Oi ziiip, tudo bem?
Convenhamos que um Plane com 30x30 é bem denso né?
Não há necessidade de ser tão denso, o Reactor trabalha com Low Poly.
Se coloca algo muito denso fica pesado mesmo.
Agora, quanto ao travar, certamente usava no Windows 98 ou ME.
O Max é para usar em Windows profissional, na plataforma NT.
Ele demora, mas não trava, isso sempre vai acontecer quando o número de polígonos na simulação do Reactor passar de 3000.
E Reactor é um simulador Real Time, e Real Time trabalha com Low Poly.
Sobre computadores, não existe computador decente para trabalhar com 3D, por melhor que seja, dependendo da situação e da configuração da cena, vai demorar pacas mesmo.
Para renderizar em computadores modernos com efeitos de iluminação modernos, pode levar dias.
Usando Workstations de última geração você consegue melhor desempenho, mas para renderização de animação, só usando diversas máquinas boas em rede.
Uma só é pouco por melhor que seja.
Sobre abrir seu arquivo antigo nos Max mais novos, é para abrir normalmente, sem o menor problema, a não ser que tenha usado algum plugin e não tenha este plugin instalado na nova versão.
Sobre se manter atualizado no 3ds max, é muito difícil, depende de muito estudo, diariamente, e de muita dedicação, o programa evolui muito rápido.
Eu acompanho o 3ds max desde a versão 1, para me manter afiado nele eu estudo o programa quase todos os dias, fazendo brincadeiras pessoais para aprimorar técnicas em determinadas áreas. Isso é fora o tempo de trabalho, que passo pelo menos 8 horas por dia trabalhando com ele.
Quando sai novas versões passo pelo menos 5 meses estudando as novidades, agora mesmo, tem uma burduada de novidades no Max 7.5, tem muita coisa para aprender e pegar prática.
Sem falar no resto, nos plugins, no Combustion que é muito importante para quem trabalha com vídeo, tem muita coisa envolvida, quem gosta e trabalha na área, não é um sacrifício se manter atualizado, é até uma diversão.
Abraços