muito estranho o vraymtl da erro, oq aparece no erro ?
vc vai ter ganho no tempo de render usando os materiais otmizados para vray, a camera tb te que ser vray, a respeit da cena não tenha medo de errar o perguntar tenho certeza que todos aqui estão para aprender e ensinar passando respostas com bastante êxito, aconselho a você estudar mais modelagem para ajudar nos detalhes da cena, tb é bom busca imagens de referencias para ajudar em composições das cenas.
da uma olhada nesse tópico que criei para criações de materiais vray acho que pode te ajudar
criando materiais V-Ray
http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=30618&highlight=criando+materiais+vray
posta as configurações do teu menu render para te ajudar com mais êxito.
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com