como fazer raios de luz com particulas flutuantes?

Por: cesarfg  

Em: 21/02/2007 08:14

ae galera blz? To postando essa imagem pra pedir uma dica sobre iluminação, eu usei um shadow map na luz pra causar esse efeito da folhagem da arvore mas na verdade eu queria fazer tipo aquele efeito de raios de luz fortes passando pela arvore(daquelas q dah pra ver ateh as particulas flutuando)vcs podem me dar uma dica da configuração da iluminação ou de algum tutorial q ensine a fazer isso? ae a cena: valew pessoal [/img]
Olá cesarfg, tudo bem? O nome desse efeito que você deseja é Volume Light. Abaixo segue link com tutorial para configurar este efeito: 3ds max avançado - Volume Light http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15322
vc terá que na luz selecionada, em shadow map mesmo, colocar o efeito de volume light. nas opções da luz, tem la, add effects. Selecione o volume light e faça alguns testes. Procure aqui memso no portal sobre Volume Light para se inteirar melhor. Abraço!
ae galera valew pela dica vow fazer uns testes quando chegar em casa e depois posto ai pra vcs verem o resultado. ae feitosa sow eu cara seu ex-aluno!!! te mandei um email esses dias atras lembra?? valew pela dica cara...
Olá César, tudo bem? Tudo de bom nessa sua nova empreitada! Tenho certeza de que sua qualidade em 3D será ainda maior do que sua qualidade na Programação.
bom pessoal eh o seguinte....eu fiz varios testes com a volume light em diferentes situações porem na minha cena naum consegui resolver o problema justamente pq a estrutura da cena eh diferente. Eu não modelei a arvore ateh em cima, soh fiz os troncos e coloquei um shadow map no sunlight para simular a existencia de folhas na parte superior portanto quando eu coloco a volume light ela não funciona como deveria...e tb tem outro detalhe a cena eh aberta não possui paredes para escurecer o ambiente e deixar mais aaprente a volume light então naum funcionow mesmo.... ai pensei q talvez a unica forma de fazer a volume light funcionar na minha cena seria com um tipo de mapa q a volume light interpretasse e então lançasse seus raios somente onde eu quisesse...eh possivel fazer isso? para vcs entenderem melhor montei um esquema da miha cena. então oq sugerem para resolver a cena?
cara não to entendendo o que vc não ta conseguindo. é com o volume light mesmo, vc pode usar ele com uma mapa tb de preto e branco para simular o efeitos das folhas do memso jeito que vc ta fazendo a sombra....
pois é então...e ele naum estah respeitando...eu fiz o teste em outra cena com as mesmas configurações e funcionou perfeitamente, mas o detalhe eh q na outra cena o ambiente era fechado....nesse não eh.....eu acho q aluz externa natural do ambiente não está deixando o faxo de luz aparecer...sei lah....naum intendi mesmo....na pior das hipoteses se naum conseguir resolver vow refazer a iluminação da cena de novo e tentar reconfigurar tudo do zero. mas de qualquer jeito quem tiver ideias...
cara eu fiz uns testes aki em ambiente aberto funcionou certinho... acho que seu problema ta sendo as configuracoes mesmo.... da uma linda no help do max cada parametro talvez ajude
Olá cesarfg, tudo bem? Dá uma olhada na intensidade do Volume Light, pode ser que esteja muito suave para o tamanho da sua cena. O ideal seria você postar uma imagem de como está ficando o resultado para podermos observar melhor esse problema.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717370.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 961

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.