cartão de visita com 1200 DPI

Por: Bisewski  

Em: 30/10/2006 18:25

hello there... Eu liguei para uma gráfica que trabalhava com cartões de visita. O rapaz que atendeu, disse que trabalha com a resolução de 1200 DPI para os cartões. 1200 é igual a quatro vezes a mais que o padrão de 300 DPI. Aí pintou uma dúvida, se para impressões com qualidade, usa-se 300 DPI, significa que apartir daí é exagero ? Até onde o olho humano vai perceber a diferença entre uma impressão de 300 ou de 1200 DPI? Até onde eu sei, o olho humano mal consegue ver um décimo de milímetro. 300 pontos por uma polegada quadrada, dividirá essa área da polegada em 300 áreas de 0,02 décimos de milímetros. Isso é igual a dois décimos de milímetros. Aí foi que fiquei na dúvida, 1200 DPI vão gerar para o olho humano uma imagem melhor que 300 DPI ? Será que é exagero da gráfica produzir os cartões com 1200 pixels por polegada? Se esse pensamento estiver certo, então uma câmera de 2.1 megapixels já está de grande tamanho para fotos de 10 por 15, reveladas a 300 DPI. Uma câmera de 4.2 megapixels vai gerar fotos de 10 por 15 com 600 DPI. Ou para revelação de fotos, é outro esquema?
Bom, apartir do que vc falou tb achei muito estranho, acho que o cara ta viajando, até pq não existe uma impressora laser, ou ploter, au ainda offset que imprima algo com mais de 300 dpi, essa é a resoluão máxima dessa impressoras. Só um detalhe não se pode confundir DPI e PPI, issa confusão é muito normal. DPI quer dizer dots per inch (pontos por polegada, que é uma medida americana e equivale a 2,54 cm), então quando dizemos que uma dada impressão tem 300 DPI significa que ela tem 300 pontos em 1 polegada. Essa é uma medida real, ouseja usada no mundo físico. Já PPI significa pixels per inch (pixels por polegada), o pixel é uma medida virtual, ou seja ela não tem equivalente no mundo real (fisíco). Na prática uma imagem com 10x10 cm e 72 PPI vai ter 283x283 pixels, ou seja a imagem impressa vai ficar horrivel, a mesma imagem se deixarmos a resolução correta 300 PPI vai ter 1179x1179 pixels, resolução adequada para impressoras como as que sitei assima. Só para encerrar quando vc compra um scaner vc observa os PPI e se for uma impressora os DPI. Bom provavelmente vc já saiba isso Bisewski, mas quis explicar para os demais leitores que talvez possão não entender o que aconteceu. E a propósito o que eu acho que aconteceu é que o cara quis dizer que a imagem teria que ter 1200 pixels de largura e 300 PPI assim ela ficaria com 10cm de largura (embora a medida padrão para cartão de visita seja de 5 x 9cm). Bom isso foi o mais lógico que consegui imaginar, caso não seja isso ai vc manda esse rapaz da gráfica para de chera tinner, hehehe.
Concordo com o tiagodmed! Esse kra da gráfica tá viajando ou vc ouviu errado!!! Nunca ouvi falar de impressão a 1200 DPI! Dentro da lógica como o tiagodmed disse, ele deveria estar falando da resolução, que ficaria assim! 1200x668 pixels = 10,16x5,66 cm (300 DPI) (Mas o padrão é 9x5 cm) Flw!!!
Q existe impressora que imprimi até 1200DPI agente sabe que existe... Não é nem impressora fora de sério não, dá uma procurada no google, ou até no Submarino que você achará algumas.. Agora a questão é que não vale muito apena renderizar uma cena em 3D, ou algo assim pra esse tipo de impressão.. realmente 300 dpi tá mais do q bom..
E ai amon-ra blz, realmente existe, na verdade tem até com mais, 2400x1200 DPI. Mas são DPI e no pc quando vamos finalizar um arquivo temos que deixalo com PPI.
Oi Pessoal Tudo bem? A princípio é um certo exagero imprimir cartão em 1200 DPI. Mas há um fator a ser considerado, é a relação entre o número de pontos e a quantidade de cores. Explicando melhor: Um cartão com 90 x 50 mm. em 300 DPI terá uma correspondência em pixels de 1063 x 591 um total de 628.233 pixels e consequentemente somente poderão ser usadas no máximo 628.233 côres (supondo-se uma cor diferente para cada pixel). Um cartão com 90 x 50 mm. em 1200 DPI terá uma correspondência em pixels de 4252 x 2362 um total de 10.043.224 pixels e consequentemente 10.043.224 cores possíveis. Logo a diferença será de 9.414.991 pixels e cores possíveis a mais. É claro que muitas cores se repetem e dependendo das características da imagem realmente não é justificavel a impressão em 1200 DPI (na verdade na maior parte dos casos); mas para imagens fotográficas com muita precisão e que envolvam um grande número de cores o resultado pode ser melhor. Apesar de não enxergarmos cada ponto da imagem o maior número de pontos e de cores pode eventualmente fazer diferença. Isto vale para qualquer tipo de impressão. Espero ter ajudado a esclarecer Abraço Phy
Esse tipo de impressão é mais usada em provas de impressão e em impressoras do tipo plotter, onde são impresso grandes formatos facilitando a visualização desse grande número de informações cromáticas.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 401

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.