Redimensionar um Personagem

Por: julio.bonfante  

Em: 06/11/2005 16:34

Oi Júlio Bonfante Lendo melhor o seu primeiro post vejo que você está usando biped. Em primeiro lugar é mais conveniente você usar o Max 7, pelo menos para montar a cena, o Max 8 está com algumas instabilidades e não convém arriscar. Se o Physique foi feito sem Initial Skeleton Pose , basta selecionar o bípede entrar em Motion > Biped > acionar Figure Mode e mudar seu tamanho em Structure > Height, o Mesh deve escalar acompanhando. O problema é se Physique foi feito com Initial Skeleton Pose, aí será preciso reinicializar o Physique. Procedimento: 1-Selecione o mesh da pele (todos os elementos que façam parte, roupas etc) e no Modify desabilite o Physique clicando na lâmpada a esquerda do stack. Obs:Se forem vários elementos que compõem o mesh é bom agrupalos depois de desabilitar o Physique e antes de escalar para que as partes nào saiam do lugar ao escalar e mover. 2-Selecione e escale o bíped em Structure > Height, conforme descrito mais acima; guarde a proporção de escala para usar no mesh. 3-Selecione e escale o mesh usando o Uniform Scale com o Type-in usando a mesma proporção do biped; alinhe corretamente o mesh ao biped, porque ao escalar este vai ficar desalinhado. Obs: Após o procedimento acima e antes do seguinte desagrupe o mesh caso ele seja composto e tenha sido agrupado. 4-Selecione novamente o mesh (todos os elementos), acenda a lâmpada a esquerda do stack. O mesh vai apresentar um resultado deformado, não se preocupe, em Physique clique no botão Reinitialize (o homenzinho em preto) segundo botão da esquerda para a direita, vai abrir a janela Physique Initialization. 5- Na janela inicializar habilite Initial Skeleton Pose e clique Initialize Estará feito. Qualquer problema informe. É trabalhoso e requer atenção, por este e outros motivos não posso concordar com o evandro3dmax6, o uso de bones com character dá de dez a zero no biped. Espero ter ajudado Phy
Tá ficando show, só quero ver após as modificações, flw!!!
\"Knowledge is Power!!!.\"\"A arte é mental\" - Leonardo Da Vinci.
ja eu discordo, faço tudo com biped e é a maneira masi facil de se fazer animação, sem falar q ele ja vem todo prontinho, facilitando muito nossa vida. Sem falar nas diversas coisas q agente pode fazer com pibed, tipo motin flow, mixer, criar sistemas de controle de multidões com crowd e delegates. Tem nem comparação com bone. O bone só salva agente quando temos q fazer estruturas mais complexas q uma estrutura biped, tipo uma aranha, com 8 patas, ai sim o bone tem q entrar em ação. mas no seu caso o biped vai facilitar muito a sua vida, isso é, se vc manja bem dele. Abraço!!!
Aceitar críticas constroi!!!
Oi gente, tudo bem? Júlio> Quando for Bones, é só aplicar o Character nele e escalonar o Character. Vai numa boa, malha, Bones, Rig e tudo mais, até objetos linkados nas mãos. É bem simples. Evandro> Não me leve a mau por favor, mas veja só. O Phy é um animador profissional super experiente, não é animador de vinheta, é animador de personagens há muitos anos, inclusive para cinema. Sempre que tiver um sistema automático para qualquer coisa, ele sempre será pior que um sistema mais aberto, porque tudo que é automático tem limitações e um sistema aberto não tem limitações, só que um sistema aberto depende de mais conhecimento, não é para iniciante. Um exemplo é o Architectural Desktop, é um super programa para arquitetura, não tem como modelar mais rápido em outro lugar, só que não faz tudo nele e o que faz fica muito padronizado, uma pessoa experiente sabe que foi modelado nele. Qualquer animador exeperiente em personagens prefere animar com Bones, apenas os iniciantes preferem o Character Studio, porque no princípio ele é mais fácil e a pessoa consegue fazer de cara o que nem imaginaria usando Bones. Só que em pouco tempo vai perceber as limitações, quanto melhor ficar em animação de personagens, pior o Character Studio será para você. Poderia dar dezenas de exemplo, mas veja a mão, com Bones você pode fazer controladores e animar como uma marionete, sem tocar no esqueleto, no Biped não, até teria como