Oi Bruno, tudo bem?
Não está me perturbando de forma alguma, é um prazer poder ajudar alguém interessado no Unreal.
Se quiser, pode enviar o arquivo em FBX para o meu email que eu olho ele para você, mas terei que fazer no 3ds max, pois não sei usar o Blender, meu email é
[email protected]De qualquer forma, o seu problema é muito comum e acredito que sei como resolver vendo a imagem que postou.
O Lightmap é gerado pelo Lightmass e a configuração é super simples, basta colocar 5 no Indirect Lighting Bounces e no Sky Lighting Bounces para a luz rebater 5 vezes nos objetos, como mostra a primeira imagem em anexo.
Dai, se quiser mais qualidade no Lightmap você deve desabilitar a opção Compress Lightmaps, porém, isso vai gastar mais memória na aplicação interativa e vai tornar o Pack maior em MB.
Mas o seu problema não é este, o Lightmap é guardado como uma textura e de acordo com o mapeamento do objeto, então, os defeitos aparecem justamente na emenda entre as ilhas do mapeamento.
Veja o problema nos cantos das lâminas como indicou na imagem que postou em anexo, eles estão aparecendo bem no lugar onde tem uma emenda no mapeamento.
O ideal é que você junte as partes da malha que formam a lâmina no mapeamento, das empunhaduras também, quanto menos ilhas tiver, melhor, no caso do 3ds max isso é feito com o comando Stitch, mas no Blender eu não sei.
Se me enviar o arquivo eu mapeio da forma correta para você ver como fica.
Mesmo assim ainda pode aparecer estes defeitos devido a resolução do Lightmap, pois se o Lightmap tiver uma resolução muito baixa o sombreado ficará muito borrado e aparecerá estas falhas nas emendas, inclusive quando o mapeamento estiver bem feito.
Você resolve isso clicando no Mesh do objeto no Content Browser do Unreal, para abrir o Mesh Editor, dai é só aumentar o valor do Lightmap Resolution, como mostra a segunda imagem em anexo.
Você deve usar valores como 128, 256, 512, 1024 ou 2048.
Creio que colocando em 512 vai ficar perfeito e pode sumir os defeitos mesmo sem melhorar o mapeamento, pois com alta resolução o sombreado contorna melhor a ilha de mapeamento.
Abração e tudo de bom.
André Vieira