Lookat constraint

Por: Flavio Marcelo  

Em: 13/02/2006 17:06

Olá para todos, estou configurando os ossos para animação do meu personagem e fiquei com dúvidas na parte do lookat constraint. O problema é que não consigo mudar os parâmetros do constraint após a sua aplicação. A cabeça do personagem pende para baixo e aparece uma linha azul em direção ao objeto que estou usando como helper, só que não sei onde faço para posicionar a cabeça no lugar correto. Já futuquei tudo que podia, mas os parâmetros de modificação não aparecem em janela nenhuma (pelo menos eu ainda não achei). Será que alguém já passou por isso e poderia me dar uma força? Agradeço desde já. Abraços para todos
O look At sempre "olha" pro objeto, se ele estiver abaixo da cabeça o look-at vai abaixar a cabeça para "enxegar" o objeto. Você pode animar o peso do look at pelo menu motion
n00b
Cara, tenta fazer assim: crie um helper que fique alinhado na posição pivot-pivot a cabeça do personagem e alinhado apenas na orientação pivot-pivot ao objeto que vc tá usando como controle do look At. Aplique o Look At a esse helper criado a escolha o objeto de controle como alvo, depois linke a cabeça a esse helper criado. Entendeu? O que a contece é que sua cabeça não deve ter a mesma orientação local do objeto de controle. Com relação a linha azul, tem uns controles no painel do Look At que diminui e até some com essa linha, veja o Help do MAX. Ok.
Oi Flávio, tudo bem? Você marcou a opção Keep Initial Offset. Essa opção faz o objeto permanecer na poisção original depois que aplica o Look At. Marcando essa opção deve ficar certo. Agora, se o objeto não se comportar corretamente depois que mover o controlador, é problema de orientação do ponto Pivot dos objetos. Alinhe os pontos Pivots com o World antes de aplicar o Look At. Abraços
Caras, é por isso que eu gosto desse fórum, a gente dificilmente fica com uma uma dúvida por muito tempo com ele. Obrigado a todos pelas dicas, vou abrir meu arquivo e tentar todas as orientações que me foram passadas. Qualquer coisa eu aviso se consegui ou não. Abraços a todos e muitíssimo obrigado. :D
Pessoal, fiz o q o Rush me indicou e parece que funcionou. Criei um dummy e apliquei o lookat a um ngon que usei como controlador, depois linkei a cabeça ao dummy e fiz o que o André indicou (um pouco de cada um). O lance agora é que quando mexo com o meu controlador a cabeça segue sua posição, só que ela se desconecta do pescoço em determinados movimentos. Tem como eu fazer o movimento da cabeça sem "decapitar" o meu boneco?
É sempre um prazer ajudar os amigos da Comunidade 3D1. Cara, vc usou Bones? pelo jeito não... Se vc tivesse usado um esqueleto de Bones por baixo do personagem a cabeça jamais teria se soltado do pescoço. Tenta agora linkar o dummy que vc criou na cabeça ao objeto do pescoço, ok? Posta uma imagem do seu personagem p/ gente ver... Valeu
Usei boxes linkados uns nos outros. Um esqueleto simples, mas estava funcional para o que eu queria. Antes de usar o lookat constraint a cabeça estava linkada ao pescoço normalmente, agora, depois de linkar a cabeça ao constraint, eu perco o link da cabeça com o pescoço, se linko a cabeça ao pescoço perco o link do pescoço com os ombros, e assim vai...
Peraí... qual é a ordem de sua cadeia? A cadeia deve começar do quadril (que é o centro de gravidade de um personagem) e segue na direção da coluna, pescoço e finalizando na cabeça. Fazendo assim quando vc linkar a cabeça ao pescoço este não vai perder seu link com o ombro. Ok? Sds
Exatamente, só que quando linko a cabeça ao dummy (que está linkada através do constraint com o hexágono que irá movimentar toda a cabeça) o pescoço passa a não se movimentar junto com a cabeça, por isso ela fica voando enquanto eu movimento o meu helper (hexágono). é uma coisa complicada e sinistra mesmo. Quando eu fizesse o link da cabeça com o dummy ela deveria manter o link com o pescoço, deveria mas não mantém. :(:(

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 408

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.