Scaneamento de arvore em ponto nuvem

Por: marcio.alain  

Em: 23/01/2026 12:43

Ola a todos. Preciso de uma ajuda.

Meu cliente quer um exato bloco 3D de uma arvore para o desenvolvimento de uma casa na arvore. O projeto da casa so pode ser feito com o modelo exato da arvore, já que é respeitando a disposição do tronco e dos galhos que se desenvolve o projeto. A exatidão do bloco solicitado é que o arquiteto mora fora do Brasil, mas com a arvore scaneada, ele consegue desenvolver o projeto.

Qual o melhor software que posso scanear essa arvore perfeitamente? editar caso precisar e depois importar para o 3D max, etc.

Oi Márcio, tudo bem?

Eu acredito que o RealityCapture é o melhor programa para fotogrametria e no seu caso é melhor usar fotogrametria do que Gaussian Splatting, já que precisa do Mesh com exatidão e não apenas a visualização.

Entretanto, muito mais importante do que o programa são as fotos, que precisam ser bem tiradas, cobrir toda a superfície da árvore, ter boa resolução, boa exposição, não deixar borrar e tal.
Também vai dificultar bastante ter toda essa vegetação em volta do tronco e até mesmo para construir a casa na árvore eles vão ter que limpar, depois cresce novamente.
Então, o ideal é limpar antes de escanear, assim, terá uma geometria mais fiel e precisa dos troncos e galhos.
Não é difícil, se fizer alguns testes vai pegar o jeito.

Baixe o RealityCapture de graça nesse link: https://www.realityscan.com/en-US
OBS: Agora ele chama RealityScan.

Você encontra alguns tutoriais no canal deles no Youtube: https://www.youtube.com/@RealityScanOfficial/videos

Para editar precisa do Z-Brush, é certamente o melhor programa para editar Meshes escaneados.
Também será bom para aplicar Decimation, reduzir a quantidade de polígonos e fazer o Bake de Normal Map e/ou Displacement, apesar que no seu caso pode ser melhor não otimizar nada ou muito pouco.

No final terá o modelo 3D com precisão e texturizado, poderá abrir no Max, no Unreal e qualquer outro programa.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Obrigado pela resposta e solução.

Sim, todas essas plantas e galhos em volta serao retirados. Eu pesquisei sobre o realityscan, fiz um teste bem rapidinho, vi algumas coisas acontecendo. mas vou fazer um teste mais completo mais tarde. 

O decimation é uma ferramenta de dentro do Zbrush? Não conheço...
Oi Márcio, tudo bem?

Não tem do que agradecer.

Uma coisa importante no escaneamento é a iluminação, vai ter resultados melhores se conseguir iluminar a árvore de forma a atenuar as sombras das folhas nos troncos.

Na internet você encontra vários tutoriais do RealityCapture, pesqueise por RealityCapture porque o nome RealityScan é recente.
Sugiro que tente escanear uma pedra primeiro e depois que pegar o jeito passa para a árvore.

O Decimation é um Plug-in nativo do Z-Brush, ele é instalado com o Z-Brush e oferece recursos para otimizar o Mesh automaticamente.

O RealityCapture permite isolar o objeto e tal, mas no Z-Brush você poderá limpar direitinho e também corrigir qualquer detalhe no Mesh e nas texturas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Ola Andre...

Vou fazer uns testes aqui em uma planta. Ate mesmo pra aprender e ver o resultado. Quero analisar isso antes de dar a sugestão para os responsaveis. Como a arvore fica la em Floripa, vou sugerir em tirar as fotos pelo menos em um dia nublado. O que achas?

Ja estou olhando aqui o RealityScan, vou fazer uns testes amanha. Vamos ver como vai ficar. 

Mas obrigado novamente pela sua atenção.

Oi Márcio, tudo bem?

Escanear uma planta não é boa idéia, pois não vai ficar bom.
Para escanear plantas tem que dissecar ela toda, colocar numa superfície e escanear as folhas, ramos e galhos separadamente, depois, montar tudo num programa 3D.

O tronco da árvore você vai conseguir escanear com perfeição, a folhagem dela não!!!!
A não ser que faça como falei acima, que é o mesmo processo adotado pela Quixel.

Você pode tentar a técnica de Gaussian Splatting, que é ótima para escanear objetos complexos, mas normalmente só serve para visualização, apesar que existe como converter em Mesh no PostShot ou na Kiri Engine.
Se for testar Gaussian Splatting, o PostShot é essencial: https://www.jawset.com/

Sobre escanear a árvore num dia nublado, é o ideal, mas tem que controlar bem a exposição para a imagem ter bom contraste e nitidez.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Eu ainda nao fiz os testes com o Reality em alguma planta ou arvore media. Fiz somente com um objeto pequeno e ficou ate que legal.

A arvore que eu mostrei aqui, esta mais limpa do que antes. Eu acho que vão podar um pouco mais. Imagino que pode ate facilitar um pouco o trabalho com ela desse jeito.

Amanha vou sair e testar o Gaussian Splatting, já olhei aqui e realmente é muito interessante o resultado.

Eu posto aqui o resultado pra vc ver.

Obrigado André

Ola Andre... 
Fiz uns testes aqui e a agora a nova duvida é a exportação do projeto para abrir no max ou no sket. Como posso fazer no RealityScan ou no Jawshot?
Oi Márcio, tudo bem?

Realmente já vai facilitar o escaneamento do tronco e galhos com essa limpada que deram, é justamente a área que precisa escanear com qualidade para servir de base no projeto da casa, a folhagem não importa.

Sobre o Gaussian Splatting, o visual é bonito, mas só para visualização, pois o Mesh gerado a partir dele não tem a mesma qualidade que o Mesh gerado por fotogrametria.

Sobre a exportação do RealityScan, ele exporta em FBX com texturas e tal, fica lá no Mesh And Color, olha a documentação dele de exportação: https://rshelp.capturingreality.com/en-US/tools/export.htm

Já o Postshot eu nunca usei, indiquei porque todo mundo que testa Gaussian Splatting usa, até no tutorial da Chaos sobre o suporte do V-Ray para Gaussian usaram ele.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Ola Andre... segui suas dicas e fiz alguns experimentos por aqui.
Cheguei a esse resultado com a arvore. Fiz toda a fotogrametria, tirei umas 600 fotos, mandei pra dentro do soft e gerei a malha. As folhas que nao firacam boas, pareceu no final, um saco verde de folhas. Editei tudo e retirei esses galhos que ficaram feios. Peguei um bloco de arvore e fui colocando os galhos com folhas no tronco da figueira. Acompanhando as fotos, acho que ficou ate um resultado interessante. 

Obrigado pela atenção

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717046.

Total de membros registrados: 143032

Últimos membros registrados: LeslieCMerriman, KeepsTRT335, CHERIF, SaraaahC, AiraBreeze3445, AiraBreeze35, Kenirous99, jcastilhos.

Usuário(s) on-line na última hora: 857

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.