Coma fazer o efeito cromado?

Por: ORISO  

Em: 08/01/2007 17:59

Ae galera eu estou tendo como focu de estudo a modelagem e acabem um modelo que ficou bem feio mas isto não vem ao caso, eu queria tirar um render legalzinho para ver como que ele ficaria na integra mas ao fazer o cromo do contorno dos farois(estilo de um fusca) eu tentei usar dos tutoriais do tresd sobre cromo porem o efeito não ficou muito legal pois deu a ipreção de ser um reflexo "chpado" eu também temtei colocar o cromo de aneis como o do tutorial do proprio site porém não ficou legal e eu me utilizei dos dois metodos explicado no tuto. porem ficou reflexivo mas não chegou nem perto do cromo desejado. Caso alguem tenha uma dica ou um outro tutorial para me indicar? Se algume soubesse de um tutorial que ensine a texturizar carros também aceito? Valeu. Foi mal pelos erros de portugues e de concordacia é que meu chefe tava p/ chegar e então engoli os acentos. :lol: :lol:
Aqui na tresd1 tem uns materiais de cromo prontos para serem usados.
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Bom eu gosto d fazer com um material standard e um reflexo raytrace de uns 30 mais ou menos ai é só por uma imagem hdri no environment e fica legal... as vezes fica meio estranho mais esse é o melhor que eu consegui =/
fala aí ORISO...feliz 2007!!! bom meu velho... se vc quer que o cromo fique muito bom, te aconselho a fazer usando o HDRI mesmo, tenta pega várias imagens diferentes, q com certeza um irá te servir bem...PODE TER CERTEZA!!pô... tem um tempinho q num mecho com hdri, mas lembro q tem umas regulagens que vc pode fazer na imagem q vc vai aplicar no modelo...derrepente pode te servir bem regular essas imagens hdri q vc tem!!! bom meu brother...so tentando pra V né mesmo!!rrrssrsrsss!! num tem jeito!rrsss boa sorte cara,e espero que consiga terminar com sucesso seu trabalho!! pq o pior ja foi feito... a modelagem!!! um abraço!!!
Oi Oriso, tudo bem? Faz um teste, pega uma esfera e coloca sobre um Plane com uma textura aplicada no Plane. Na esfera você aplica o material cromado que você fez. Se não ficar legal, é porque o material que você criou não está bom, terá que estudar melhor a criação dele. Se ficar bom, então, o problema é no seu modelo. Se o modelo não é suave, se não tem faces suaves e arredondadas, nenhum material reflexivo fica bom, porque o reflexo só fica bom em coisas redondas. Em coisas retas ele fica chapado mesmo, inclusive em objetos reais. O material cromado é muito simples. Pega um material RayTrace, coloca no logar do Standard, para pegar é só clicar no botão Get Material, o primeiro a esquerda abaixo das esferas de amostra. No material RayTrace você coloca a cor branca no Reflection e cinza escuro no Diffuse, só isso, já é cromado. Agora, para ficar bom num lugar que não tem muita coisa em volta, num lugar que vai refletir o fundo preto do Max, então, você deve ainda aplicar uma imagem HDR no canal Environment do material RayTrace. Abraços
Valeu pelas dicas eu ireifazer os testes ainda hoje, e talvez se tiver cotagem eu posto o modelo para que vocês digam o que acham. valeu já eu coloco as imagems aqui
óla galera, vocês me deram aquelas dicas e eu fui me enpolgando comecei a fusar o raytracer no parametro "stand" dos materiais e fui percebendo efeitos legais inclusive um que eu usei na pintura do carro que ficou horrivel, mas este é o meu primeiro contato com texturas por isto estou postando o meu modelo para que vocês possam me dar umas dicas de como melhora-lo tanto na modelgem que é o meu foco atual de estudo quanto na texturzação(porque não tem graça modelar e só sem textura alguma). valeu
foi mal tentei anexar mas não consegui apesar das intruções acho que pela preça não pencei. Vou tentar depois do meu orario de serviço.
Oi Oriso, tudo bem? Se a imagem estiver muito grande, em BMP por exemplo, o Image Shack não vai aceitar. Tem que gravar a imagem em JPG para Web, assim, fica num tamanho aceitável para usar na internet. Sobre a sua questão, o material RayTrace é ótimo, e se você pegar bem as manhas dele, poderá usar todos os recursos no Mental Ray normalmente. Dos materiais padrões do Max, o RayTrace é o melhor para usar com o Mental Ray, pois é o material mais poderoso do Max. Para criar e efeito que acontece nas pinturas metálicas de carros, você precisa aplicar um mapa Falloff no canal Reflection. Faça isso e veja, o centro da esfera ficará sem reflexo, porque está preto no falloff, e a borda ficará super reflexiva, porque está branco no falloff. Você precisa deixar a cor preta do falloff num cinza escuro, para refletir quando olha a superfície de forma perpendicular, mas refletir pouco, por isso a cor cinza escura. E precisa deixar a cor branca da borda mais escura, um cinza claro por exemplo, porque ela não pode refletir tanto como um espelho, mas deve refletir mais do que a parte vista perpendicularmente. Essa é a base para uma pintura metálica. Depois que pegar o jeito, tente trabalhar com um mapa Speckle no Diffuse e em composição com a cor preta do mapa falloff no reflection. Assim, poderá simular os pigmentos metálicos e reflexivos da pintura, criando aquele leve granulado que acontece nas pinturas automotivas. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 297

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.