Oi Heuew, tudo bem?
Eu não vou poder perder minha velha nessa aposta tão fácil assim. :):)
Acredito que você não tenha modificado as unidades manualmente, mas quando importou o modelo do AutoCAD, você marcou a opção de converter as unidades, certo?
Assim, o Max converte automaticamente as unidades do programa para se adequar as unidades que estão no arquivo do AutoCAD.
É o mesmo que mudar as unidades lá no Units Setup.
Por isso que aconteceu este problema, a minha certeza era tão grande que tive que apostar a coroa. :)
Porque isso só acontece quando muda as unidades, no tamanho padrão do mundo do Max isso nunca aconteceria, porque o valor padrão de 0,2 para o Bias é muito bom.
O Bias define a partir de que ponto a sombra começa a ser traçada, não pode ser zero, porque qualquer irregularidade ou imperfeição na modelagem, aparecerá nitidamente, pois vai gerar sombras dessas irregularidades.
Por exemplo, uma parede junta de outra, apareceria um leve filete de sombra nessa junção delatando que a parede é feita com dois elementos separados, entende?
Como seus objetos estavam muito pequenos para o mundo do Max, a distância que começou a traçar a sombra estava muito grande.
Este é apenas um dos problemas que acontecem quando trabalha em escala real, em quase todos os recursos do Max terá que modificar parâmetros que normalmente não são modificados quando trabalha na escala padrão, por isso que é ruim trabalhar em escala real no Max.
Se você importar o projeto, agrupar e escalonar até ficar num tamanho legal na Viewport, nunca mais terá estes problemas.
OBS: Você pode usar Shadow Map perfeitamente, ele também tem o recurso de Bias.
Abraços