Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

DanJochims   Goiania-GO - AC
Daniel   Rio Grande do Sul - AC
An3dre   Araras / SP - SP
LuizBulldog   Brasil - SP
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

Clovis.L   São Paulo - AC
Daniel   Londrina
Gui Silva   cotia - SP

Computação grafica e AI ,qual é o futuro ?

Por: Abilio  

Em: 05/01/2024 14:07

ola


o que vai acontecer quando o mercado de computação grafica passar a usar o AI no futuro ?

os softs 3D vão acabar ?
e os softs de fotografia e vetoriais ?



obrigado
Oi Abílio, tudo bem?
 
Se você reparar o que aconteceu no passado ficará fácil imaginar o que vai acontecer nos próximos anos.

Antigamente á única forma de criar imagens de coisas inexistentes era desenhando manualmente e só grandes artistas conseguiam produzir imagens legais.
Depois, inventaram os programas de desenho vetorial e pintura que facilitaram bastante o processo e permitiram que mais pessoas atuassem na área artística.

Em seguida vieram os programas 3D que possibilitavam a criação de imagens com extremo realismo, apesar do grande tempo de processamento e só os melhores conseguiam produzir imagens realistas.

Dai chegaram os renderizadores Real-Time que fazem a mesma coisa imediatamente e qualquer pessoa passou a conseguir produzir imagens realistas, mas precisa estudar e dá trabalho fazer uma imagem em 3D.
Então, chegou a inteligência artificial que gera as imagens com realismo automaticamente.
 
Hoje você vê pessoas desenhando manualmente em pequenos nichos, pois profissionalmente é só com Soft vetorial.
Ninguém mais desenha fachada manualmente, todo mundo usa um programa 3D.
Por enquanto a AI apenas renderiza e está no início, mas é de se esperar que nos próximos anos ela substitua os renderizadores 3D, pois é muito mais fácil e mais rápido pegar a imagem da Viewport e pedir para a AI transformar em foto.
 
Certamente a AI também vai modelar bem no futuro, pois as áreas mais básicas são as primeiras a serem substituidas.
Primeiro fizeram robôs para substituir os trabalhadores no chão das fábricas, que é o mais fácil, pois para substituir o presidente da empresa precisa desenvolver uma super AI.
Então, as áreas mais básicas do 3D serão as primeiras a serem tomadas pela AI e as duas coisas mais básicas que existem em 3D é modelagem e renderização.
 
Com o tempo outras áreas mais complexas serão tomadas pela AI também como animação, mas é muito diferente animar imagens igual as AIs fazem atualmente e animar coisas realmente numa cena 3D, isso vai demorar um pouco mais, mas personagens 3D já podem ser animados com AI.
Agora, para produzir uma aplicação interativa 3D de alta qualidade vai demorar muito mais, pois envolve diversas áreas.
 
Ou seja, quanto mais alto for o seu nível em 3D, mais difícil será da AI te prejudicar, muito pelo contrário, vai te livrar das tarefas chatas e elementares.
Agora, para os iniciantes é um momento delicado, um momento de mudança drástica, imagina alguém querendo estudar V-Ray hoje em dia?
É o mesmo que estudar datilogafia logo quando os PCs estavam surgindo.
 
Portanto, os Softs 3D não vão acabar, mas vão diminuir de importância com o tempo e no futuro ficarão restritos a certos nichos.
Enquanto que, com a chegada do Metaverso e a transformação da internet em ambientes 3D, os Engines serão os Softs mais requisitados e isso pode dar um fôlego para a modelagem nos programas 3D convencionais. (DCC)
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
 
 
Ola

ja existe programa de AI de imagens , com todas diversas ferramentas ,que funcione 100 % off line( sem necessidade de conexão com internet ) ? como programa standalone ?

obrigado
Oi Abílio, tudo bem?
 
A inteligência artificial para edição de imagens ainda está bem no início, então, os recursos e ferramentas estão sendo desenvolvidos neste momento e tem vários programas que oferecem diversas ferramentas efetivas para edição como PromeAI, Pika AI, Runway, Veras, Project Dream, Midjourney, Dall-E, entre outros.
 
