Oi gente, tudo bem?
Júlio, o Physique é mais robusto que o Skin, o Skin é um mini Physique, mas é muito mais simples na maioria dos recursos.
O pessoal iniciante usa o Physique de cara porque ele automatiza uma boa parte, mas acabam não usando os recursos mais avançados dele por não conhecer.
No Skin, esses recursos são mais fáceis de usar e estão mais "na cara", eu estou falando de Bulges e Joints, para deformar corretamente as juntas e fazer movimento de músculos nas flexões.
Só que o Physique tem algumas coisas que facilitam demais, pode salvar o envelopamento, transferir para outro personagem, pode salvar todas as configurações e restaurar em outro Physique.
Mas o ideal é aprender o Skin e depois partir para o Physique, facilita muito para aprender a usar todo o poder do Physique.
Evandro, realmente Rig é um troço cheio de minúcias, mas não é difícil, só que não é apenas depois que aprende. :)
Conhecendo bem os Constraints, os lances de Wire e Expressions, os controladores de animação, a pessoa pega até sozinha o esquema.
Porque são como peças de montar, com lógica e interações, ai você monta o que quiser para te ajudar a mover algo.
Depois que pega o jeito, é até uma terapia, é super divertido, é brincar de montar igual faziamos com Lego. :)
Uma pequena amostra de como fazer esse tipo de interações, você encontra no artigo "Expressions, Wires e Reaction Manager", na seção Matérias da Três D1.
Lá eu mostro um pouco destes recursos e dou vários exemplos em arquivos Max, um rig parcial de carro e um Rig de braço mecânico controlado por "controle remoto".
É bem básico, mas pode abrir uma luz na sua cabeça. :)
Abração