Primeiro estudo com Mental Ray

Por: Elisa2008  

Em: 15/03/2008 21:19

O tempo de renderização foi de aproximadamente 30min. As configurações do MR são: - Maximum Num. Photons per Sample = 2.000; - Maximum Sampling Radius = 50; - Average GI Photons per Light = 10.000. Na fonte de luz alterei o Num. Samples para 1024, na Mental Ray Area Light Sampling.
http://www.cubodesigns.co.cc http://elisacosta.carbonmade.com
Ai Elisa, com estas configurações o render fica muito demorado e a qualidade fica mais baixa. Se vc quiser coloca a sua cena aqui para download, eu baixo e configuro ela com GI e FG certo para vc estudar, ai eu coloco o arquivo corrigido para download. faz upload do arquivo lá no rapidshare e posta o link aqui pra eu baixar. conhece o rapidshare, é fácil, só escolher o arquivo e dar upload, o endereço é www.rapidshare.com
Múcio
Ai Mucio, eu vou querer te enviar uns arquivos para vc configurar pra mim também heim!!!! :) :)
Pode esquecer Magster!!! Eu só faço isso pra mulher!!!!! kakakakakakakakakakakakak Pede pra sua irmã me mandar o arquivo que ai eu faço de boa!!!!! kakakakakakakakakakaka
Múcio
Eu não tenho irmã!!! :( :( :( Pode ser a minha mãe?? hahahahahahahahahaha
"Elisa2008" disse: O tempo de renderização foi de aproximadamente 30min. As configurações do MR são: - Maximum Num. Photons per Sample = 2.000; - Maximum Sampling Radius = 50; - Average GI Photons per Light = 10.000. Na fonte de luz alterei o Num. Samples para 1024, na Mental Ray Area Light Sampling.
Olá Elisa, seja bem vinda ao fórum. Quanto ao seu estudo... está no caminho certe... mas, vou dar umas sugestões... tenta colocar as photometric free area nas janelas com o tamanho das mesmas (ou seja, com a area da janela) ao invés de por no teto, ativa as shadows raytraced, mude a cor para um tom azulado bem claro e deixa a area light com pelo menos 32, isso vai gerar a iluminação indireta proveniente das janelas. Depois coloque uma MR Spot Area para simular o Sol (isso vai deixar aquelas marcas de luz no piso como se fosse o sol) com um tom meio amarelado (claro) e o multiplier em 0,6 mais ou menos, dai você aumenta os samples da sombra para 8 e aumenta a area da sombra também para deixar meio borrada, e coloca uma skylight dentro com um valor de 0,3. Quanto a configuração do Mental Ray, como não sei qual versão do max você esta usando fica meio complicado dar dicas, mas uma coisa você pode ter certeza... 2000 no Maximum Num. Photons per Sample é exagero, 500 é um valor bom. Abraço!!!!
Site sendo reformulado!!!
Vou colocar a minha cena p download, Mucio. O arquivo está gravado na versão 7 do max. Esse é o link: http://rapidshare.com/files/101280940/CenaMR_Elisa.rar.html obrigada a tds pelas dicas :).
Puts Elisa, ai vai ficar difícil de eu te ajudar como eu gostaria, porque não tenho mais o Max 7 instalado aqui. Tenho o Max 8 e o Max 9. Se fizer o teste nestas versões vc não vai conseguir abrir ai. Eu vou baixar o arquivo, fazer um teste e postar a imagem da configuração pra vc ver, ai vc tenta fazer igual no Max 7, que não muda nada, só que não abre um arquivo salvo no Max 8. Vamos ver se por imagem a gente consegue
Múcio
Ai Elisa, vamo lá então. Eu vi o seu arquivo e vc está indo bem, os materiais estão bem configurados e isso é muito importante. Eu só mudei 2 materiais, o do alumínio que vc colocou uma imagem no reflection como fazia antigamente no scanline. Com o Mental Ray é melhor fazer o reflexo de verdade, não pesa muito no render e o resultado é mais realista. Então eu troquei a imagem que vc colocou pelo shader metal(lume) Olha as configurações que coloquei nele, do resto eu não mudei mais nada no seu material. A outra mudança foi no material do vidro, mas não porque estava errado, só pra ganhar tempo de render. Eu coloquei o shader transmat no slot shadow e no slot photon do menu mental ray connection. Ai o vidro não calcula as sombras e não calcula os photons, eles passam como se o vidro não estivesse ali, ganhando tempo de render. Olha na imagem, este shader nem tem configuração, é só colocar e pronto
Múcio
Depois eu deletei a luz imensa que vc colocou no teto, estas gambiarras são usadas em outros renders, no Mental Ray é melhor vc iluminar igual seria na realidade, ele é fisicamente correto. Então, criei duas luzes photometric free area no lugar da grandona que vc fez, coloquei cada uma no centro de um cômodo e não deixei encostada no teto como vc fez, tem que dar uma pequena distância para não correr o risco da luz entrar na malha. Os samples que vc usou na photometric são absurdos, por isso que estava demorando tanto, eu não mudei os samples destas duas novas que criei, deixei com 32 mesmo. Vc tinha colocado 1024 na sua. Dai eu coloquei uma luz mr area spot do lado de fora para simular o sol, porque vc estava fazendo uma cena diurna, até tinha colocado o branco no fundo, estava faltando o sol. Nessa luz eu entrei no menu area light parameters, mudei para disc na lista e aumentei um pouco o raio, deixei com 35. No render final eu aumentei os samples dessa luz para não deixar granulado. coloquei 9 em U e V.
Múcio

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710597.

Total de membros registrados: 138063

Últimos membros registrados: Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h, Fusport , anjosheriberto, REMOVIDR, vagnerthuram02.

Usuário(s) on-line na última hora: 522, sendo 4 membro(s) e 518 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Suvasha026, waltereastmood, wrinkless, new.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.