Workflow para animações 3D de operações logísticas / Heavy #!@%*#

Por: Guipereira81  

Em: 01/10/2026 23:58

Olá, pessoal!

Estou pesquisando sobre o fluxo de trabalho utilizado para produzir animações 3D de operações de logística pesada, como as animações que empresas como Mammoet e Sarens utilizam para apresentar operações de transporte, içamento e movimentação de cargas.

Alguns exemplos do tipo de animação a que estou me referindo:

https://youtu.be/rUtbbFWStmI?si=dntZEB8KnJHlDMSK

https://youtu.be/KkdISNmF2T4?si=kfbvTZZSYwO2pfRs

Trabalho em uma empresa de transportes e movimentação de cargas e já utilizamos softwares CAD para desenvolver os estudos de engenharia das operações. Em muitos casos, já possuímos os modelos 3D dos equipamentos, como guindastes, linhas de eixo/modulares hidráulicos, cavalos mecânicos, carretas e também os modelos das próprias cargas.

A nossa principal dúvida começa justamente depois dessa etapa.

Gostaria de entender qual seria o fluxo de trabalho mais adequado para sair desses modelos de engenharia e chegar a uma animação semelhante às dos exemplos acima.

Oi Guipereira, tudo bem?

Desculpe pelos símbolos que apareceram no seu título, o sistema faz isso com algumas palavras em inglês porque o fórum é atacado diariamente por pessoas postando conteúdo ilegal em inglês.

Eu assisti os vídeos que você indicou e certamente pode fazer esse tipo de animação em qualquer programa 3D, por exemplo o Blender, que é gratuito.
Porém, pode ser melhor usar o Unreal Engine, que também é gratuito, porque a renderização será muito mais rápida, que é o maior gargalo de animações 3D, também é muito mais fácil animar veículos no Unreal.
Outra vantagem é que no Unreal poderá criar simuladores desses equipamentos além de animações, para treinamento de operação, por exemplo.

O que você precisa aprender é Rigging, esse é o sistema dos programas 3D e do Unreal para criar esqueletos para animação, depois, os modelos 3D das partes do equipamento são anexadas nos Bones do esqueleto para se moverem junto com ele.
Se aprender Rigging em qualquer programa, poderá usar em qualquer outro, pois é a mesma coisa em todos.

Essa é a próxima etapa depois de ter os modelos 3D, pois vai construir um Rigging mecânico que faça os movimentos que precisa para anexar os modelos 3D nele e movimentar junto.

Depois disso vai animar a movimentação dos Bones com Key Frames na Timeline do programa ou no caso do Unreal, poderia controlar o equipamento igual num Game e gravar a movimentação para renderizar, sem precisar criar os Key Frames.

No final, vai pegar a animação criada com Key Frames ou gravada e processar cada imagem para formar o vídeo, para ter qualidade vai precisar aplicar bons materiais nos modelos 3D e iluminar a cena.

Qualquer coisa que precisar em todas as etapas desse processo, é a minha especialidade e estou à disposição.

Se quiser me enviar um email, a gente marca uma Live e conversa melhor, meu email é esse: [email protected]

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717986.

Total de membros registrados: 143356

Últimos membros registrados: ruberpaulo2311, AMANDA.LIMA, rafawally, arlison.viz, Guipereira81, igor-cetam, drivenolatpreis, Enriqueggggg.

Usuário(s) on-line na última hora: 696

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.