gabriel gonçalves - nesse caso foi uma opção mesmo.. eu achei melhor assim. vá entender. rs. obrigado.
cursidesign- o material é um simples material raytrace com diffuse e reflect em 30,30,30 - specular em 30 e gloss em 10. um abraço.
grasiano- esta sim, mas tbm fiz testes com valores altos de photons/fg e fui reduzindo. penso q consegui uma iluminação mais natural dessa forma q postei, pois queria que os objetos em primeiro plano ficassem bem difusos, confundidos na sombra, exato como seria no mundo real no caso de um ambiente iluminado por uma única fonte de luz. eu queria 'atmosfera' e com valores mais altos de photons e FG a coisa nao ficou convincente (ao menos para mim) pq as áreas no primeiro plano ficaram muito definidas. obrigado pelo toque, um abraço.