Problemas com bones

Por: Heitor.R  

Em: 15/09/2006 00:57

Logo após coloacar bones em uma corpo.....,coloco o skin para poder servir de esqueleto na animação mas quando tento animar o bones para animar o corpo o corpo não segue. ja segui os tutoriais daqui
Bom pelo que vc escreveu eu estou vendo que vc esta confundindo um pouco as coisas. Os bones são o esqueleto, e o modificador skin vc coloca na sua malha para "unir" os bones à ela. Ou seja vc vai "envelopar" os bones, setando a área da malha que cada bone devera afetar.
Complementando oq meu amigo Tiago falou: Os bones são o que dá movimentação ao objeto ou personagem. O skin é um modificador que "une" o esqueleto ao boneco como um só, limitando a área de influencia da movimentaçao da malha. Assim sendo, qndo vc movimenta um bone, apenas as áreas determinadas pelo skin se movimentam. Abraço e sucesso, Ricardo Montes
intendi tudo o q me explicaram....e apos colocar o skin e prgrama-lo tenho problemas pq a area demarcada...não é afetada seguirei novamente o tutorial
opa, a 1 mes +/- eu comecei a me aprofundar mais com animacao, e comecei a estudar bones e todos os seus processos derivados (Hsolvers, links, skin etc...). Tive diversas duvidas e utilizei o forum e gracas a deus eu to praticamente "pegando as manha". Eu entendi sua duvida e sei qual eh o seu problema, vc precisa ajustar uma estrutura de bones compativel com o skin, ou seja, nao adianta meter um bone fininho no tronco do corpo pq na hora de linkar com o skin ele nao vai acompanhar mesmo. Utilize a ferramenta: Characters > Bone tools > Fin adjustment tools. Com essa ferramenta, que inclusive nos tutoriais de bones aqui do site fala sobre pra que serve e como usar, procure "engordar" ou deixar em uma escala bem compativel com os membros q vc for linkar. Olhando pelas diversas viewports, analise se os bones estao preenchendo certinho o espaco do skin, nao eh possivel preencher o espaço 100% pq nem da mesmo... mas procure deixar o os bones mais proximo da malha, feito isso concerteza ao linkar e movimentar os bones a skin ira acompanhar: Como vc deve estar fazendo: Se proporcionalmente seu skin eh mais "gordo" que esse esqueleto, eh provavel que partes do corpo como o tronco por exemplo que esta distante da malha nao linke e portando nao vai acompanhar. O correto: Note como o esqueleto encorpou apos dar uma ajustada com os Fins, provavelmente a skin a ser utilizada para essa estrutura deve ter essa mesma escala.
A vida é em 3D.
Oi Ice, tudo bem? É como o pessoal disse, mas eu estou achando que você não adicionou os Bones no Skin. Logo no primeiro painel do Skin tem um quadro para você adicionar todos os Bones do esqueleto, só sobre os bones adicionados neste quadro que o Skin terá ação. Sobre o comentário do Paulo, você precisa deixar os Bones mais próximos da malha do personagem para facilitar o envelopamento, porque os Bones são volumétricos, o envelope de cada bone já ficará configurado de acordo com o volume dele, então, vai precisar fazer menos ajustes no envelope depois. Agora, se fizer um esqueleto fino, também dá certo, mas terá mais trabalho para ajustar os envelopes. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 364

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.