Comandos Loft e Light do Autocad 2007

Por: a.giardino  

Em: 25/10/2006 12:45

Prezados, Gostaria que me explicassem como utilizar os comandos "Loft", "Planar Surface" e "Light" do Autocad 2007; sendo este último, como criar um ponto luminoso numa cena, sem ser o sol. Agradeço quem puder me ajudar.
Alberto Giardino
E ae a.giardino, blz? Como diria o Jack, o estripador, vamos por partes, hehehe. O LOFT vai criar um objeto (solido ou malha) a parte de aramado q vc indicar. É como se fosse indicasse uma gaiola e o comando cubrisse essa gaiola com tecido, ou preenchesse com algo solido. Se as sections q vc definir forem abertas, ele fara superficies, se forem fechadas, o resultado sera um solido. na caixa de dialogo tem algums parametros q altera o resultado final. qq coisa da uma olhada no help q de da boas dicas. O Planar Surface (PLANESURF) eh semelhante ao REGION e ele faz um plano no formato do objeto q vc selecionar q pode ser line, circle, arc, ellipse... ele tem duas variáveis, o SURFU e o SURFV q controla a quantidade de linhas na horizontal e vertical, q resultaria num plano mais suave ou menos suave. Já o Light eu acho um saco mexer la, entao... prefiro deixar isso p o MAX. Mas basicamente vc eh so escolher a opção POINT e configurar os parâmetros e sair vendo qual fica melhor p vc, p sua cena. Abraços
Prezado, Muito obrigado por responder. Você poderia me explicar como utilizar esses comandos? Consegui utilizar o comando "Light". Só não consegui aplicar a sombra do sólido no chão. Utilizei o comando "Ground Shadow", mas não foi projetada, como deveria. Onde estou errando? Grato,
Alberto Giardino
Opa, faz o seguinte. digita DASHBOARD Ai na parte do LIGHT CONTROL PANEL vc clica no botão (acho q ta desligado) VIEWPORT LIGHTING MODE... com icone de uma lampada com um sol, ele vai fazer com que tua light funcione na hora de renderizar. Tenta renderizar depois disso. Abraços
Prezado, Fazer a luz incidir no objeto eu consigo. Só não consigo fazer a sombra deste objeto no chão. Conforme lhe falei anteriormente, clico na opção "Ground Shadow" e não projeta a sombra. Existe algum macete para esta aplicação? Quando "ilumino" com o sol, fica perfeito. Tentei fazer como você orientou, mas não deu certo. ou não entendi direito. Outra coisa: Poderia me explicar como aplicar os comandos "Loft"e "Planar Surface"? Grato,
Alberto Giardino
Cara, manda ae teu arquivo p eu dar uma olhada. Qto aos outros comandos, q sua duvida especificamente?
Prezado, Não tenho nenhum arquivo para mandar. Desenho o sólido e vou tentando aplicar os comandos. Conforme dito anteriormente, sou principiante em 3D, embora tenha muita intimidade com o Autocad 2D. À medida que vou tentando aplicar os comandos, vão surgindo as dúvidas, quando não dá certo, entendeu? Já que estou começando a aprender, quero fazer direito, para poder tirar o maior proveito possível dos recursos do programa. Comprei uma video aula sobre o 3D do Autocad, mas este curso não fala nada a respeito destes comandos que tenho dúvida. Tentei aplicá-los, mas não deu certo. Estou tentando resolver aqui neste fórum. Só mais uma coisa: Você trabalha ou trabalhou no McDonald's? Esta frase do Ray Kroc me é muito familiar. Trabalhei lá por 20 anos. Abraço,
Alberto Giardino
Vou tentar passar um mini tuto... Digite DASHBOARD para abrir uma paleta q precisaremos usar. Na área do Light Control Panel tem uma seta q abre mais opções no tema Light... Nessa paleta clique no ícone para criar uma light nova. Aqui usei a Point Light. Nesse momento, pode ser q abra a seguinte mensagem: Essa janela esta dizendo q uma light nova não vai ser habilitada se a luz padrão (a q faz vc ver algo qdo renderiza sem nenhuma luz colocada) não for desligada. Então está te perguntando se o programa deve desligar essa luz padrão automaticamente quando uma luz (sun, point light, distant light ou spotlight) for criada. Como exemplo eu disse que não e posicionei a minha Luz na quina do box. Renderizando vemos que a luz q criamos não foi ativada... Então voltemos a paleta DASHBOARD e vamos resolver isso clicando em Viewport Lighting Mode... Renderizando mais uma vez... Problema resolvido. Se na vez q me foi perguntado eu tivesse dito que sim, q desligue a luz automaticamente, as sombras ja seriam vistas de inicio. Se a luz q vc criou foi a spot, observe se ela esta apontada para o objeto. Verifiquei o alvo dela. Espero q te ajude...
Qto a frase, eu gosto muito dela, apesar de tão curta, ele he quase um texto, me diz muita coisa e a ouvi num congresso de comunicação (minha area academica) onde a palestrante na epoca era a profissional responsavel pela comunicação da Mcdonalds no Brasil. Poxa, 20 anos? entao nao aguenta nem ouvir mais "hamburguer, alface, queijo, molho especial, cebola pickles num pão com gergilim" ne?! hehehhe abraços
Prezado, Usei um exemplo parecido com o seu e segui o tuto. Realmente, quando apareceu a mensagem, eu não havia desligado a luz padrão. Agora, desliguei a luz padrão e consegui iluminar o objeto. Só não consegui fazer sua sombra projetada no chão. Reparei que, na barra inferior, quando mudo o meu point light de posição, a coordenada z não está se deslocando, pois continua com o valor 0,00000. Talvez seja este o motivo, porque se o ponto esta no nível do chão, não tem como projetar a luz no chão, concorda? Como deslocar verticalmente o meu point light para que a luz incida de cima para baixo no objeto e projete sua sombra no chão? Abraço,
Alberto Giardino

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 553

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.