fazer, mas da mesma forma que é com Bones. Só que não é qualquer um que monta uma estrutura decente com Bones para animar, tem que conhecer muito do 3ds max, só quem conhece o soft por completo e tem bastante prática faz isso bem. Porque depende de interações complexas, é muito divertido, mas depende de bastante conhecimento. Quem não conhece, nem imagina como fazer, quem sabe, é fácil e divertido. O tempo que perde montando uma estrutura assim, enquanto a do Biped já vem pronta, você ganha depois no tempo de animação, na qualidade da animação, na humanidade do personagem, porque a ginga mesmo é impossível fazer no Character Studio, a não ser que anime "na mão", na animação automática é impossível. Só que se for para animar "na mão", então é muito mais fácil animar com Bones. Com Bones você pode fazer uma expressão para já ter a ginga na cintura da forma que quiser, só de mover a perna o personagem ele já se comporta inteirinho como você quer. Se for para usar o Biped, tem que criar uma estrutura de Rig sobre ele, só assim terá mais controle, só que é muito problemático fazer isso, já que o Biped tem seus próprios controladores. Só vale a pena usar Bipeds quando for usar animações de MOCAP, que é coisa hollywoodiana, o resto do mundo anima por Keyframes, e os novatos usam MOCAP pegos na net e super conhecidos, neste caso o trabalho deles não tem nenhum mérito. Todos os recursos do Biped estão lá para minimizar tantas limitações, com Bones não precisa disso porque é muito mais fácil de animar, mas no Max 8 pode usar o Motion Mixer numa boa com Bones também, clips e tudo mais. Se antes já era mais fácil com Bones, agora então, nem tem o que falar. E Crowd, pode ser usado em qualquer coisa do max, não só em Bipeds, pode usar com Bones também numa boa. Com Bones você tem uma marionete na mão, movimenta o personagem todo sem tocar em nenhum esqueleto, só pelos controladores, é muito mais fácil de animar, fica muito melhor, é muito mais profissional, só que não é qualquer um que consegue fazer um Rig bem feito, para quem tem a devida experiência, certamente é a melhor opção. Com o Parameter Collector você monta um painel com todos os controladores, com nomes em português e até uma criança de 5 anos anima na boa, agora, para montar essa estrutura toda depende de bastante conhecimento no programa, por isso que os iniciantes preferem o Biped, no final, o resultado da animação do Biped sem MOCAP nem se compara com a animação por Bones, que fica muito mais natural e realista. Abraços
Oi André [quote:86427d8d7b]Quando for Bones, é só aplicar o Character nele e escalonar o Character. Vai numa boa, malha, Bones, Rig e tudo mais, até objetos linkados nas mãos. É bem simples. [/quote:86427d8d7b] Eu tenho aquí um pacote de humanos da Zygote que veio pré rigado com Biped mas não conseguí escala-los com o Character, simente reinicializando o Physique com o procedimento que descreví acima, acho que é devido ao Initial Skeleton Pose :? . Tentei com e sem Figure Mode acionado mas ele escala apenas o mesh e não o Bipede, será que tem um workaround ? Porque seria mesmo muito mais prático usando o Character Abraço Phy
Oi Phy, tudo bem? Desculpe cara, escrevi rápido e da forma que ficou realmente dá margem a confusão!!! Quando falei para o Júlio aplicar um Character, era um Creat Character padrão do 3ds max. A dica foi para quando ele estivesse usando Bones e não Biped. Porque com Biped é essa canceira toda que você descreveu muito bem, eu também só sei fazer assim com o Character Studio. Como você já tinha explicado perfeitamente como fazer usando o Character Studio, eu dei a dica de como fazer com Bones, aplicando o Creat Character e escalonando o Gizmo do Creat Character. Mas escrevi apenas Character, ai fica ruim mesmo, pode confundir com o Character Studio. Foi mau!!! Abração
