Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

leoaks   Brasil - MG
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Raphael.   Itararé - SP - AC
mse   Novo Hamburgo
onjackstallback   Mauá-SP - AC

Portfólios Ver Mais

Juarez   Parauapebas - PA
Marcelo Sousa   Marabá / PA - PA
Fguassu   São Paulo
Fabianojf   Lages SC - AC

Primeiro estudo com Mental Ray

Por: Elisa2008  

Em: 15/03/2008 21:19

Ai eu vi a sua configuração de Photons, não estava certa. O radius estava muito grande e tinha muito poucos photons na cena. Eu coloquei 3 no radius e aumentei para 50 mil photons pra testar. Olha a imagem do render só com photons, é assim que os photons tem que ficar quando vai suavizar com o final gather.
Múcio
Depois eu aumentei os photons para 100 mil e liguei o final gather. Coloquei 150 samples e renderizei. Levou 3 minutos Olha como o FG suaviza os photons e deixa a imagem legal, por isso que não precisa usar radius grande, pelo contrário, tem que usar pequeno pra ter qualidade de GI. O curso de mental ray aqui do site é muito bom, eu aprendi com ele. Eu fiz o teste no Max 9 que é mais otimizado do que o Max 7, então é capaz de levar mais tempo de render no max 7, mas não muito mais.
Múcio
Ai, pra terminar eu aumentei as configurações de GI e FG, também aumentei o AA pra tirar o serrilhado e o granulado. Neste render que eu aumentei os samples da luz mr area spot pra 9 como eu disse na segunda postagem deste mini-tut. Coloquei 150 mil photons e aumentei o density do FG, que não tem no Max 7, mas é quase a mesma coisa do que aumentar os samples. No Max 7 eu aumentaria os samples para 250 ou 300. No menu sampling quality da aba renderer eu aumentei o maximum pra 16 e mudei o filtro pra mitchell Esse render final levou 8 minutos, acho que no max 7 vai levar no máximo 16 minutos. Estou postando as imagens das configs, mas os nomes são um pouco diferentes do max 7, é tudo a mesma coisa, só mudou os nomes, mas segue o que eu escrevi que serve no max 7 Se tiver problema, posta ai.
Múcio
Obrigada Mucio. Ajudou muito. Eu ainda não sei usar os shaders do Mental Ray ^^'. Eu tb não sabia q era p usar o raio do fóton peqno, eu achava q tinha q ser grande, hehe. Ah, se quiser pode me mandar o arquivo gravado no 9, eu tb tenho, só estou trabalhando no 7 por causa de um curso q estou fazendo, lá só tem o 7 nas máquinas, então se for fazer alguma coisa em casa tem q ser no 7.
Mucio, configurei a cena como vc falou mas não sei o q deu errado, apareceram umas manchas pretas no piso :? . Fiz no 3DS Max 9 e levou 23 minutas p renderizar.
Ai Elisa, estes shaders que eu usei são bem simples, vc pode usar sem dificuldade. O shader metal(lume) é pra criar reflexo borrado em metais, é ótimo para fazer qualquer tipo de metal e alúminio também. Vc vai usar ele igual o raytrace, vai colocar no canal reflection do material standard e vai configurar as cores, o quanto borra e a qualidade do borrado, só isso. O transmat que eu usei no material do vidro serve para falar que determinado recurso é invisível. Se colocar no shadows o objeto não faz sombra, se colocar nos photons eles não reconhecem o objeto, passam direto, se colocar no surface o objeto fica invisível. Eu gostei do seu novo teste, ficou melhor agora e ganhou tempo de render, mas ainda está alto e não era para aparecer estas machas pretas, está bem estranho, ele está reconhecendo o fundo branco como preto, não sei o que aconteceu. Mas estou colocando o download do arquivo que eu configurei pra vc testar. Não coloquei as texturas porque vc já tem elas ai e eu não mudei nada. Abre o arquivo e renderiza sem mudar nada para ver o tempo na sua máquina, aqui levou 8:26 minutos. O link pro download é este: http://rapidshare.com/files/101392472/experimento04.rar.html
Múcio
muito obrigada Mucio :)
http://www.cubodesigns.co.cc http://elisacosta.carbonmade.com
Mucio, renderizei o arquivo q vc me mandou no 3DS Max 9 e o problema continou. Como vc disse q ele estava reconhecendo o branco como preto, coloquei um cinza claro, quase branco, no environment. Melhorou, mas apareceram manchas no reflexo das janelas no piso. Acho q o problema é o meu max 9 mesmo, deve estar com algum bug. Mais uma vez, obrigada pela ajuda :)
Ola Elisa! Como voce queria que o piso ficase? Ta refletindo a janela, se não quer reflexo é só tirar. Abraços
Oi Grasiano. O problema do reflexo do piso no meu é q apareceram manchas cinzas no reflexo do piso, enqnto que, na cena do Mucio, o reflexo está liso.
http://www.cubodesigns.co.cc http://elisacosta.carbonmade.com

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710602.

Total de membros registrados: 138065

Últimos membros registrados: bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h, Fusport , anjosheriberto.

Usuário(s) on-line na última hora: 806, sendo 2 membro(s) e 804 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: bodybloom, claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.