Ai Elisa, estes shaders que eu usei são bem simples, vc pode usar sem dificuldade.
O shader metal(lume) é pra criar reflexo borrado em metais, é ótimo para fazer qualquer tipo de metal e alúminio também.
Vc vai usar ele igual o raytrace, vai colocar no canal reflection do material standard e vai configurar as cores, o quanto borra e a qualidade do borrado, só isso.
O transmat que eu usei no material do vidro serve para falar que determinado recurso é invisível.
Se colocar no shadows o objeto não faz sombra, se colocar nos photons eles não reconhecem o objeto, passam direto, se colocar no surface o objeto fica invisível.
Eu gostei do seu novo teste, ficou melhor agora e ganhou tempo de render, mas ainda está alto e não era para aparecer estas machas pretas, está bem estranho, ele está reconhecendo o fundo branco como preto, não sei o que aconteceu.
Mas estou colocando o download do arquivo que eu configurei pra vc testar.
Não coloquei as texturas porque vc já tem elas ai e eu não mudei nada.
Abre o arquivo e renderiza sem mudar nada para ver o tempo na sua máquina, aqui levou 8:26 minutos.
O link pro download é este: http://rapidshare.com/files/101392472/experimento04.rar.html