Stephan, naum to no meu comp, não lembro de nomes detalhes, e ainda tenho muita duvida com isso, mas ja andei fuçando,
é o seguinte +-... em qquer material standard la em baixo na aba mental conection, destrava o canal displacement entra nele e coloca o mapa
displacement pra max, num precisa ser o highbitmap naum, aliais nem experiemntei ainda o high bitmap, se testar me conta depois,
bem, seguindo, com o mapa displacement pra max, dentro dele vai ter um slot com algo do tipo ( map to displacement ) aí c coloca um bitmap a escolha, ou um mapa procedural mesmo, da pra fazer muitas coisas com eles, agora to tentandop fazer ondas, ta quase dando certo, depois mostro la no forum demental.
Bem, continuando, após escolher o mapa pro displacement(bit map ou procedural) aí acima desse slot tem dois valoreso, um deles é o displacement eighter, tipo a altura pro displacement, e o outro tb ainda naum sei pra q serve, mas sempre coloco o mesmo valor pros dois.
pronto, com isso, se vc aplicar o material num plane e render, ja é pra aparecer algo,m caso naum, aumenta o valor da altura do displacement,
pronto até aqui, +- tudo bem, agora tem mais treta, nessa forma q te passei, as vezes o displacement fica como se tivesse pouca resolução, tipo, naum segue todos o claros e escuros do mapa usado, ENtão, vc clica com o botão direito no objeto onde tem o material aplicado, vai em p´ropriedades, na aba do mental, la embaixo nessa aba , está tipo desabilitado, daí vc abilita essas configurações fazendo estas valerem apenas pra quele objeto, daí , vai ter um valor que naum melembro o nome , rsrsrs, mas q por padrão vem em dois, isto tipo define qual a resolução pra fazer o displacement nesse objeto, acho q pede muita memória pois se baixar muito normalmente trava aqui, eu ja botei no maximo 0,4, mas um 0,75 derepente ja resolve o teu problema.
Ha outro problema q eu tinha encontrado, aqui quando eu fazia o processo até esse momento, e rendia, comecei a notar tipo uns quadriculados na imagem, no objeto onde eu havia aplicado o displacement, tipo como se ele fosse mapeado com um monte de quadriculados onde em um quadrado ele fazia um tipo de displacement e e no outro ele aplicava outro tipo de displacemente, gerando o efeito mó paia.
bem, consegui resolver isso, também mexendo la nas mesmas configurações onde melhorei a resolução do displacement no objeto( botão direito no objeto/propriedades/aba do mental/ ) no mesmo canto tem uma opção q naum melembro direito do nome tb, mas se vc mudar , resolve, acho q é pra colocar algo como "View", procura la q num é dificil de saber onde é naum, qquer coisa depois se num tiver conseguido, quando eu tiver na minha maquina eu digo onde é, ou procura nuns posts q eu botei la no forum de mental a respeito disso.
bem , até agora oq apredi +- spbre displacement do mental , foi isso, tomara ter ajudado.
qquer coisa fala aí, ainda to tentando desvendar ele,...
- Coisas do tipo, como fazer pra ele naum separar ou naum mover de lugar as faces de um box ou outro modelo do tipo, quando vc aplica o material displacement nele.
- Como controlar Melhor esse lance de resolução do displacement? suspeito q com o mapa " displacement highmap talvez resolva, inda vou testar "
- Como otimizar ele pra naum pesar tanto? pra q serve aquele max eight q tem nas configurações de displacement do objeto aba do mental q vem por padrão 20 , acho.
Essas e muitas outras duvidas sobre o displacement, mas sabendo dessas duvidas q botei acima ja iria ajudar demais a respeito de usar ele,
Se alguém souber , por favor da uma força aí.
Abração!
Ricmage