Opa........Falou andre, e desculpe-me por ñ ter explicado direito. Eu qria me referir ao nosso colega com duvidas. Acho q me expressei mal. Não sei se ele manja de biped e se manjar, é mais facil pra quem ta começando, tbm ñ sei se é o caso do nosso amigo, e achei q o biped iria ajudar. Não sabia q bones tbm se relacionavam com crowds, obrigado andre por esta explicação. E Phy, desculpe-me se falei alguma coisa q possa ter ofendido a sua pessoa. Tenho o maior respeito por todos neste forum desde o mais amador até o mais profissional, e por este é q tenho profunda admiração, pois sempre devemos nos espelhar nos profissinais para nossa melhoria, e a ancia por ajudar as pessoas as vezes atrapalha alguma explicação na tirada das duvidas. Mas uma vez peço desculpas por ñ ter me expressado melhor. Obrigado Andre e Phy!!! Abraço a todos!!!
Simmmmmmmmm!!!!!!!!!!! Ae André.............. tu Atiço agora vai ter q fazer um tuto bem maneiro pra gente cara. Tbm qro aprender a animar com bones. Eu animo tbm com bones, mas o ring q eu faço é aquele bem simples q todos sabemos, e fica ruizinho pacas para animar. Sei q depois do Phy vc é o papa do ring........é cara me contaram. Sem brincadeira.................... faz mesmo cara, ajudaria muita gente inclusive eu, q depois da tua explicação fiquei muito interessado em trabalhar com bones. Ou passa a bola para o Phy!!!!rsrsrsrsrsr Um abração a todos!!!
Oi André Desculpe eu é que entendí mal mesmo, você foi claro. Abração Oi evandro3dmax6 [quote:bdafe455e9]E Phy, desculpe-me se falei alguma coisa q possa ter ofendido a sua pessoa. Tenho o maior respeito por todos neste forum desde o mais amador até o mais profissional, e por este é q tenho profunda admiração, pois sempre devemos nos espelhar nos profissinais para nossa melhoria, e a ancia por ajudar as pessoas as vezes atrapalha alguma explicação na tirada das duvidas. [/quote:bdafe455e9] De forma alguma me sentí ofendido; estou muito acostumado a trabalhar com criadores e artistas e tenho absoluta convicção que a concordância é um caminho que só leva à mesmice. É discordando e discutindo que se evolui, o debate é sempre enriquecedor. Tenho também observado os seus trabalhos postados no Fórum de Imagens 3D dos leitores e devo dizer que gosto muito, você é criativo e tem bastante talento. A sua sugestão de fazer um tutorial é muito boa, realmente há pouca informação sobre rigging na internet e mesmo em livros. Dava até para fazer filme "Em busca do Rigging Sagrado" :lol: . Há muitos anos venho tentando encontrar a melhor fórmula para "rigar". Do ponto de vista do animador o rigging deve permitir total liberdade durante o processo de animação, animar e atuar são áreas muito próximas, que compartilham os princípios, e da mesma maneira que um ator tem dificuldade em representar usando uma roupágem excessivamente pesada igualmente ocorre com o animador com um rigging pouco dinâmico. É preciso que o rigging permita ao animador visualizar rapidamente o resultado do que ele está fazendo, se a intenção do gesto ficou clara, se o time do movimento está de acordo com o desejado, etc...; há também muito de inspiração do momento e nada mais frustrante do que no meio do trabalho, quando se está mais empolgado, ser surpreendido por um problema qualquer de programa ou rigging. Seguramente qualquer pessoa que tenha animado já passou por esta situação. Um bom prólogo para uma matéria sobre rigging seria certamente a etimologia da palavra; pouca gente sabe que o termo tem orígem naval, significa basicamente cordame ou seja todo o conjunto de cordas que controlam um barco à vela, por analogia o nome passou à ser usado também para o cordame dos títeres (bonecos animados com cordas) daí fica óbvio o motivo de se usar a palavra para designar os sistemas de controle de personágens em 3D. Vou tentar arrumar algum tempo para desenvolver o assunto e postar aquí assim que possível. Grande abraço Phy
Fala Pessoal ! Muito obrigado pela ajuda e esclarecimentos de todos (André, Phy).....em relação aos Bipeds X Bones.... uso um pouco dos dois. acho que dependendo do trabalho, se precisar de algo rápido, mesmo com limitações vale a pena cohecer um pouco do character Studio. Agora, aproveitando o gancho....será que o Physique é melhor que o Skin do max ????? Percebi que a maioria do pessoal está usando o physique......

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 343

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.