Comandos Import e Explode do 3DS Max

Por: a.giardino  

Em: 02/10/2006 20:01

Retorno com mais dúvidas para meus amigos me ajudarem: 1. Quando importo um arquivo do AutoCad para o 3DS Max, o mesmo vem muito pequeno para as viewports. É assim mesmo, ou tenho que aplicar algum comando para que venha proporcional e/ou maior? 2. Não consigo aplicar diferentes valores de "extrude" em desenho importado do Autocad, só um mesmo valor. Existe algum comando no 3DS Max, como o "explode" do Autocad, para que eu consiga extrudar com diferentes medidas neste desenho? 3. Como abrir o vão para uma janela em uma parede extrudada? 4. Onde consigo arquivos para portas e janelas do 3DS Max?
Alberto Giardino
Oi a.giardino, tudo bem? O arquivo vem na escala que estava no AutoCAD, muita gente modifica as unidades do Max para se enquadrar na mesma escala, mas para isso depende de ter uma boa experiência no Max, porque muda muitas coisas, terá que configurar muitos valores em quase todos os recursos do Max para se adequar a escala que você está usando. Então, se está iniciando, é melhor você agrupar tudo e escalonar para ficar no tamanho padrão do mundo do Max, isso vai evitar muitos problemas e dores de cabeça. Sobre o Extrude, o melhor é que você modele a alvenaria em 3D diretamente no AutoCAD, se já tem a planta feita nele e tem o programa. Porque nele ficará preciso sem esforço nenhum, no Max é muito mais chato trabalhar com medidas precisas, porque o programa não oferece facilidades para isso. Basta modelar no AutoCAD a alvenaria, sem portas e janelas, depois, coloca isso tudo no Max baseado no modelo com precisão que importou. Mas se quer extrudir no Max, tem que separar as linhas em Layers diferentes no AutoCAD, antes de exportar, ou então tem que editar as linhas no próprio Max, separando as Splines que deseja para ficar independente, leia o tutorial "Editable Spline" na seção Tutoriais>3ds max avançado aqui na Três D1. Sobre abrir o vão, pode usar o Boolean, mas terá muitos problemas, modele no AutoCAD que será muito mais fácil e muito mais rápido, além de ficar fielmente preciso. Sobre portas e janelas para o Max, já tem prontas e são paramétricas, está dentro do menu Creat>Geometry. Sugiro que leia os tutoriais básicos de 3ds max aqui na Três D1, principalmente os quatro sobre interface, vão te ajudar muito. Abraços
Prezado André, É um prazer dialogar com você novamente. Já havia decidido anteriormente a utilizar o padrão de medidas do 3DS Max. Pode me explicar como agrupar e escalonar para o padrão referido? Como sabe, sou principiante, iniciante e, ainda por cima, "primário"... Quando você fala em modelar a alvenaria no 3D do AutoCad, está se referindo à utilização do ADT, correto? Vou ter que esperar até conseguir o programa. Está muito difícil. Quando se refere a editar as linhas no próprio Max, está dizendo que devo desenhar as linhas em cima do desenho importado do AutoCad, certo? Não consegui achar o ítem "Geometry" dento do menu "Create". Meu 3DS Max é versão 8. Onde estou "comendo bola"? Aproveitando a oportunidade, como consigo dar continuidade a uma linha, sendo esta segunda parte perpendicular à inicial ? Mais uma vez agradeço seu retorno, Abraço,
Alberto Giardino
Oi a.giardino, tudo bem? É bem simples, selecione todos os objetos, que já chegam selecionados por padrão, vá no menu Group e escolha a opção Group. Aparece uma janela para você colocar o nome e tudo será tratado como uma coisa só, então, só precisa escalonar até que fique de um tamanho bom na Viewportdo Max. Sobre modelar a alvenaria no CAD, pode ser no ADT, pode ser no AutoCAD, pode ser no Rhinoceros 3D, pode ser em qualquer programa de CAD, só não pode ser em programas 3D artísticos como o Max, o Maya, o XSI e o Lw. No AutoCAD sem plug-in nenhum dá para modelar perfeitamente e muito mais rápido do que seria no Max, com o ADT o tempo será 8 vezes menor. Sobre edição de linhas, se você importar a planta 2D do AutoCAD para modelar no Max, não precisa desenhar as linhas por cima, pode usar as que vieram do AutoCAD. Se for desenhar no Max vai complicar bem, porque ele não oferece facilidades com medidas. Sobre o menu, esqueça os menus superiores do Max, tudo está nos painéis laterais. O Creat>Geometry é um dos menus mais usados, sugiro que você leia os 4 tutoriais sobre Interface que estão na seção Tutoriais>3ds max básico, vão te ajudar muito a se sentir mais a vontade com o programa. Sobre a questão da linha, creio que está falando do Extend, funciona igual ao AutoCAD e se encontra dentro do Editable Spline, leia o tutorial "Editable Spline" na seção Tutoriais>3ds max avançado, nele eu explico todas as funções de edição das linhas. Abraços
