O FG faz mesclagem de cor também, apenas o metodo de calculo é feito de forma inversa.
Os dois fazem calculo por raytrace, traçando raios pra calular a iluminação, o que muda é a origem desses raios. No GI o calculo parte das luzes, disparando raios que sao chamados de photons, que vão rebatendo infinitas vezes pela cena até perder a energia. Cada vez que o photon bate em uma superficie ele gera um sample, que depois será interpolado com os outros samples para gerar a iluminação.
Ja o FG traça os raios a partir da camera, que ao incidir em uma superficie gera um sample que sera usado para calcular a incidencia de luz. Por partir da vista camera ele é mais eficiente em capturar os detalhes que estao mais visiveis, enquanto o GI dispara raios para todos os lados a partir das luzes, o que é menos eficiente. Por outro lado o FG só calcula um rebatimento de luz de cada vez, para cada novo rebatimento é preciso fazer um novo calculo por cima do outro, essa quantidade é controlada pelos difuse bounces.
Quando se usa os dois juntos os diffuse bounces sao descartados e o FG faz só o primeiro rebatimento de luz e o GI faz os rebatimentos secundarios, costuma ser o ideal para internas onde precisa de bastante rebatimento de luz. Ja em externas ou quando nao precisa de muitos rebatimentos é mais pratico usar só o FG com uns 2 diffuse bounces pela facilidade de configuração.
E o mais interessante é que o vray trabalha da mesma forma, portanto se vc conseguir entender os conceitos corretamente, vai conseguir aplica-los em qualquer ferramenta.