MarcioBottega, Waldemar: Opa, valeu!
danilo_icf: Grande Danilo, sempre minucioso nos comentários! Valeu!
Eu concordo com você em relação as árvores.
Usar em 3D na cena nem sempre é vantagem, a menos que seja necessário outras vistas da mesma cena ou então quando as árvores vão ficar em 1o. plano e/ou muito presentes na cena (e não apenas compondo ou fechando os espaços).
Essa seria até uma dica minha: sempre analisar a cena e já prever o que pode ser feito em 3d e o que pode ser feito na composição/edição final. O resultado sempre será mais ganho de tempo e sem estouro de memória e fatal errors (hehe).
A técnica do plane eu já conhecia, nesse caso não usei nem ela e nem modelo 3d pelo fato de ter resolvido fazer a inserção dos arbustos só depois que a cena já estava pronta e editada. Então para não ter que gastar tempo em 3d, render e etc joguei toda a responsa pra edição.
Valeu pelos comments!
Marco: Dae Marco!!!
Então, nem sempre a gente faz trabalhos que dá gosto de mostrar (hehehe) e fazia tempo que eu não fazia algo assim...
Mas sempre que tiver eu publico sim, mas em relação a iluminação não treta e segredo.
Fica tudo pra pós-edição mesmo!. Mas eu acho que ainda não chega perto das pós-edições e resultados de muito cara e estúdio fera por aí (Brasil mesmo).
Eu, particularmente, sempre olho algumas cenas e tempo chegar no mesmo resultado, seja pelo 3d ou edição final. :)
abraço!
rene.ros: valeu.
Eu, particularmente não gosto de usar os modelos em 3d de pessoas, parecem sempre playmobils. São úteis para animações e pra fazer volume em cenas... Mas em 1o. plano as fotos sempre acho a melhor opção.
Acho que muita gente conhece, mas segue o link de um cara gringo uruguaio que é muito fera e recentemente ganhou muitos prêmios no CGarchitect e nunca usa pessoas 3D - sempre composição de fotos e ficam excelentes!
Juan Altieri: www.estudioa2t.com
Valeu galera!