Giro de roda de carro

Por: soulhell  

Em: 15/12/2006 17:14

Ae, to terminando o rig de um carro, mas to apanhando de uma coisa, quero fazer a roda girar sempre q se mover o carro. Já fiz, tanto com wire como com float expression. Mas só consigo fazer a roda girar quando vai p frente e p traz. Quando giro o carro a 180 graus, a roda para de girar. Ou seja, o eixo do dummy q controla a rotação da roda nao muda neh. Como faço para a roda girar sempre q mover o dummy tanto em x, como em y, de uma forma correta. Valew
Não é pirataria, é inclusão digital.
Ninguem? :(
Oi Souhell, tudo bem? Com o Wire é ruim, porque a facilidade dele é em troca de uma certa limitação. Com o Expression faz numa boa, mas precisa escrever a expressão correta de acordo com a sua situação. Ontem eu postei um tutorial que pode te ajudar muito nessa questão, nele eu explico como mover o mesmo objeto em 3 eixos diferentes de acordo com o movimento de outros dois objetos, é mais complexo do que a roda do carro girar em todas as direções. Dá uma lida nesse tutorial e tente aplicar no Rotation do seu carro, a expressão vai ser parecida, mas será em graus, lembre de converter graus para radianos. Abraços
Obrigado André. Só vc mesmo p responder esses tópicos perdidos aqui do forum. :D abraço
André, negocio eh o seguinte, to usando Float expression no eixo Y da roda. Nele, crio uma Scalar para o x e outra para Y da DUMMY q controla a roda. Ae crio a expressao (X + Y)/raio. O problema q surgiu foi o seguinte, imagine um X, Se eu mover a roda em uma de suas retas, ela se move, na outra não. Ae se eu faço a expressão (X - Y)/raio inverte. Qual eh a solução para o meu problema? Devo mudar a linha de raciocinio ou da p fazer assim? Qual seria a expressao correta para funcionar das duas maneiras? Se eu jah conhecesse 3d na escola teria estudado matematica.. rs
Oi Souhell, tudo bem? É um troço super simples mesmo, mas precisa já ter uma experiência com Expressions. É muito mais simples que aquele lance da Pélvis. Se tem um Scalar que controla o movimento do chassi em X e outro em Y, então a expressão é: Movimento em X + ( - Movimento em Y ) Vai dar certo! Pode ficar rápido demais por não estar em radianos. É só dividir no final por um número grande até ajustar, se quiser facilitar. Porque é normal que gire invertido num dos eixos se fizer apenas movimento em X + movimento em Y. Veja que está movendo o chassi em -Y para ir para frente, porque normalmente fazemos na vista TOP e para baixo é -Y. Quando vamos testar em X movemos normalmente para direita, que é +X. Entende? Se modelar o riggar o carrinho com a frente voltada para cima na tela da vista TOP, seria +Y e +X na expressão. Entende? Abraços
KRa, nao funfa.. Da quase na mesma. :( Eu tenho q fazer mais alguma coisa? Transform to Zero ou algo do genero? Ou é assim mesmo? e tenho q inverter a expressão quando for virar o carro p o outro lado?
Oi Soulhell, tudo bem? Então tem alguma coisa de errado no seu procedimento, tente fazer novamente do zero como teste, só usando um Box de chassi e um cilindro como roda. Porque realmente é muito simples e aqui funcionou de primeira. O Scalar que deve ser definido nas duas variáveis é o chassi do carro. A expressão é aplicada no eixo Z da roda. Não tem como não dar certo, é super simples, mas é como disse, se não conhece bem de expressão e de Scalares, ai fica complicado, é melhor testar com coisas ainda mais simples, tentando primeiro num lado e depois no outro, ai você tenta juntar em seguida. Abraços
Andre tudo legal.. Pegando uma carona nas resposta que vc vem fazendo ao soulhell, aqui no forum tem alguns exemplos de expressions, ou melhor onde eu conseguiria uma lista de expressions e para que ela serveria?? Grato Reynaldo
"Andre Vieira" disse: Oi Soulhell, tudo bem? Então tem alguma coisa de errado no seu procedimento, tente fazer novamente do zero como teste, só usando um Box de chassi e um cilindro como roda. Porque realmente é muito simples e aqui funcionou de primeira. O Scalar que deve ser definido nas duas variáveis é o chassi do carro. A expressão é aplicada no eixo Z da roda. Não tem como não dar certo, é super simples, mas é como disse, se não conhece bem de expressão e de Scalares, ai fica complicado, é melhor testar com coisas ainda mais simples, tentando primeiro num lado e depois no outro, ai você tenta juntar em seguida. Abraços
Oi gente, tudo bem? Soulhell, me fala se conseguiu fazer a expressão!! Eu vi o carro que você quer colocar ela, vai ficar muito legal. Reynaldo, não existe listas de expressões. São expressões matemáticas comuns, 2+2=4 Mas você pode criar variáveis e definir objetos para alimentar as variáveis de dados, usando assim esses dados para o cálculo da expressão. Na expressão que eu passei para o Soulhell, "movimento em X + (- movimento em Y)" ficaria na janela expression como algo do tipo "movx+(-movy)" Onde movx seria um Scalar alimentado pelos dados do chassi em X e o movy seria um Scalar alimentado pelos dados do Chassi em Y. É realmente bem simples se já tem uma certa experiência com o Max, por volta de 2 anos de programa mais ou menos, mas se for muito iniciante, nem vale a pena se preocupar com isso, porque está começando pelo fim. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 843

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.