Dúvidas com MATERIAIS

Por: Solid-Snake  

Em: 21/08/2006 19:39

E ae, Estou com algumas dúvidas em relação a produção de materiais, são elas: 1- preciso fazer um material cromado, de preferência sem o uso de nenhum mapa que não seja do 3DS Max. (quero aprender a fazer um, e não baixar um material pronto) 2- Estou fazendo um piso e preciso que o reflexo dele seja meio borrado, como eu faço isso? obs: eu cheguei a baixar um plug-in aqui no 3D1 que faz isso, mas, quando eu aplico esse plugin, ele tira todo os relevos do material.
aew, usando o render padrão do mas ou o mental ray, vc pode fazer o seguinte. pro piso refletir, vc criar um matreial raytrace e no mapa involvement coloca uma imagem hdri e no canal reflection onde ta acor preta comesa a clariar ela quanto mais claro com mais reflexo ficara o piso. aqui um tuto de material cromado com mental ray:: http://www.cgart.com.br/forum/viewtopic.php?t=1130
A Arte È Um Dom Que Se Conquista
da uma olhada nesse link aqui. tem tambem os da 3d1, mas tu ja sabe né. http://www.alzhem.com/
E ae, Valeu pelas dicas, mas, eu esqueci de falar que eu não tenho o v-ray, teria como eu fazer um material cromo com o mental ray mesmo? Outra coisa, eu achei umas texturas de cromado, mas em lugares planos não fica legal, como posso fazer?
Oi Solid-Snake, tudo bem? Não precisa de tutorial para cromado, é um material super simples. Ele é sempre preto no diffuse, branco no Specular, tem brilho bem alto e reflete 100%. Para refletir 100% no V-Ray tem que deixar branco a cor do Reflect, para refletir 100% no Max ou no Mental Ray com um material RayTrace, também só precisa deixar branco no Reflect. No V-Ray o brilho já fica de acordo com o reflexo escolhido, porque tem Blur Reflection, no material RayTrace não tem isso, mas não precisa para cromado, só que você tem que ajustar o brilho no Specular Level e no Glossiness, coloca por volta de 120 no primeiro e por volta de 70 no segundo. Pronto, é um material cromado. Agora, o lance de ficar bom ou ruim em objeto plano, pega uma bandeja metálica ai e olhe perpendicularmente para ela. Se não tiver um olho treinado, é melhor tirar uma foto digital e ver no PhotoShop. Também vai estar de uma cor só. Quando virar, sempre reflete plano e de forma brusca, não tem o reflexo igual de uma superfície curva, dependendo do que estiver perto e na posição certa, ai funciona como um espelho. O reflexo só fica bonito se tiver alguma curvatura, pode simular usando Gradients, se for o caso. E sempre tem que ter um "mundo" ao redor para refletir, caso contrário, reflete o fundo preto do Max e fica preto. Abraços
Andre, valeu ae pelas dicas, me ajudou bastante, tenho mais umas dúvidas, só que desta vez é em relação a parte de renderização no Mental Ray. Eu coloquei a cor do teto branca, mas olhem o que acontece: O teto fica amarelo, eu acho que é por causa que o piso está "enviando photons" demais, e por isso ele fica amarelo. Como eu posso solucionar isto? valeu
Oi Solid-Snake, tudo bem? Fico feliz que ajudei. Sobre o GI muito forte, você está usando os Photons do Global Illumination e o Final Gather, certo? Não está usando o Diffuse Bounce do Final Gather, que virou moda agora, né? Porque com ele só é possível controlar pelos Bounces e pelo brilho dos materiais. Mas se estiver usando realmente Photons, então, basta colocar um Shader Photon Basic dentro do Slot Photon do menu Mental Ray Connection do seu material. Com ele você controla toda a emissão dos Photons, no Diffuse você define a cor e no Specular você define a intensidade. Se colocar verde no Specular, por exemplo, o piso vai emitir Photons verdes, mesmo sendo amarelo. Entende? Se deixar o Specular cinza, o piso vai emitir menos photons. Mas eu acho que o GI da sua cena está certo, se o piso é tão amarelo assim, o teto vai ficar amarelado também, se tirar uma foto real de uma sala com piso amarelo, certamente o teto aparecerá amarelo na imagem. Abraços
Obrigado novamente pela ajuda. Preciso de mais uma coisa, eu ví em um tópico um esquema que você "grava" os calculos de final ghater e na próxima vez que você for renderizar é muito mais rápido. Aonde eu ativo esta opção? Valeu
Oi Solid-Snake, tudo bem? É facinho, só precisa clicar no botão com 3 pontinhos no grupo do Final Gather Map, vai aparecer a janela do Browser, escolher um lugar para gravar e o nome do arquivo. Renderiza a cena. Pronto, o mapa está salvo. Se render novamente exatamente a mesma cena sem mudar nada, nem posição, nem iluminação e nem materiais, o Mental Ray vai renderizar de novo sem calcular o Final Gather. Não tem muita vantagem, é mais comum salvar o mapa de Photons, porque assim pode fazer as renderizações para ajustar os valores do Final Gather sem ter que calcular o Photon Map novamente. Além do Photon Map não ser View Dependent, ou seja, ele calcula a cena toda. Abraços
hmm, então não é vantagem mesmo fazer isto, porque eu iria fazer esse esquema para ir ajustando a iluminação, a emissão de photons e etc. Isso de salvar o photon map agiliza somente na parte de emissão dos photons? Se for, nesta minha cena é muito rápido a emissão de photons, o que demora mesmo é o final ghater.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 419

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.