Oi gente, tudo bem?
Eu tomei um susto tão grande na primeira renderização que cheguei a achar que tinha algum Bug.
fiz um teste rápido e começou a renderizar tudo pixado, já cancelei, fui ver as configurações, aumentei tudo bastante, renderizei novamente e começou com tudo pixado outra vez, cancelei de novo e mexi nas configurações.
Fiz isso diversas vezes, sem ver o Help, curto descobrir o programa, mas já estava ofendendo toda a árvore genealógica da Autodesk quando descobri a opção no Preferences e desacreditei.
Que sacanagem, copiaram o preview do Bucket de Render do V-Ray.
Eu não tinha deixado terminar o render, então, não tinha visto que depois ele fazia o passo final, que aquele era o cálculo do FG.
Desacreditei!!!! :) :)
Ai eu fui testar legal, e novamente a Autodesk mostra que não está se entendendo com as definições dos parâmetros do Mental Ray, e já faz 4 versões isso.
É tudo a mesma coisa, não mudou nada, só mudou o nome novamente para complicar a vida dos usuários e principalmente dos iniciantes, porque eu não vejo outra opção para fazerem isso em todas as vesões.
No Max 6 tinha uns nomes legais, no Max 7 mudaram tudo e alguns para nomes esdrúxulos, tipo a tradução do PhotoShop, que os caras colocaram "Tamando da Tela de Pintura" no lugar de "Canvas Size", é o fim do mundo!!!
Agora trocaram tudo de novo, é brincadeira.
Eu vou postar um artigo na segunda feira falando tudo sobre as novidades do MR 3.5 no Max e explicando as mudanças.
Tem novidade sim, mas você pode fazer exatamente da mesma forma que antes.
A novidade é um parâmetro alternativo para suavizar o FG em vez do Radius, porque a maioria não entende o funcionamento do Radius.
Então, colocaram um parâmetro que não precisa encontrar o valor certo, só precisa aumentar até ficar bom.
E outra novidade legal é o Weight do Bounce, porque ele estourava muito o GI, agora dá para controlar melhor, não igual Photons, mas já melhorou bem para usar só o FG até em cenas internas.
O resto é tudo novidade boba.
O bom é a rapidez, que agora o Samples (mudaram de novo, nem sei o nome de cabeça ainda) vem com apenas 250, o Samples no Max 7 e 8 vem com 500 e no Max 6 vinha com 1000.
Ou seja, a Mental Images (isso é mérito deles, não da autodesk) conseguiu diminuir para 1/4 o tempo de render sem perder qualidade desde o Max 6.
Agora, fora essas atrocidades com a interface no FG, tem outras novidades bem legais, as luzes Sky e Sun do MR são muito melhores para trabalhar com ele do que as IES Sun, IES Sky e Skylight, que precisavam de muitos samples para retirar as manchas, agora fica perfeito com samples bem baixos.
O lance de Haze e Physical Sky é bobeira, dá para fazer até no Max 6 com Shader. Mas é claro que ficou muito mais fácil, agora qualquer um pode fazer, antes tinha que conhecer bem do Render.
Agora no Achi_Material, eu acho que a Chaos deveria processar a Autodesk, porque usaram o poder que o Mental Ray oferece para escrever um Shader com a interface idêntica do VrayMtl.
Poderiam ter escrito esse material com qualquer interface, mas fizeram com a Interface do VRayMtl e melhoraram muito, colocando Ambient Occlusion e um super Preset com os principais materiais prontos.
Eu gostei muito, mas achei sacanagem com a Chaos, a Autodesk é zilhardária, a Chaos é uma empresa pequena que ainda desenvolve um super Render para o soft deles.
Tem espaço para todo mundo.
Quando vi o Max 9 tive certeza que a Autodesk está afim de pegar o pessoal que usa o V-Ray.
Sem falar no Mental Ray, tem muitas outras novidades legais, quem só usa em Maquete as vezes não percebe as novidades, o lance de Animation Layer é demais, para quem trabalha com animação era o que faltava.
Até vale a pena deixar aquela paleta nova abaixo das viewports, coisa que nunca é bom, quanto menos icones tiver, melhor, mais Viewport, tanto que tiraram aquela porcaria dequela barra do Reactor, que quase nunca usa e ocupa espaço, mas essa do Animation Layer é muito boa. Ali abaixo das viewports é perfeito, fica perto da timeline e do curve editor.
Abraços