Ajuda com "Capitão América"

Por: Marcao  

Em: 29/01/2007 17:41

Oi Marcão, tudo bem? Eu já imaginava que você iria partir para o Character Studio, é quase uma lei isso, todo iniciante em animação usa o Character Studio. Apesar de ser muito mais fácil no início do trabalho, acaba limitando demais sua liberdade de animação depois, além de criar um movimento muito robotizado no personagem. Cria uma estrutura Bone e fazer um Rig decente para animar o personagem como quiser, não é fácil, provavelmente é uma das coisas mais difíceis para fazer em 3D, por isso que todo iniciante usa o Character Studio nos primeiros anos. Sobre a questão de realismo no Render, envolve muitos fatores, um deles é a modelagem, nessa parte você foi bem. O resto é materiais realistas e iluminação. Essas são coisas que não basta ter o conhecimento, precisa ter prática e experiência. Proque mesmo que saiba todos os recursos dos materiais, só vai criar materiais reais quando parar para observar o mundo ao ser redor e treinar o olho para conseguir ver o que normalmente não vemos. Quando começamos a trabalhar com 3D o nosso olhar muda completamente, passamos a perceber detalhes de reflexo, de refração, de brilho que passava desapercebido anteriormente. Observar como um material de fribra sintética reage a luz é a única forma de criar esse mesmo material com realismo para a roupa do seu herói. A pele é ainda mais complicada, envolve efeitos avançados de materiais, é um efeito chamado de Subsurface Scattering, que simula a difusão da luz nas camadas mais internas da pele. Dá uma lida no artigo escrito pelo Fábio Caciolari sobre o projeto dele do herói Loki, o irmão do Thor. Está na seção Artigos da 3D1, nele o Fábio mostra como criou o material com SSS para simular a pele. Por fim tem outro fator muito importante em cenas realistas, que é a iluminação. Essa é uma parte que demora para aprender e dominar, depende de muita prática e experiência, além de precisar conhecer técnicas de iluminação real para foto e vídeo. O ruim de estudar iluminação 3D é o tempo, pois para ver qualquer modificação precisa renderizar, e isso demora. Uma pequena modificação até de posição na luz, pode mudar completamente o aspecto da cena. É uma coisa que precisa estudar e treinar bastante. Abraços
André, esse artigo com certeza vai me ajudar muito pra dar um up no meu modelo. O site da 3D1 tem muito conteúdo, e fica até difícil de achar o que queremos, hehehe Vou refazer o mapeamento, as texturas, e tentar fazer o rig usando a estrutura de bones. Depois posto aqui os resultados... Por enquanto, uma imagem que eu renderizei pra mostrar pros colegas de trampo aqui da empresa.. [ ]'s MArcao
Acesse minha galeria online! http://flinkas.deviantart.com/gallery/
Depois de ler e ficar horas olhando o artigo do Fabio, consegui fazer umas texturas mais bacanas, e mapiei meu modelo todo de novo. Já deu uma boa melhorada. Agora vou ver se faço alguma coisa no BUMP, pra dar uma ideia de roupa de super herooi, mais ou menos igual o Fabio fez no modelo dele. Mais uns posts....
Acesse minha galeria online! http://flinkas.deviantart.com/gallery/

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717370.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 839

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.