Porém, você não vai encontrar as mesmas ferramentas disponíveis nos programas atuais, porque a AI muda completamente a forma de fazer as coisas e muitas ferramentas que usamos hoje serão totalmente obsoletas quando a AI evoluir.
 
Por exemplo, mesmo usando os melhores Softs de AI atualmente, você ainda tem que selecionar as coisas pintando ou algo parecido, mas é de se esperar que isso desapareça, pois você poderá acionar os recursos por comandos de voz, mandando selecionar a pessoa com blusa vermelha na foto e a AI vai entender.
 
Ninguém vai animar personagens digitando textos para descrever o que ele deve fazer, você vai simplesmente falar faz isso e faz aquilo, igual um diretor de cinema, e o personagem 3D vai entender.
 
Muitos sistemas de AI rodam apenas on-line porque dependem de um servidor poderoso com Hardware próprio para acelerar AI, pois se fosse rodar localmente levaria muito tempo calculando ou nem conseguiria se não tiver Harware para AI.
 
Então, não é só uma questão dos programas evoluirem, como sempre foi na computação gráfica, os programas são mais poderosos do que o Hardware disponível, portanto, primeiro as placas RTX com Cores para AI tem que se tornar padrão igual são hoje as GTX.
 
Tem um bom caminho pela frente até a AI desbancar os programas convencionais, vai acontecer primeiro nas coisas mais simples e bobas como renderização, mas pode esperar que muita coisa será apenas on-line, essa é a tendência, infelizmente.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
OLA

o AI do photoshop é offline ?


muito obrigado
Oi Abílio, tudo bem?

Eu não sei te dizer porque nunca usei nada recente da Adobe!
Se tem uma coisa que eu nunca vou fazer é colocar o meu nome e os meus dados naquela porcaria do Creative Cloud, pois já divulguei muitas notícias aqui de problemas como invasão Hacker, vazamento de dados, espionagem dos usuários pela própria Adobe, então, realmente a Adobe é a empresa que eu mais detesto entre todas da área de CG.

Por isso eu ainda uso o meu Photoshop CS 6 original que comprei, paguei, mas segundo a Adobe eu não posso usar porque eles romperam contrato com empresas que fizeram coisas para este Photoshop.
Eu queria que alguém da Adobe viesse aqui em casa desinstalar o meu Photoshop, eu trancaria o vagabundo com meu Rottweiler depois de deixar 3 dias sem comer!!!!
 
Nunca usei um Photoshop recente e nunca vou usar, assim como nenhum outro produto da Adobe, apenas o Substance Designer porque tenho a licença perpétua pelo Steam, pois se só desse para comprar na Adobe eu baixaria pirata!!!!!
O dia que não aguentar mais o CS6 vou migrar para o Affinity Photo: https://affinity.serif.com/pt-br/photo/

Muito do que aturamos hoje na computação gráfica é culpa da Adobe, começando pelo sistema estelionatário do Subscription, que a Adobe iniciou e incentivou!
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
ola

o topaz labs/gigapixel amplia com AI em no maximo 6x

qual software que tem a maior ampliação do mercado ?
eu ja vi um online que promete 16x , sera que é verdade ? ou a imagem deve estragar ?

obrigado
Oi Abílio, tudo bem?
 
Eu não tenho experiência com Upscaling porque nunca precisei usar.
Se o programa aceita ampliar em até 6 vezes, o que acontece se pegar a imagem já ampliada e pedir para ampliar novamente mais 6 vezes?
Em teoria era para funcionar da mesma forma, não é?
 
Não sei dizer qual o programa que amplia mais sem perder qualidade.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707715.

Total de membros registrados: 135318

Últimos membros registrados: leticiabarros, alexjohnson, Rickertjohnse, Maisa Sabugari, Kamaki026, nochulia, otiscavin, cie.

Usuário(s) on-line na última hora: 673, sendo 21 membro(s) e 652 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gabriel.C, Le_Andro, Alberto Santos, Thiago Couto, Ronaldo Junior, Duda, Leonardo, Pedro Juliato, Renatto, Lucas Reis, Guilherme Santos, Augusto Peixoto, Eduardo Ramos, Frederico Wagner N. R., leticiabarros, gilson antunes, Moura, Ricardo Paranhos, Fernando Cunha, SaavedraCG, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.