Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Colli   Maringá - AC
Ale   Joinville SC - AC
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
Alexandrino.Pereira   São Paulo - SP
Sandro Medeiros   Santa Isabel - SP - AC

Portfólios Ver Mais

samupedrosa   Rio Verde - AC
Magiste   São Paulo - SP
JT3D   Londrina - PR - PR
Mindeye   Jundiaí - SP

Dicas de como continuar meu aprendizado no Blender e no 3D

Por: Pedro_3d  

Em: 20/03/2022 23:15

Bom dia, boa tarde e boa noite pra todos!

Acabei hoje meu terceiro curso de Blender e acho que posso dizer que entendo pelo menos o básico do programa para trilhar minha jornada no imenso, gigantesco e extremamente complexo mundo do 3D hehehe.

Eu pretendo agora começar a modelar um personagem por conta própria, mais especificamente a Mabel do desenho Gravity Falls para continuar meu treino de modelagem, texturização, rigging, etc.

Personagem Mabel: https://static.wikia.nocookie.net/umveraodemisterios/images/f/f0/Mabel.png/revision/latest/scale-to-width-down/491?cb=20180411181840&path-prefix=pt-br

Minha pergunta é: Já que eu terminei os cursos de Blender Essencial (treino introdutório ao Blender), Hard Surfaces no Blender e Animação de personagem (Modelei, texturizei, fiz o rig e a animação do personagem), o que vocês me sugerem fazer para continuar meu treino de modelagem, texturização, etc?

Pergunto isso porque acho mais fácil para quem tem mais experiência me dizer se, por exemplo, modelar a personagem Mabel do desenho Gravity Falls como eu disse acima, seria bom para iniciar na modelagem ou se já seria algo complexo e que pode me frustrar caso eu tente. Ou seja, tem algo mais fácil para eu começar (modelar objetos, por exemplo), ou estou correto de tentar modelar um personagem cartoon para iniciar meu treino?
Dicas? Sugestões? Qualquer ajuda/opinião será de grande ajuda para mim.

Agradeço desde já.
Oi Pedro, tudo bem?

A sua dúvida é muito comum no início, mas logo você vai perceber que não existe essa diferença de dificuldade entre um modelo e outro, só existe a diferença de tempo de trabalho para fazer um e outro devido a quantidade de polígonos de cada um.
A modelagem poligonal é sempre igual, então, tanto faz modelar um rosto, um carro ou uma banana, a única diferença é que terá que criar muito mais polígonos num rosto e num carro do que numa banana, mas a forma de modelar é exatamente igual e se você isolar as áreas dos objetos mais complexos, por exemplo, cada parte do rosto ou cada peça do carro, acaba virando na verdade um monte de objetos simples iguais as bananas, que quando estão todos juntos formam o objeto complexo.

Mas entendo o que você quer saber, só estou falando isso para você começar a notar que é tudo igual, porque é isso que vai te libertar na modelagem.

Portanto, respondendo extamente a sua pergunta, acho que uma personagem cartoon igual a que mostrou é excelente para estudar modelagem por não ter muitos detalhes.
O principal gargalo que as pessoas encontram na hora de modelar objetos mais complexos é a criação dos detalhes, pois é necessário aumentar a resolução dos polígonos naquela área e tem certas regras para fazer isso sem causar defeitos na topologia, como a questão de sempre manter os polígonos quadrados e com tamanhos homogêneos.

Também será mais fácil fazer o Rig e Skin de um personagem cartoon, pois não terá que se preocupar tanto com as deformações das juntas.

Infelizmente eu ainda não conheço o suficiente de Blender para te ajudar, mas se tiver qualquer problema na criação desta personagem, posta aqui que eu faço exemplos no Max e você poderá adaptar para o Blender, já que ambos trabalham da mesma forma.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito obrigado pela resposta André e muito obrigado MESMO pela disponibilidade para ajudar um pobre iniciante hehehehe! smile

Então é isso, só queria ter certeza se é um bom começo um personagem cartoon. Então já que você confirmou, vou começar o mais breve possível, e com certeza aparecerei por aqui pedindo ajudo pro pessoal.

Abraços!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707632.

Total de membros registrados: 135243

Últimos membros registrados: Helgaella99, Girleide, glauciapaiva, OtavioOG, charles.chaves, GG-.NK, walle03, yasmimin.

Usuário(s) on-line na última hora: 752, sendo 24 membro(s) e 728 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, jotasoares, Tomas, Victor Mendonça, Gabriel, marcelo de moraes, Nuno, Reinaldo Silva, Baldo, pinart, Gabriel.C, Felipe Duarte, Abilio, charles.chaves, Girleide, Celso Borttoloto, JMDesign, Adalberto Rocha, Le_Andro, Vladis, Henrique Ribeiro, Helgaella99, mauriciovrc, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.