Animando um robô

Por: Rogermax  

Em: 03/02/2006 11:49

Olá pessoal, se alguem pudesse me ajudar, eu mexo com 3ds max há 4 anos e nunca me importei em animar personagens, pq minha prioridade era aprender tudo sobre modelagem, e agora queria animar um robô e queria saber quando vç cria o bones como faria para animar por ex. o antebraço sem afetar a maha do cotovelo tipo vç daria uma volta em torno do seu eixo o antebraço e o cotovelo seria uma sphera não quero que interfira no cotovelo, seria o tal de envelopes? obrigado
Olha eu não sei como vc modelou o seu robo, mas normalmente o sistema para animar um robo e um personagem orgânico tipo humanoide é diferente, da uma olhadinha nos tutoriais aqui da 3d1 e da red pixel, vai ajudar bastante. ;)
É muito simples, tiago. Em vez de vc aplicar o Skin (ou Physique) apenas linke as peças do seu robô aos bones correspondentes. Se as juntas do seu robô forem um esfera separada apenas linke essas esferas a algum bone próximo (ex: para a esfera do cotovelo, linke-o ao bone do braço ou do antebraço, dependendo de seu gosto).
Oi Roger, tudo bem? Você já leu o tutorial "Bones 1" na seção de tutoriais avançados de 3ds max na Três D1 (www.tresd1.com.br) Porque lá eu explico em detalhes toda a configuração dos Bones para setup de um robô e no final explico como fazer o link neste tipo de personagem. Não é usando o Link comum que se faz, é com o Link X Form. E não pode linkar a esfera da junta em qualquer Bone não, tem que ser no Bone filho, porque o Ponto Pivot dele vai estar bem no centro da junta. Se linkar com o Bone pai, a junta vai ser movida para o ponto Pivot do Bone pai, no caso do braço, a junta do cotovelo iria parar no ombro. Abraços
Não concordo com vc, Honorável André. Se vc linkar a junta ao bone do braço ele continuará no lugar, apenas não vai rotacionar com o antebraço. Ele só mudaria de lugar se vc utilizasse o Position Constrain (sem Keep Initial Offset). Veja a animação que eu fiz nesse site: www.m4net.com.br (infelizmente vc vai ter que esperar um pouco a animação...tá lento..) Eu usei apenas Link, exceto no corpo que usei Skin pq ele dobra. Claro que os bones criados tem que ter seus pivôs exatamente no lugar da junta, isso vc consegue facilmente com 3DSnap. Um abração.
Oi Rush, tudo bem? Você não concorda com razão, porque você está falando de linkar com o Select And Link, que não é a forma mais adequada de linkar Bones com os objetos. Com o Select And Link o objeto não vai "pular" para se alinhar com o Bone, mas se usar o Link XForm para fazer isso, a esfera vai pular na base no topo do Bone linkado, porque ele alinha o objeto. Sobre o ponto Pivot dos Bones nas juntas, eu nunca precisei modificar com Snap, porque eles ficam no lugar certo por padrão. Faz um teste ai com o Linked X Form, ele fica no Modify, testa com o Bone Pai e com o Filho para ver a diferença. Mas tenho uma ratificação a fazer, quando falei para linkar no Bone filho, não está certo, o certo é no Bone Pai. Abaços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 507

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.