Prezado, Resolvi grande dos meus problemas, lendo os tutoriais sobre interface. Ou seja, já dá para saber sobre todos os comandos... Modelo a alvenaria no AutoCad e importo para o 3DS Max. Quando extrudo, fica faltando o seu volume correspondente à espessura, sendo extrudadas sòmente as faces da parede, concorda? É assim mesmo? Desenhar janelas no AutoCad não tem problema nenhum. Só que, quando importo para o 3DS Max, o desenho vem "chapado", sem nenhuma medida de altura da janela, então, é necessário modelar este "buraco", na minha parede, concorda? Sobre a questão da linha, não é do "extend" que estou falando. Estou querendo dizer: Traço uma linha, depois dou continuidade a ela, só que traçando em outra direção. Quero que esta continuidade seja perpendicular à inicial. Qual o comando para que sejam ortogonais? Estive lendo atenciosamente seu tutorial e é muito bom. Parabéns. Você tem este tutorial, em vídeo, pra comercializar? Um abraço e Muito obrigado,
Alberto Giardino
Oi a.giardino, tudo bem? Fico feliz que os tutoriais te ajudaram, muita gente começou com o Max por eles. Ainda não tenho tutoriais em vídeo, mas estou fazendo para oferecer no site em breve. Seria bom você ler todos, começando pelos básicos e depois passando para os avançados. Sobre os novos problemas que encontrou, eu não entendi direito, porque se você modela a alvenaria no CAD, não terá que extrudir nada no Max, o modelo já chega pronto, só terá que texturizar. Se importar as linhas do Max para extrudir no Max, ai complica mais, tem que editar as linhas para soldar os vertices se não usou Polyline CAD. Leia o tutorial sobre modelagem de maquete eletrônica no AutoCAD, lá eu explico como modelar a alvenaria e já chegar tudo preparado para texturização no Max. O link é http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14527 Sobre a questão de edição de linhas, é o que eu expliquei nas outras mensagens, o Max não é para projetar, não tem esse tipo de facilidade com medidas e com Snaps, como no AutoCAD, que você começa trançando uma linha e dá um Snap Perpendicular no meio do comando. No Max não tem isso, tem os Snaps, mas ficam ligados ou desligados, não dá para "chamar" no meio de um comando, como acontece no AutoCAD. Se tem que desenar coisas com precisão, faça no AutoCAD. No Max você desenha no olho. Leia o tutorial sobre Editable Spline, nele eu explico todos os recursos de edição de linhas, o que dá para fazer está neste menu. O link direto: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15213 Abraços
Prezado André, Segui seus conselhos e resolvi ler e "fazer junto" o exercício do tutorial como modelar uma maquete para renderizar no 3DS Max, do AutoCad. Desenhei no AutoCad uma cena e fui fazendo o exercício, acompanhando o exemplo mostrado. Cheguei até o batente da porta. Ocorre que, não consegui desenhar o batente da porta, por não ter entendido direito esta mudança de plano de desenho. Tenho dúvidas para desenhar no piso (não sei se é a opção "bottom"do UCS, ou "Preview", conforme menciona, etc.), e não consigo seguir adiante... Também não consegui aplicar a função "Offset" no referido retângulo que tentei desenhar, refernte ao batente da porta (Se você possuir o AutoCad, posso enviar-lhe por e-mail este exercício). Tentei enviar-lhe, por aqui, uma imagem Jpeg mas não sei se consegui... Gostaria que, possível fosse, me explicasse mais detalhadamente estas mudanças de plano de desenho, para que consiga aprender de fato. Estou lhe enviando o arquivo em anexo, para que veja até onde consegui ir e que acredito servir de parâmetro para a minha compreensão desta modelagem. Acredito estar indo no caminho certo do aprendizado de modelagem e sua orientação onde "empaquei" será de fundamental importância. Mais uma vez agradeço a sua boa vontade e paciência, Um abraço,
