displacement

Por: Stephan  

Em: 06/06/2006 15:37

gostaria de saber se alguem poderia me ajudar quanto a setagem para displacement com mental ray, não sei por exemplo quais os melhoers formatos (imagens) para se usar no canal do material displacement, se alguem com mais experiência puder me ajudar fiacaria mutio grato.
www.render3d.com.br
Stephan, naum to no meu comp, não lembro de nomes detalhes, e ainda tenho muita duvida com isso, mas ja andei fuçando, é o seguinte +-... em qquer material standard la em baixo na aba mental conection, destrava o canal displacement entra nele e coloca o mapa displacement pra max, num precisa ser o highbitmap naum, aliais nem experiemntei ainda o high bitmap, se testar me conta depois, bem, seguindo, com o mapa displacement pra max, dentro dele vai ter um slot com algo do tipo ( map to displacement ) aí c coloca um bitmap a escolha, ou um mapa procedural mesmo, da pra fazer muitas coisas com eles, agora to tentandop fazer ondas, ta quase dando certo, depois mostro la no forum demental. Bem, continuando, após escolher o mapa pro displacement(bit map ou procedural) aí acima desse slot tem dois valoreso, um deles é o displacement eighter, tipo a altura pro displacement, e o outro tb ainda naum sei pra q serve, mas sempre coloco o mesmo valor pros dois. pronto, com isso, se vc aplicar o material num plane e render, ja é pra aparecer algo,m caso naum, aumenta o valor da altura do displacement, pronto até aqui, +- tudo bem, agora tem mais treta, nessa forma q te passei, as vezes o displacement fica como se tivesse pouca resolução, tipo, naum segue todos o claros e escuros do mapa usado, ENtão, vc clica com o botão direito no objeto onde tem o material aplicado, vai em p´ropriedades, na aba do mental, la embaixo nessa aba , está tipo desabilitado, daí vc abilita essas configurações fazendo estas valerem apenas pra quele objeto, daí , vai ter um valor que naum melembro o nome , rsrsrs, mas q por padrão vem em dois, isto tipo define qual a resolução pra fazer o displacement nesse objeto, acho q pede muita memória pois se baixar muito normalmente trava aqui, eu ja botei no maximo 0,4, mas um 0,75 derepente ja resolve o teu problema. Ha outro problema q eu tinha encontrado, aqui quando eu fazia o processo até esse momento, e rendia, comecei a notar tipo uns quadriculados na imagem, no objeto onde eu havia aplicado o displacement, tipo como se ele fosse mapeado com um monte de quadriculados onde em um quadrado ele fazia um tipo de displacement e e no outro ele aplicava outro tipo de displacemente, gerando o efeito mó paia. bem, consegui resolver isso, também mexendo la nas mesmas configurações onde melhorei a resolução do displacement no objeto( botão direito no objeto/propriedades/aba do mental/ ) no mesmo canto tem uma opção q naum melembro direito do nome tb, mas se vc mudar , resolve, acho q é pra colocar algo como "View", procura la q num é dificil de saber onde é naum, qquer coisa depois se num tiver conseguido, quando eu tiver na minha maquina eu digo onde é, ou procura nuns posts q eu botei la no forum de mental a respeito disso. bem , até agora oq apredi +- spbre displacement do mental , foi isso, tomara ter ajudado. qquer coisa fala aí, ainda to tentando desvendar ele,... - Coisas do tipo, como fazer pra ele naum separar ou naum mover de lugar as faces de um box ou outro modelo do tipo, quando vc aplica o material displacement nele. - Como controlar Melhor esse lance de resolução do displacement? suspeito q com o mapa " displacement highmap talvez resolva, inda vou testar " - Como otimizar ele pra naum pesar tanto? pra q serve aquele max eight q tem nas configurações de displacement do objeto aba do mental q vem por padrão 20 , acho. Essas e muitas outras duvidas sobre o displacement, mas sabendo dessas duvidas q botei acima ja iria ajudar demais a respeito de usar ele, Se alguém souber , por favor da uma força aí. Abração! Ricmage
po meu valeu mesmo suas dicas são bem cheias de informações q eu desconhecia vou dar uma fuçada melhor e posto os resultados para obeservação, brigadão
www.render3d.com.br
ricmage,se vc puder... coloca uma esfera e usa o checker(no default q vem mesmo desse mapa) no displacement, com suas configs q nem vc falou...vc vai reparar q mesmo assim ficam erros...pq será eim?
Marco , poxa inda ficou os defeitos?? naum entendi direito oq vc perguntou, vc usou com o chequer e quele defeito q eu falei apareceu??, curioso, pq o defeito q eu tinha notado era exatamente como o mapa cheker tipo um quadriculado onde ele diferenciava a o displacement, mas do jeito q falei consegui resolver. da uma olhada se vc naum ajeitou na configuração geral la no render e sem querer abilitou a configuração só do objeto( botão direito, properties, aba dop mental ray la embaixo) mas naum ajeito no objeto. malz eu num dizer exatamente o nome, pq to sem max aqui nesse comp e naum lembro o nome, mas o nome do parametro das configurações se naum me engano é algo do tipo "view independent", testa marcando e desmarcando. Stephan, beleza, tomara ter ajudado, fuça aí. Abraço procês. Ricmage
eu prefiro usar o height map, nele vc pode controlar a profundidade e a altura, e mesmo assim eh mais facil de usar. quando vcs forem usar bitmaps, se possivel, prefiram bitmaps com 16 bits, pq com 8bits os mapas ficam meio quadriculados quando visto de perto. se vc fizer como o Ricmage explicou vc vai mexer nas configuraçoes locais do displacement, para as globais vc tem q ir no render dialog> render ai procura displacement lah em baixo... lah vc vai ver o edge distance, ele q controla a resoluçao da malha, quanto menor o valor maior a resoluçao e mais pesado fica... flw
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143148

Últimos membros registrados: GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs.

Usuário(s) on-line na última hora: 379

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.