Oi Abílio, tudo bem?
Se você reparar o que aconteceu no passado ficará fácil imaginar o que vai acontecer nos próximos anos.
Antigamente á única forma de criar imagens de coisas inexistentes era desenhando manualmente e só grandes artistas conseguiam produzir imagens legais.
Depois, inventaram os programas de desenho vetorial e pintura que facilitaram bastante o processo e permitiram que mais pessoas atuassem na área artística.
Em seguida vieram os programas 3D que possibilitavam a criação de imagens com extremo realismo, apesar do grande tempo de processamento e só os melhores conseguiam produzir imagens realistas.
Dai chegaram os renderizadores Real-Time que fazem a mesma coisa imediatamente e qualquer pessoa passou a conseguir produzir imagens realistas, mas precisa estudar e dá trabalho fazer uma imagem em 3D.
Então, chegou a inteligência artificial que gera as imagens com realismo automaticamente.
Hoje você vê pessoas desenhando manualmente em pequenos nichos, pois profissionalmente é só com Soft vetorial.
Ninguém mais desenha fachada manualmente, todo mundo usa um programa 3D.
Por enquanto a AI apenas renderiza e está no início, mas é de se esperar que nos próximos anos ela substitua os renderizadores 3D, pois é muito mais fácil e mais rápido pegar a imagem da Viewport e pedir para a AI transformar em foto.
Certamente a AI também vai modelar bem no futuro, pois as áreas mais básicas são as primeiras a serem substituidas.
Primeiro fizeram robôs para substituir os trabalhadores no chão das fábricas, que é o mais fácil, pois para substituir o presidente da empresa precisa desenvolver uma super AI.
Então, as áreas mais básicas do 3D serão as primeiras a serem tomadas pela AI e as duas coisas mais básicas que existem em 3D é modelagem e renderização.
Com o tempo outras áreas mais complexas serão tomadas pela AI também como animação, mas é muito diferente animar imagens igual as AIs fazem atualmente e animar coisas realmente numa cena 3D, isso vai demorar um pouco mais, mas personagens 3D já podem ser animados com AI.
Agora, para produzir uma aplicação interativa 3D de alta qualidade vai demorar muito mais, pois envolve diversas áreas.
Ou seja, quanto mais alto for o seu nível em 3D, mais difícil será da AI te prejudicar, muito pelo contrário, vai te livrar das tarefas chatas e elementares.
Agora, para os iniciantes é um momento delicado, um momento de mudança drástica, imagina alguém querendo estudar V-Ray hoje em dia?
É o mesmo que estudar datilogafia logo quando os PCs estavam surgindo.
Portanto, os Softs 3D não vão acabar, mas vão diminuir de importância com o tempo e no futuro ficarão restritos a certos nichos.
Enquanto que, com a chegada do Metaverso e a transformação da internet em ambientes 3D, os Engines serão os Softs mais requisitados e isso pode dar um fôlego para a modelagem nos programas 3D convencionais. (DCC)
Abração e tudo de bom.
André Vieira