Caustics ou impress?o?

Por: quist  

Em: 24/03/2006 21:46

Olá pessoal... Eu tava fazendo uns pequenos testes com o Mray, e tentei fazer um efeito de caustics sem a ação de uma luz principal (ou seja, usando apenas objetos auto-iluminados)... Usei materiais básicos do Mray como o Glow e o Glass, mas o interessante foi que não habilitei o caustic, e olhem o resultado: Só tem uma luz Omni com multiplier 0,0; uma box totalmente fechada; GI e FG habilitados nos valores padrão. Alguém sabe o que aconteceu? abraços
o glow da lume,ilumina como uma luz,mas num tem taaanta intensidade...isso num foi caustics... abraço
Vlw pela resposta, Marco! Mas acho que não tem relação tão direta com o Glow, pq eu mudei para um standard com Self-Illumination e o efeito foi o mesmo.. No caso daesfera, foi um efeito refratório, que se comportou como caustic. Criei tbm uma teapot com Raytrace, e houve um efeito de "caustics" reflectório... Mas... Objetos auto-iluminados emitem fótons sem serem atingidos por uma luz principal?
como eu disse....o glow da lume,faz com q o objeto emita luz....ele é como um vaga-lume...ele emite luz e pode receber luz tb... self ilumionation ficou parecido? normal.... como o proprio nome ja diz ele iluminação propria,o q aconteceu foi q como a refratação do vidro...aparecia a parede com glow lume na esfera de vidro e etc....por isso q ficou no chao o iluminado...pelo q me parece agora é isso....agora...se isso pode ser considerado caustics...num sei...mas acho q não...agora me confundi um pouco com essa questao,mas certeza q alguem sabe e vai dizer aqui... abraço
Concordo com vc cara... Acho que não é caustics, tanto é que esse efeito nem está habilitado nas configurações de render... Enfim, achei, no mínimo, interessante.. Não sabia que podia-se fazer algo assim té mais
é GI, se você reparar, existem dois reflexos dos materiais auto iluminados na esfera é GI mesmo
n00b
Oi gente, tudo bem? Concordo com o Vympel, o efeito é de GI, porque está refletindo e refratando a luminosidade do Object Light. Em 3D estes efeitos acontecem separadamente, mas na realidade acontecem em conjunto, não teria como acontecer este efeito sem Caustics na realidade, em 3D sim, por isso a confusão. Até porque Caustics é a refração e reflexão da luz também, mas não acontecem da mesma forma em 3D, Caustics é muito mais detalhado, com este efeito na cena o brilho no piso não ficaria tão difuso, ficaria bem detalhado. Essa realmente foi uma questão muito boa, é uma peculiaridade muito interessante. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 524

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.