Oi gente, tudo bem?
Júlio>
Quando for Bones, é só aplicar o Character nele e escalonar o Character. Vai numa boa, malha, Bones, Rig e tudo mais, até objetos linkados nas mãos. É bem simples.
Evandro>
Não me leve a mau por favor, mas veja só.
O Phy é um animador profissional super experiente, não é animador de vinheta, é animador de personagens há muitos anos, inclusive para cinema.
Sempre que tiver um sistema automático para qualquer coisa, ele sempre será pior que um sistema mais aberto, porque tudo que é automático tem limitações e um sistema aberto não tem limitações, só que um sistema aberto depende de mais conhecimento, não é para iniciante.
Um exemplo é o Architectural Desktop, é um super programa para arquitetura, não tem como modelar mais rápido em outro lugar, só que não faz tudo nele e o que faz fica muito padronizado, uma pessoa experiente sabe que foi modelado nele.
Qualquer animador exeperiente em personagens prefere animar com Bones, apenas os iniciantes preferem o Character Studio, porque no princípio ele é mais fácil e a pessoa consegue fazer de cara o que nem imaginaria usando Bones.
Só que em pouco tempo vai perceber as limitações, quanto melhor ficar em animação de personagens, pior o Character Studio será para você.
Poderia dar dezenas de exemplo, mas veja a mão, com Bones você pode fazer controladores e animar como uma marionete, sem tocar no esqueleto, no Biped não, até teria como fazer, mas da mesma forma que é com Bones.
Só que não é qualquer um que monta uma estrutura decente com Bones para animar, tem que conhecer muito do 3ds max, só quem conhece o soft por completo e tem bastante prática faz isso bem.
Porque depende de interações complexas, é muito divertido, mas depende de bastante conhecimento. Quem não conhece, nem imagina como fazer, quem sabe, é fácil e divertido.
O tempo que perde montando uma estrutura assim, enquanto a do Biped já vem pronta, você ganha depois no tempo de animação, na qualidade da animação, na humanidade do personagem, porque a ginga mesmo é impossível fazer no Character Studio, a não ser que anime "na mão", na animação automática é impossível.
Só que se for para animar "na mão", então é muito mais fácil animar com Bones.
Com Bones você pode fazer uma expressão para já ter a ginga na cintura da forma que quiser, só de mover a perna o personagem ele já se comporta inteirinho como você quer.
Se for para usar o Biped, tem que criar uma estrutura de Rig sobre ele, só assim terá mais controle, só que é muito problemático fazer isso, já que o Biped tem seus próprios controladores.
Só vale a pena usar Bipeds quando for usar animações de MOCAP, que é coisa hollywoodiana, o resto do mundo anima por Keyframes, e os novatos usam MOCAP pegos na net e super conhecidos, neste caso o trabalho deles não tem nenhum mérito.
Todos os recursos do Biped estão lá para minimizar tantas limitações, com Bones não precisa disso porque é muito mais fácil de animar, mas no Max 8 pode usar o Motion Mixer numa boa com Bones também, clips e tudo mais. Se antes já era mais fácil com Bones, agora então, nem tem o que falar.
E Crowd, pode ser usado em qualquer coisa do max, não só em Bipeds, pode usar com Bones também numa boa.
Com Bones você tem uma marionete na mão, movimenta o personagem todo sem tocar em nenhum esqueleto, só pelos controladores, é muito mais fácil de animar, fica muito melhor, é muito mais profissional, só que não é qualquer um que consegue fazer um Rig bem feito, para quem tem a devida experiência, certamente é a melhor opção.
Com o Parameter Collector você monta um painel com todos os controladores, com nomes em português e até uma criança de 5 anos anima na boa, agora, para montar essa estrutura toda depende de bastante conhecimento no programa, por isso que os iniciantes preferem o Biped, no final, o resultado da animação do Biped sem MOCAP nem se compara com a animação por Bones, que fica muito mais natural e realista.
Abraços