Como Morphar ?

Por: ricardo pavani  

Em: 18/01/2007 10:30

Ola, estou com dificuldades com o Morph, se alguem com mais experiencia puder me indicar um Tutor legal pra Morph eu agradeço. Ja construi as cabeças com o mesmo numero de poligonos ( que acho que é obrigatorio para o funcionamento). to tentando morphar apenas a malha sem Rig e sem Bone.... Outra coisa, tem alguma maneira no MAX de saber o numero de poligonos que tem o meu objeto? ( eu uso o MAX 8) Abraço.
Ai moçada.....ja deu certo aqui...hehehehhe ( deu uma fuçada e deu certo) mas os tutorias serão bem vindos, afinal quero ter consciencia das coisas que to fazendo.... manda ae...abraço
Oi Ricardo, tudo bem? Esses dias eu coloquei uma notícia na 3D1 falando de um ótimo tutorial sobre Morph publicado na 3DTotal. Dá uma olhada na seção Notícias do site, clicando no botão Notícias no menu no topo da página. Deve estar na primeira página ainda, acho que lá vai responder todas as suas perguntas. O Morph não tem segredo, é bem tranquilo, só que precisa copiar o original e modificar com FFD, com Soft Selection, com Paint Mod, mas não pode editar as faces modelando como fez no original. Porque não basta ter o mesmo número de vértices, o índice dos vértices tem que ser o mesmo, caso contrário, ele bagunça tudo. O programa Rhinoceros 3D tem um recurso para deixar os modelos com o mesmo número de vértices na exportação em polígonos, mas não dá para Morphar no Max, ele aceita, porque tem o mesmo número de vértices, mas inverte tudo na morphagem, porque o índice dos vértices é diferente. Outro lace é a solda da cabeça com o corpo, porque não vai morphar com o corpo todo junto, já é muito ruim ter um monte de cabeças na cena. Antes era muito ruim fazer isso, dependia de gambiarra, ai criaram o modificador Vertex Weld, que é justamente para isso. Você solda a cabeça morphada em hierarquia depois do Rig sem problema. Abraços
André.....obrigado pela dica .... não sei como deixei passar em branco essa materia pois tenho aconpanhado o Site 3D1, pois tem sido minha pricipal fonte de estudos e informação em 3D. realmente tem a materia e é muito legal o tutor sobre o Morph......valeu abraço.
Eu não entendi como se solda a cabeça do boneco novamente!!! Eu tenho um corpo todo modelado, aí corto a cabeça fora usando o detach ou apenas excluindo vertices, faço uma cópia do corpo inteiro e de uma das cópias excluo a cabeça, e de outra o corpo. Aí da cabeça gero os morph, animando a cabeça principal. Depois eu pego a cabeça original e primeiro ligo no bone da cabeça? É só depois no corpo? Ou eu posso usar o attach do editavel e usar o weld para soldar os vértices...??? Em relação ao tutorial da 3dTotal André,eu achei ele meio direto, não tem a cara dos tutos da 3d1. Obrigado
achei uma boa explicação nesse link... http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=20401&highlight=morph respondico minha pergunta. Obrigado.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 932

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.