGA. Não gostei do resultado final, mas é o que tem no momento. A entrada DVI acabou ficando diferente da VGA ( o formato ) pois devia ter feito uma cópia antes do objeto básico, mas não tem problema. Tentei recriar as texturas do meu monitor e não consegui, assim como uma leve luz em volta dos botões, mas vou tentar mais algumas vezes em alguns dias. Tentei também suavizar alguns lugares com o Smoothing Groups, como pode ser visto nos botões. Tenho que trabalhar melhor o modelo base para aplicar o Turbosmooth, estou errando muito aqui. Ah, e estava fazendo no olho um ventilador ( após ver vários tutoriais ) apenas para ver algumas técnicas, mas estou em dúvida de qual será o próximo objeto. Devo começar ele amanhã e assim que tiver algo, já posto aqui. Confesso que estou um pouco chateado / desanimado com o meu aprendizado.

Bom, vamos às imagens:

Críticas e sugestões / ajudas são muito bem vindas !

Abraços,

// Tukith
E ae galera, depois de uma semana sem fazer nada, devido à preguiça e alguns dias corridos, além de uma rápida viagem, resolvi ver alguns tutoriais hoje e por fim acabei tentando fazer uma caneta, apenas para exercício, porém acabei gostando dela e a utilizarei na cena final. Não gosto muito de assistir um tutorial e pouco depois fazer algo, pois parece mais uma cola do que um real aprendizado, mas faz parte. Tive que abrir o vídeo para ver um ou outro detalhe, mas gostei do resultado final. Tenho que trabalhar também escala ( fiz essa caneta gigantesca e tive que redimensionar ) e ter em mente o objeto já pronto, com os detalhes, para não ter que no final refazer ou adicionar tal detalhe, quando já não lembro medidas exatas ( como tamanho padrão para extrude, etc ). Sobre os materiais, ainda estou utilizando os padrões da Autodesk, qualquer tentativa de utilizar um material básico ( como Chrome por exemplo ) ou criar um do 0 está sendo um tanto quanto desastroso. Bom, sem mais delongas, aqui estão as imagens:

Aqui a imagem de referência utilizada.

Apenas para ver o modelo.

Teste de materiais da Autodesk, o primeiro é um metal semi-polido e o segundo polido. Gostei mais do primeiro resultado.

Um wireframe em lowpoly ( como fiz esse depois, esqueci de desabilitar as sombras ).

E um wireframe em highpoly.

Abraços,

// Tukith
O que falta ae é aplicar o modificador \"Control_Ansiedade\" rsrs. Brincadeira a parte, modelagem voce ja viu que se garante agora é estudar iluminacao e materiais claro entre outras coisas, mas o importante é ter em mente sua evolucao o resto é baba é so uma questao de tempo.
Quanto a caneta achei o modelo uma coisa so, sem variacao nos materiais, sendo que sao 3 materiais ali, cromado, plastico brilhante talvez e metal bronze, na real uma camada de dourado, mas atenta pra esses detalhes.
Da uma olhada nos tutoriais de iluminacao e vai postando os resultados que a galera vai dando dicas.
Seja como for parabens pelo esforço!
JoaoFreitas, novamente muito obrigado !

Só que esse modificador seria necessário com o iterations lá em 10 haha.

Sobre os materiais, eu realmente não estou estudando, são apenas para mostrar os pequenos avanços na modelagem.

Muito obrigado pelo apoio !

Abraços,

// Tukith
Bom, comecei a fazer uma cafeteira. Levei 4~5 horas aproximadamente para chegar nesse resultado, ainda a maior parte do tempo foi corrigindo erros ou refazendo peças que eu deveria ter feito antes. Se notarem os buracos, fiz eles com o ProBoolean, pois não consigo dar um inset, um extrude e depois realizar os procedimentos necessários para suavizar a malha para o turbosmooth, se alguém puder me ajudar com isso ficarei muito grato. Bom, vamos às imagens:

Só estou utilizando uma referência lateral dentro do Max, o resto está na base do olho ( por isso até não consegui fazer o bocal de saída igual, além dos costumeiros problemas para suavizar a malha ).

E aqui estão as amostras:

Abraços,

// Tukith
Fiz mais uma parte hoje, o suporte para os copos. Criei um cilindro e a partir dele fui criando insets, deletei poligonos, criei faces, utilizei o bridge, e etc, então fiz as 4 peças do mesmo cilindro, deu um certo trabalho mas foi bom para aprender a reutilizar algo para outro fim. Demorei um certo tempo para fazer, mas valeu o trabalho, gostei do resultado final. Sobre o buraco, estou utilizando o ProBoolean, como no corpo da cafeteira, pois tenho problemas para suavizar a malha se eu criar extrusões e etc, se alguém puder me ajudar com isso ficarei muito agradecido.

Bom, fiz um render com ela \"completa\" e outros mostrando as peças. Só tenho que refazer esse bocal de saída, fui querer fazer no olho e ficou horrível, talvez hoje mesmo eu desenhe uma imagem de referência e refaça essa peça.

Bom, aqui estão as imagens:

Abraços,

// Tukith

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716856.

Total de membros registrados: 142964

Últimos membros registrados: CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio, GabrielaM.

Usuário(s) on-line na última hora: 342

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.