Deu a louca no Panorama Exporter!!! Ajudem!!!

Por: loj  

Em: 11/09/2006 14:06

Pessoal, eu tava fazendo umas panorâmicas com o Panorama Exporter do próprio Max. Tava tudo normal. Não sei oq aconteceu que do nada, por mais que eu renderize numa resolução alta, a imagem no QuickTime fica parecendo como se tivesse com 256 cores! A diferença aparece tb no tamanho do arquivo. Antes os arquivos ficavam com + de 5 mega, agora não passam de 1mega, ou seja, a mesma cena renderizada na mesma resolução alta (3072x1536) ficou com 770kb, antes tinha ficado com 5.675kb! Detalhe: no Preview do Panorama Exporter fica perfeito, aparece normal. Isso só acontece quando do Preview eu exporto para Export QuickTimeVR e abro no player do QuickTime! Aqui acho que dá para ver como fica: Essa foi a imagem salva a partir do Panorama Exporter: Já que essa imagem já está salva, será que teria algum programa que aproveitasse ela e "fechasse" novamente? Pq o Panorama do Max depois de exportado, ele apenas pode abrir, mas não exporta novamente, em outra oportunidade, para o Export QuickTime VR :? Se vcs puderem me dar uma luz eu agradelo. Valeu!
Oi Joelyton, tudo bem? Veja como estão as configurações do Quicktime na hora da exportação, ele depende das configurações do QT igual se fosse um vídeo comum. Pode ser que as configurações de compressão estão muito altas. Existem outros programas para "fechar" o ambiente e transformar em QTVR, aqui na seção de Scripts da Três D1 tem um. Procura por GoCubic e CubicVR, com eles nem precisa do Panorama Exporter. Abraços
Olá André. Quando utilizei o Panorama Exporter não observei onde se poderia alterar as configurações do QT, pois quando termina o render, abre-se a janela do Preview. Lá só existem 3 opções Open para abrir alguma imagem que vc salvou. Quando vc abre pelo Preview do Panorama Exporter a imagem que vc salvou por ele, fica perfeito. E além do Open tem o Export: Export Cylinder, Export Sphere e Export QuickTime VR. Vc poderia me dizer onde eu poderia alterar as configurações do QT, como sua compressão, etc, no momento da exportação? O CubicVR eu já utilizei, porém estava dando erro de "encaixe", ou seja, os 6 renders não estavam se encaixando perfeitamente dando diferenças nos encontros dos renders. E eu fiz com uma câmera Free sem rotação. Por isso opetei pelo Panorama Exporter do Max, ficou muito bom, perfeito para mim, até dá o problema que deu e com relação ao tamanho do arquivo. Agora esse GoCubic ainda não vi. Vou ver lá. Qualquer coisa te digo. Pensei até que fosse a versão do QuickTime. Desinstalei a versão que vem com iTune, instalei a versão 7.12. Continuou da mesma forma. Aí me falaram que era a versão 7 do QT. Desinstalei tb e instalei a versão 6. Dessa vez renderiza, mas não consigo exportar. Dá erro no Max e fecha :? Vou fazer uns testes com esse GoCubic aqui e te falo se deu certo. Valeu!!!
Acabei de ver André. :D Pensei que fossem dois programas diferentes, mas eu já usei o GoCubic e o Cubic VR, como te falei acima. Não ficou legal pq os renders não se encontraram. O Panorama Exporter do Max estava perfeito. Não sei pq de uma hora para outra ficou assim. A única coisa que eu mudei, que eu me lembre, mas não sei se tem alguma relação, foi com relação a otimização da Viewport do Max, que estava Software, coloquei OpenGL, e depois mudei novamente para Software. Mas não sei se isso tem algo a ver ou se foi na transição do problema :?
Bem, depois de dois dias de atraso nos trabalhos, mas valeu à pena. Finalmente resolvi o problema! Acessei esse site e deu para aprender algumas coisas. Quem tiver interesse, só acessar: http://www.virtualdenmark.dk/qtvr/16bit/qtvr16bit.html#Anchor-To-49575 Pelo que entendi, apesar do meu inglês não ser muito bom, por algum motivo, meu QT ficou com apenas 16 bit (65000 colors), talvez por não ser full ou Pro, quando foi pedido para fazer uma nova atualização, a nova versão veio travado em 16bits. Nas versão PRO do QT tem a opção de habilitar Hight Quality, oq não acontece nas versões não registradas! Então existe um script que ativa o Hight Quality sem precisar ter a versão PRO, chamado "EnableHQ.hqx". É um arquivo compactado. Basta descompactar e colocar o arquivo "EnableHQ.sit" na raíz da pasta do QT. Feito isso, é ativado o Hight Quality. Bem, comigo funcionou e agora a resolução está ótima. Em uma cena simples feita com algumas esferas e teapots, só achei estranho o tamanho do arquivo. Ficou com 10mega, ou seja, uma cena menos complexa em relação ao projeto que tava renderizando. Vou agora renderizar o projeto para ver se ele passa dos 5mega, espero que não. Quem tiver esse mesmo problema, espero que fique aí como ajuda. Falouw.
OI Joelyton, tudo bem? Fico feliz de saber que conseguiu resolver o problema e agradeço por compartilhar a solução com os leitores. Quanto ao lance do QuickTime full, os CDs de instalação do Max e de outros programas que usam vídeo costumam ter a versão full do Quick Time. Abraços
Valeu André!
Ola, saudações Aproveitando seu tópico, gostaria de saber se alguem pode me responder a uma duvida que tive: Existe alguma forma, +/- similar a essa de criar uma publicação 3D diretamente no 3dsmax? Pergunto isso, pois estou desenvolvendo umas peças de maquinas para uma empresa, e eles gostariam de um aplicativo, onde a pessoa pudesse rotacionar (como o arc rotate), ou dar zoom, numa determinada peça, em um aplicativo individual, inclusive vou ter que exportar as dimensões dessa peça para autocad 2000 e corel draw 12. Obrigado!!!
OI BBHKTC, tudo bem? Existem várias formas, mas a maioria são destinadas a passeios virtuais, não estudo de um objeto 3D, que é bem diferente no caso de VR. Eu sugiro que leia o artigo sobre VR na seção artigos aqui na Três D1, lá eu explico mais detalhadamente as principais formas de fazer isso e tem exemplos disso que você quer fazer. O link direto para ela é http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15455 Neste caso de estudar apenas um objeto em 3D, a câmera tem que girar ao redor dele todo, a melhor forma de fazer isso é com o QuickTime VR, pois vai permitir qualidade fotorealista e poderá ver o objeto por todos os lados. Só que o arquivo fica pesado, não dá para usar na internet com resolução e qualidade. Neste artigo que te indiquei tem as dicas de como fazer, será necessário o plug-in QTVR da Cebas, porque o Panorama Exporter do Max só exporta QTVR panorâmico, não exporta QTVR para objetos. Sobre o procedimento que disse estar fazendo, me pareceu que você está modelando no Max e depois vai exportar para tirar medidas no AutoCAD e fazer ilustração 2D no Corel. Se for isso, você está fazendo exatamente o oposto do que é certo. Porque o Max é um programa artístico para apresentação do modelo de forma realista, o AutoCAD que é o programa técnico para modelagem de precisão, onde se fazem modelos precisos de peças e tudo mais, que depois será exportado para o Max onde vai fazer a imagem realista para apresentação. A partir do AutoCAD você vai exportar para o Corel onde vai fazer a ilustração 2D. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 326

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.