Respondi sobre isso no tópico do link:
http://www.tresd1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-maquete-eletronica/80262
Num sei se irá ajudar, mas acho que deve ser isto:
Linear Work Flow
Essas diferenças entre o gamma da imagem renderizada e a imagem salva, em muitos casos, deve-se as configurações do gamma em Customize> Preferences> Gamma and LUT, e na hora de salvar, a opção que vc irá escolher (Use system default gamma ou Override).
1 - Se o Gamma do Preferences estiver desabilitado, a imagem salva terá o mesmo gamma da imagem renderizada no 3ds max (as opções de salvar ficam desabilitadas).
2 - Se o Gamma do Preferences estiver habilitado e na opção Autodesk view LUT, na hora de salvar, escolhendo qualquer uma das opções (Use system default gamma ou Override), a imagem salvar também terá o mesmo gamma.
3 - Se o Gamma do Preferences estiver habilitado e na opção Gamma (com valor 1,0) e ao salvar escolher Use system default, a imagem salva ficará mais clara (gamma diferente).
Se escolher Override (valor 1), a imagem salva ficará com o mesmo gamma.
Se escolher Override (valor 2,2) a imagem salva ficará mais clara (gamma diferente).
4 - Se o Gamma do Preferences estiver habilitado e na opção Gamma (com valor 2,2) e ao salvar escolher Use system default, a imagem salva ficará com o mesmo gamma.
Se escolher Override (valor 1) a imagem salva ficará mais escura (gamma diferente).
Se escolher Override (valor 2,2) a imagem salva ficará com o mesmo gamma.
Se escolher Override (valor 3) a imagem salva ficará mais clara (gamma diferente)
Não sou o dono da verdade, mas conforme os testes que fiz aqui os resultados foram estes. HE!HE! Não sei lhe dizer também se isso ocorre em todas as ocasiões. Eu testei somente com imagens no formato jpeg.