Primeiramente quero parabenizar pois o seu trabalho em conjunto com esse tratamento de materiais ficou excelente...
definitivamente sem mais comentários.
Quanto a discussão EDITABLE POLY x EDITABLE MESH, fiquei curioso por algumas questões
........Uma vez um leitor aqui da 3d1 postou uma mensagem falando que a \"geometria mesh\" economizava mais faces e deixava os objetos bem mais leves porém eu discordo. Se fizerem testes de laboratório (quando falo laboratório no Max é renderizar várias vezes diferentes materiais sobre uma mesma luz ou testar todos os recursos e tirarem suas próprias conclusões) verão que o \"Editable poly\" é o que mais economiza faces em uma vegetação do que o \"Editable mesh\".
Danilo, meu camarada, blz.... eu percebi que pelo menos no mentalray, ele sempre converte qualquer objeto POLY em MESH para fazer a renderização. Como trabalhei com ele uns 3 anos, eu fiz testes e percebi que ele carregava o render com maior rapidez se eu convertesse a cena inteira em mesh para um render (lógico quando permitisse e exceto os proxys e outros objetos que dependem de parâmetros).
PORÉM... os arquivos ficam absurdamente maiores.... tanto que fiz testes salvando uma árvore em poly e a mesma em mesh, o tamanho do arquivo em mesh fica muito maior. A única diferença que vi foi isso... até então acabei acostumando usar assim, mas não tenho certeza se ele faz isso no vray.
independente se é poly ou mesh, converter uma cena inteira de primitivas e outras coisas todas para essas malhas destrutivas, acabam melhorando o desempenho de render.
Depois vou fazer um teste no vray pra ver se realmente essa teoria antiga pra mim funciona.
Quanto a relação sua de faces, com certeza faz sentido, porém sua análise foi ao contrário da que eu vi antes de adotar essa situação.
Talvez o tamanho reduzido do Editable poly seja por causa desse número menor de faces.