animando luzes ?

Por: Rogermax  

Em: 13/03/2006 17:28

estou fazendo um espelho com luzes na moldura, qual o melhor jeito de anima-las , tipo acender uma por uma, seria na textura? alguem me dá uma dica. valeu
Como assim? vc quer que elas acendam tipo um pisca pisca? num intindi direito, mais se você colocar uma luz em cada lugar aonde você as quer, aí usa algum efeito que permita aparecer a incandescencia das luzes (tipo lens efect, lens flare, ou o beam do camera shaders no mental ray [num sei se escreve assim], esses efeitos permitem fazer isso de uma maneira bem simples que não precisa entender muito)... Agora, p/ animar, acho9 q você pode animar os parametros das luzes usando akele auto key que tem no canto inferior direito da tela, para aprender sobre o lens effect e as ferramentas de animação do max seria legal você dar uma olhada nos tutoriais da 3d1... vlw colega abraço
naum é bem isso que eu quero , imagine um espelho retangular e que na moldura estivesse cheio de luzes em sua volta, queria que elas acendesem uma atras da outra conforme a camera iria passando por elas, eu fiz uma vez tipo assim coloquei um material cinza claro e animei o color que era preto foi para branco, até deu a impressão de acende´las , mais eu queria uma coisa mais real no material, tbem uma vez usei o target direct em cada luz e exclui todos os objetos so deixei a lampada e animei a luz, tbem deu certo , mas não gostei muito do resultado, acho que o problema é o material , quero um mais real, até mais
acho que daria pra vc fazer usando um material blend em conjunto com o lens effect pra dar aquele glos nas luzes. o que vc teria que fazer é criar dois materiais no blend , o da frente o material do espelho com um mapa contendo a textura do espelho e das luzes apagadas, no segundo as bolinhas das luzes acesas, e poderia criar uma mascara animada como vc fez anteriormente para mostrar somente as bolinhas acesas da luz de acordo com o tempo da sua animação, a diferença é que vc poderia atribuir uma id a esse material naquele quadradinho do material editor que por padrqao vem com 0 e usar essa id no lens effect pra criar efeitos de glow, star etc... de uma lida nos tutoriais sobre lens effect que tem aqui na 3d1 pra vc se inteirar no assunto. abraço
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Ah tá, agora eu tindí, bem, não poderia ter dito melhor q o amigo aí de cima :oops: abraço
Rogermax, Talvez ja tenha resolvido a questão mas vai ai uma outra forma de fazer isso: Digamos que as luzes fossem esferas, crie as esferas em volta do espelho, e aplique um material com ID 1 por exemplo,e aplique na primeira esfera. No Track View, encontre o material criado (Medit Materials) 01 - Default e no shader basic parameters clique com o botao direito em cima do Self Illumination. Clique em Assing Controler e use o Waveform Float. Isso fará com que o brilho do material da esfera fique animado (de um play e veja na viewport). Aí vc pode aplicar no Effect um Lens Effects- Glow, ativar o Effect para que ele atue no material com ID 1. Para que as outras esferas brilhem em momentos diferentes, copie o material do slot 1 para o 2 e aplique-o na esfera seguinte. No Track View clique com o botao direito na barra referente a self ilumination Waveform e altere o Phase do Waveform. Desta maneira sua segunda esfera acenderá depois da primeira. Faca isso em todas elas. Qualquer duvida poste aí. Valeu!!!
Legal as explicaçoes dos amigos! <<<anotando Valeu
ok panades, mas eu faço pelo material editor acho mais fácil, pelo modo que vç disse é melhor pra quem precisa de uma animação pré configurada, eu fui fazer do jeito que vç disse e o resultado é o mesmo que eu faço, tirando a animação, se vç pegar um slot vazio escolher uma cor e com o auto key ligado vç mudar o color de preto para branco no self ilumination o resultado é igual só que vç precisar criar a chaves conforme a sua animação , portanto no meu caso acho mais fácil o meu jeito , mais valeu mesmo assim aprendi um jeito diferente. valeu para todos até mais
Oi Roger, tudo bem? Tem uma outra forma de fazer isso facilmente. Supondo-se que as luzes sejam esferas, você pode colocar todas no lugar certo e aplicar o material de luz apagada. Depois, crie uma outra esfera levemente maior que as apagadas, aplique material auto-iluminado nela e um ID para colocar Glow depois. Ligue o Auto Key e anime a esfera passando pela posição de todas as luzes apagadas, é fácil fazer isso usando o Align, é só mover alguns frames e usar o Align para alinhar a esfera iluminada com a próxima esfera apagada, e assim por diante, até completar a volta no espelho. Depois, entre no Curve Editor, selecione todos os Keys e clique no Set Tangents to Step. As curvas vão ficar em forma de escada, assim, a esfera iluminada vai passar de uma para outra bruscamente, dando a impressão que as luzes estão acendendo em sequencia. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 478

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.