Oi Abílio, tudo bem?
Impressão não é a minha praia, eu trabalhei com isso há mais de 20 anos atrás, então, não sei como está hoje.
De qualquer forma, as telas não mudaram quase nada até hoje, então, posso te dizer que a tela não precisa ter a mesma resolução da imagem para trabalhar com ela porque a tela tem Zoom!!!
O comum é a tela ter 72 DPI e mesmo assim editamos imagens com 300 ou 600 DPI, é exatamente a mesma coisa, pois posso editar uma umagem com 1200 DPI sem problema.
O DPI não importa, porque eu posso fazer uma imagem minúscula com 1200 DPI e ficará super leve, o que importa é o tamanho.
1200 DPI numa imagem de 1 x 1 cm não é nada, mas 1200 DPI numa imagem de 4 x 4 metros é absurdamente gigante.
Se fosse ter uma tela com a mesma quantidade de DPI da imagem para ver em tamanho real sem Zoom, a tela teria que ter 2 metros se a imagem tivesse 2 metros, dai teria que trocar para uma tela de 3 metros se a imagem tivesse 3 metros, teria que trocar de tela conforme a imagem!!!!
Quanto maior a imagem e a resolução que for trabalhar, mais poderso tem que ser o computador, mas se perder a noção e fizer coisas absurdas, nem os PCs da NASA vão aguentar, os PCs sempre foram muito mais fracos do que os programas, o Hardware está sempre correndo atrás, então, nós temos sempre que economizar em tudo para não tornar o trabalho inviável.
Sobre calibração, existem programas próprios de acordo com a impressora que vai usar, mas a forma mais fácil é imprimir uma imagem colorida, colocar do lado da tela e ajustar os recursos da tela para ficar o mais próximo possível das cores da imagem, pois a única coisa que importa é você ver na tela o mais fiel possível de como será impresso.
Abração e tudo de bom.
André Vieira