Ajustar malhas

Por: CKLFP  

Em: 19/01/2007 08:23

Boas a todos, no outro dia coloquei uma questão, mas não me fiz entender como deve ser :( , a questão era a seguinte: Que técnica devo utilizar para evitar que uma malha interpenetre outra, quando se encostam? No meu caso em concreto, o que eu pretendia era encostar uma planta a uma paredede de forma a que o vaso estivesse junto desta, mas como a planta tem um diametro considerável, as suas folhas trespassavam a parede e o que eu pretendia era que as folhas que trespassavam a parede, se ajustassem ao objecto que encontram pela frente que neste caso é a parede. Para me fazer entender melhor coloco duas imagem que ajudam a compreender a minha questão. Desde já agradeço também ao utilizador bernardomb por tentar ajudar, mas de facto a ferramenta align não resolve o meu problema (foi aqui que vi que me expliquei mal :oops: ). Como também já tinha dito, contornei a questão com o modificador MELT, como se vê também nas imagens, mas eu sei que existe uma forma correcta de fazer o que pretendo. Obrigado a todos pela ajuda e tempo dispendido.
Bom tem muitos jeitos, um desses jeitos é fazendo isso manualmente, que é provavel que vc tenha paciencia, o outro jeito é fazendo a palnta colidir com a parede, tem um plugin grtuito aqui no site que se chama simcloth, ele simula dez de tecidos até sólidos, mas não é nada complicado mexer nele, super simples, mas se tiver duvidas sobre ele é só me falar.
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Oi Cklfp, tudo bem? Isso não existe em 3D, as coisas não identificam as outras e colidem normalmente como acontece no mundo real. Você até pode simular colisões em animações, mas não é simples e não vai funcionar com uma árvore, porque é um objeto muito complexo. Isso é feito na modelagem, você tem que modelar a árvore de forma que o tronco envergue e dê a impressão que está encostado na parede, o que fez ele mudar de posição. Ou então, pode cortar o galho na modelagem como se tivesse sido podado. Agora, mover a árvore até a parede e ela identificar o objeto para se deformar, não existe esse recurso. O que existe são plug-in para gerar árvores que aceitam identificar objetos e cortar galhos ou deformar eles. O único plug-in que eu sei que faz isso é o NatFX da Bionatics. Abraços
Muito obrigado pelas respostas, devo confesar, que fiquei um nadinha desiludido, por pensei que existia um modificador, que fizesse esse trabalho, o de modificar um objecto, com base na colisão com um outro, mas paciência. Mais uma vez obrigado na mesma. :D
cara...mas da uma modelada direto com um FFD box...senao vc vai levar um ano pra fazer isso ai...o ffd nao deixa perfeeeeeeeeeeeeeeeiiito...mas ajuda...se posicionar a camera num lugar legal vc faz isso sem tem q modelar tudo denovo. xaxo tambem é valido (as vezes)....hehehe
Olá pessoal! Sempre procuro simplificar ao máximo quando modelo. Procuro fazer as coisas de modo a economizar tempo durante o trabalho. Nesse caso, acho pouco viável criar todo um sistema de colisão somente para que as plantas se deformem na parede. Isso é apenas um detalhe que pode ser simulado com a deformação manual da malha da planta. Em modelagem, as coisas não precisam ser exatamente como na vida real, apenas parecer que são reais. Um abraço!
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 828

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.