Material para azeitona

Por: gsbel  

Em: 27/10/2006 08:34

Eaí pessoal tudo bom? Tenho uma duvida e gostaria de saber se alguem pode me ajudar. Eu estou montando uma cena onde vou usar uma ou mais azeitonas, ja estão modeladas mas nao consigo criar um bom material para aplicar nelas. Estou usando o mental ray para renderizar. Eu gostaria de criar um material parecido com dessas azeitonas, inclusive criar o material p/ pimentão que vai dentro delas : http://www.martini-swords.com/Clipart-Martini/martini-classic%201.JPG Quando terminar a cena eu posto, mas primeiro preciso conseguir arrumar essas azeitonas heh.. Abraços.
em terra de saci, calça jeans dá pra dois.
Oi gsbel, tudo bem? Para ficar perfeito como uma azeitona real, igual mostra a imagem que postou, é um pouco complicado, porque depende de um efeito mais chato de configurar, que é o Sub-Surface Scattering, ou apenas SSS. Veja como acontece o Scattering nas aberturas das azeitonas onde a "pele" dela está mais fina, fica um verde bem mais claro, porque a luz consegue atravessar essa parte, mas não consegue atravessar o meio dela, que é mais espesso. Eu nunca criei uma azeitona, mas se não fosse usar SSS, eu tentaria fazer primeiro com um Shader DGS, que apesar de pesado, vai chegar mais perto da realidade. Se usar mapas de Falloff no Difuse, no Glossiness e no Specular, eu acho que dá para reproduzir bem legal. Mas como disse, para ficar perfeito mesmo só usando o Shader de SSS, ai vai depender de conhecer bem mais o Mental Ray e o Shader de SSS. Se você usa o Max 9, tem um material translúcido pré configurado no material Arch&Design, com pequenas modificações dá para chegar mais próximo do efeito de SSS da azeitona. E o Material Arch&Design é muito mais fácil de configurar, pois não vai precisar montar o seu material. Abraços
brigadão andré! eu to meio sem tempo mas vou tentar fazer aqui e depois aviso qlqer coisa... preciso também ver de criar o vinho. valeu as dicas.. abraço
em terra de saci, calça jeans dá pra dois.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 479

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.