NTSC WIDE

Por: Dr-Who  

Em: 11/07/2005 12:10

Salve lista ! Alguem sabe qual a dimensao do formato NTSC Wide , sei que ntsc eh 720 480 e com o wide alguem ajuda aee ? Abracos !
google r0x http://www.videotechnology.com/old11-03.html
n00b
Oi As resoluções para NTSC são: D1 720x486 pixels ou DV 720x480 pixels Sendo a primeira normalmente mais usada. O "Pixel Axpect" para ambos é 0.9 No Caso do Widescreen o que realmente muda é o modo de exibição, neste caso você tem visualização praticamente integral da imagem, diferente das TVs tradicionáis onde uma parte da imagem fica oculta. Phy
eh , entao nao da pra renderiza em wide , tem que mandar pro premiere e exportar o movie pra wide , acho que soh assim , mesmo assim obrigado !
Oi Desculpe, acho que faltou informação na minha resposta anterior Dá sim ! Se você quer render vídeo no Max para ser visto em monitor Wide Screen, em Render Scene>Common>Output Size escolha Custom , mantenha as medidas padrão para NTSC DV (720x480) ou D1 (720x486) conforme a mídia que você vai usar e ajuste o aspécto do pixel para 1.2 Você vai ver a imagem rendida achatada (na horizontal) no monitor normal de computador porque neste o aspécto é 1.0, mas quando visualizar em monitor Wide Screen a imagem vai ficar correta. Phy
Oi Phy, desculpe me intrometer, mas fica achatada a area da imagem sem deformar a mesma? ou fica achatado e deforma a imagem, tipo as, pessoas ficam mais baixas e largas? O correto não seria mudar o tipo de camera, ou lentes, para cada formato? valeu
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi O que ocorre é que cada tipo de monitor tem um relação quanto ao tamanho do pixel Aspécto do Pixel é a sua largura dividida pela altura Quando o pixel é quadrado (caso monitor de computador, cinema, fotografia, impressão) o aspécto é 1.0 No caso do vídeo NTSC (monitor de TV) o aspécto é 0.9 ou seja o píxel é mais estreito do que alto. No caso do Wide Screen o pixel é mais largo do que a sua altura, 1.2 Quando um vídeo NTSC padrão (aspécto 0.9) é apresentado em monitor wide screen (aspécto 1.2) a imagem é espichada no sentido horizontal. No monitor de computador (aspécto 1.0) a imagem rendida para video vai parecer espichada e a de wide screen vai parecer comprimida, sempre no sentido horizontal. Isto é um padrão adotado pelas industrias. Resumindo: quando a imagem está proporcionada para a o tipo de apresentação ela será visualizada corretamente. Nada tem a ver com as lentes ou câmera na cena. Ë atributo de cada sistema de apresentação Espero ter ajudado Phy
Oi gente, tudo bem? Quem leu o artigo sobre "Renderização para PC e TV" na Três D1, sabe de tudo isso. A única informação que não tem lá, é o pixel aspect do WideScreen, que o Phy disse ser 1.2. Sabendo que é 1.2, e lendo o artigo na Três D1, você percebe que a imagem vai ficar comprimida lateralmente no monitor de PC, já que o pixel aspect do PC é 1. Lá eu falo sobre isso. Da mesma forma que a imagem renderizada para TV fica levemente esticada lateralmente. Porque para TV o pixel aspect é 0.9, e no PC é 1. Isso só no monitor de PC, que é onde a imagem é gerada. Quando exibe uma imagem com pixel aspect de 0.9 na TV, fica certinha. Da mesma forma que vai ficar certinha a imagem com pixel aspect de 1.2 exibido numa tela WideScreen. É por isso também que em produção de vídeo a gente sempre tem do lado um monitor NTSC, porque só vendo nele que vai ter certeza de como a imagem será visualizada, inclusive nas cores e na interpolação dos Fields. No monitor de PC é impossível ver corretamente, porque os padrões são totalmente diferentes. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 503

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.