Como ajustar a VrayLightMtl

Por: Antonio Neosmar P Silva  

Em: 11/03/2019 18:53

Boa noite feras do 3D1, tudo bem.

Estou precisando de uma forcinha, apliquei o material VrayLightMtl, más não consigo ajustar a potencia da luz, alguem pode me ajudar por favor?

A marca coca cola, ficou estourada.
Nos parâmetros do VRayLightMtl tem a opção Color e logo a frente um multiplicador (padrão 1.0). É nesse multiplicador que tu altera a potência da iluminação do VRayLightMtl. No caso é só diminuir o valor.

https://docs.chaosgroup.com/display/VRAY3MAX/Light+Emitting+Material+%7C+VRayLightMtl
Oi Neosmar, tudo bem?

A gente já estava com saudades de você!

Esse lance de letras iluminadas é meio chato mesmo, segue o que o New falou para controlar a intensidade, a primeira imagem que postei ilustra onde está o parâmetro que ele indicou.

Também é bom você olhar o valor da exposição da câmera, pois ela afeta drasticamente o efeito das luzes e se tiver muito baixo ou muito alto pode causar problemas nestes casos.

O EV fica na Physical Camera como mostra a segunda imagem em anexo, mas ele só funciona se estiver aparecendo Exposure Control Installed no botão acima, como marcado na imagem.

Outro detalhe importante para ficar legal é ativar o Glare no final para criar aquele halo luminoso em volta das letras.
O Glare fica no Frame Buffer do V-Ray como mostra a última imagem em anexo, o efeito dele só aparece na imagem depois que terminar a renderização, mas dai você pode ajustar como quiser vendo o resultado em tempo real.

OBS: Se as laterais das letras também forem iluminadas vai ser mais difícil identificar perfeitamente o escrito, então, pode ser melhor colocar um material diferente ou menos iluminado nas laterais.
A melhor opção seria criar um mapa para simular as luzes no interior da caixa da letra deixando o centro mais claro e as bordas mais escuras, o mapa teria que ser claro no centro das letras e escuro nas bordas, daria para fazer até com o VRayDirt.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Valeu obrigado moçada, deu certo, abração a todos.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707615.

Total de membros registrados: 135229

Últimos membros registrados: rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082.

Usuário(s) on-line na última hora: 1028, sendo 1 membro(s) e 1027 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.