Como girar a roda corretamente?

Por: rda  

Em: 11/06/2005 16:28

Olá pessoal; Animei um dummy de modo que sua trajetória se assemelha a um S, depois criei uma roda com raio 24 e linkei ao dummy; após isso apliquei à roda o utilitário Follow/bank do painel utilities para que a roda fizesse o giro no eixo z de acordo com as duas curvas da trajetória do dummy. Daí apliquei o controlador Float expression no eixo de rotação y da roda e então, na janela expression controller criei uma variável vetorial que chamei de "box", a qual associei ao position xyz do dummy. Feito isso, digitei a expressão: box.x/24 na janela expression. Cliquei no botão evaluate e percebi que a roda fez o movimento correto até o final da 1ª curva, mas entre o início da 2ª e o final da 2ª a roda girou para trás!!! Após a 2ª curva a roda voltou a se comportar adequadamente até o final da trajetória. A questão é: onde está o erro? Se houver uma alma caridosa que possa explicar onde está o erro agradecerei enviando um grande abraço e felicitações. Alô André, você está aí? Ah, fiz no max 5.0. Se algué quiser que eu envie o arquivo deixe seu e-mail. Até + ;)
Olá pessoal; Apenas uma correção: apliquei o utilitário Follow/bank ao dummy, não à roda como eu disse acima. Visto que a roda está lincada ao dummy ela também o acompanha em sua rotação no eixo Z (nas curvas da trajetória). Até + ;)
Acho que é o seguinte: o dummy deve estar passando de uma posição negativa para uma positiva, e assim a roda que estava rodando para um lado acaba rodando para o lado contrário...tenta apenas mover o conjunto até o dummy estar todo num só lado do eixo... vlw ;)
Olá 2dfernando; O dummy muda mesmo de posição no eixo x, mas se eu mover o conjunto alterará a trajetória que deve ser em forma de S por se tratar de um movimento de um carro numa pista. Se tiver outra idéia diga aí, ok? Obrigado pela ajuda. Até + ;)
se vc n quer mover o conjunto então mude a expressão para F*n, onde F é uma variável e chama o frame atual( não muda-se); e n eh um número qualquer vai depender da tua animação...assim a rotação da roda será independente da posição do dummy...testa aew ve se da certo... ;)
Olá 2dfernando; Rapaz, você tem boas idéias; mas se eu anexar o giro da roda aos frames da animação a roda irá deslizar sobre a superfície da pista, ficando ou mais ou menos rápida em relação ao movimento do dummy. Isso porque o movimento tem aceleração e desaceleração. Por isso não dá pra desconectar o giro da roda ao movimento do dummy, são totalmente dependentes um do outro; basta você observar o movimento real de um veículo. Mesmo assim obrigado. Se tiver outra idéia diga aí, ok? Até + ;)
Cara, resolvi fazer a animação aqui no meu max...Fiz exatamente como vc fez e deu td certo ela n gira pro outro lado não...Tenta refazer talvez seja isso... :-P vlw ;)
Olá 2dfernando; Fiz como você orientou aqui no meu max e a roda girou sempre pra frente do início ao fim da trajetória sem problema de orientação, mas o giro da roda no eixo y não acompanhou o deslocamento do dummy; ela girou muito velozmente sem respeitar as acelerações e desacelerações, como eu havia lhe dito que ocorreria. Não sei como você conseguiu, talvez você tenha se enganado; se colocar em wireframe e selecionar a roda poderá verificar com mais segurança de tudo deu mesmo certo. Mais uma vez obrigado pela força. Se tiver outra idéia, por favor diga. Até + ;)
Rda, acho que vc não me entendeu...Eu fiz a animação exatamente como VOCÊ fez, do modo que vc descreveu no primeiro post desse tópico... E deu certo...:-P Inclusive o dummy respeitou a variação de velocidade...Eu criei uma animação do dummy fazendo um "s", depois usei o follow/bank, depois coloquei o controller float expression no rotation y do dummy, coloquei uma variável relacionada à posição x do dummy, e escrevi box.x/24...Não sei o que está errado na sua... :oops: vlw ;)
Olá 2dfernando; Farei tudo de novo em outro arquivo e lhe digo o que ocorreu já, já, ok? Até + ;)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717342.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 463

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.