Alberto Giardino
Oi a.giardino, tudo bem? O tratamento com UCS no AutoCAD é a parte que o pessoal mais sente dificuldade na hora de modelar em 3D, mas é só questão de prática e de entender como ele funciona, depois fica tão fácil e tão mecânico que você muda sem pensar. O UCS é o plano de desenho do AutoCAD, você só pode desenhar onde está o UCS. Você começa o desenho com o UCS no chão, então, tudo vai bem, até que precisa desenhar por exemplo na parede. Com o UCS no chão é impossível, porque o plano da parede é perpendicular ao chão, ou seja, ao UCS. Se você mudar o UCS para o plano da parede, poderá desenhar nele sem problema. Todo mundo empaca nessa parte da porta, é normal. Use sempre o UCS de 3 Pontos, é o mais fácil e sempre dá certo. Você precisa dar 3 pontos para falar onde ele deve colocar o Plano de Desenho. Pense num eixo de coordenadas x,y O primeiro ponto será a aresta do eixo, ou seja, o ponto de base do eixo de coordenadas, o segundo ponto será X e o terceiro será Y, assim, você coloca o UCS onde quiser. Quando precisar desenhar no chão de novo, basta clicar no ícone do World, para o UCS voltar para o chão. Os comandos 2D como o Offset são vão funcionar se o UCS estiver no mesmo plano da linha que criou. Você deve desenhar a linha e editar no mesmo UCS, caso contrário, ele vai falar que o UCS não é igual e não vai deixar fazer. Sobre anexar imagem na mensagem, é bem simples, siga as instruções que aparecem logo abaixo do quadro onde você digita a mensagem aqui no fórum. Arquivo já é mais complicado, você terá que hospedar em algum lugar na internet, não pode estar no seu micro, tem que estar na rede. Sobre analisar arquivos, eu sinto muito, realmente não tenho tempo disponível para isso, recebo mais de 30 emails por dia, sempre respondo todos, ainda trabalho normalmente numa emissora de TV como qualquer mortal e de noite atualizo e administro o site, meu dia é regrado nos minutos, sinto muito mesmo. Mas tenho certeza que você vai pegar o jeito, é só testar mais um pouco, é uma parte mais difícil mesmo. Faça um teste num Box que você vai se entender com o UCS, cria um Box na cena e depois desenhe uma forma qualquer em cada lado dele. Para isso terá que se entender com o UCS, ai ficará mais fácil de fazer a porta. Abraços
Prezado André, Só para me situar, estou tentando usar, no Orthographic UCS's, os Currents UCS. São nomeados como: Top, Bottom, Front, Back, Left e Back. Estou tentando me orientar, ao escolher o modo de trabalho, pelo plano em negrito que aparece em cada opção, e utilizando Polyline ou Polyline 3D, e não está dado certo. Aonde estou errando? Abraço,
Alberto Giardino
Oi a.giardino, tudo bem? Sim, você pode usar os UCS automáticos, mas nem sempre atendem a necessidade, se tiver uma parede em 45 graus por exemplo, e precisar desenhar nela, terá que colocar o UCS nessa parede, entende? Então, se pegar o jeito de colocar o UCS com o 3 Points, você não precisa de nenhum outro, com o 3 Points você faz tudo. Testa num Box como eu te disse, tenta colocar o UCS de 3 pontos em cada uma das faces do Box, você percebe pelo eixo de coordenadas que aparece no canto inferior esquerdo da viewport. Se você conseguir colocar o UCS em 3 lados diferentes e não paralelos da caixa, você consegue colocar em qualquer lugar. Não use Polyline 3D, use Polyline comum e trabalhe nela sempre no mesmo UCS que foi criada. A Polyline 3D vai dar mais problema para editar depois. Desculpe não dar os nomes exatos de tudo, como faço com o pessoal que me pergunta sobre o Max, mas faz uns 6 anos que não uso mais o AutoCAD e estou falando de cabeça. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 713187.

Total de membros registrados: 140358

Últimos membros registrados: sgengenharia, Outenrebecs, Vincemberger, profunction, CuralisCBDKapsler, purivakopen, CuralisCbdCapsules2025, Naitoran.

Usuário(s) on-line na última hora: 783

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.