trabalhar com medidas?

Por: VFXdoFabricio  

Em: 27/02/2007 13:30

Olá pessoal!!, eu gostaria de saber se as medidas influenciam no tempo ou na qualidade do render, tipo se eu colocar em metros e fizer uma casa de 3 metros, e uma de 30 centímetros, kuais serão as diferenças na hr de reinderizar?, é bom trabalhar com medidas +/- reais em tudu o que eu for fazer?
fala Fabricio.... num sei se interfere no tempo de render ..mas interfere em várias coisas.. principalmente na modelagem... imagina se vc for fazer um modelo que tem 3 metros e vc tem que chanfrar uma borda desse objeto..vc vai usar um chanfro de .10 .20..agora se ele estiver num escala muito menor...esse chanfro vai ser de 0.02..fica quase inviavel trabalhar com medidas assim...outra coisa q a medida influencia é na iluminação...então é bom vc procurar sempre modelar na medida mais proxima da medida real do seu objeto!!
Obrigado Regisrock!!, eu sempre modelei pelo grid, tipo +/- ocupando o espaço dele, mas ontem fiz uns testes mudando as medidas para metros, e vi que o grid da vista perspectiva é gigante.. rsrs, uma parede de 3 metros fica muito pequena em relação a ele, ae as ferramentas de rotação e movimentação da tela fazem mudanças muito bruscas... e isso me icomoda um pouco.. mas vou começar a prestar mais atenção nas medidas!! vlww
acho ke meu max tá meio loko.. rs, ontem eu coloquei as medidas em metros, ae um box com 1 metro quadrado ficava minúsculo em relação ao "chão" na vista perspective, e hj fiz o mesmo teste, e 1 metro ficou gigante na tela... kuanto mede o grid em metros da vista de perspectiva?? e pq isso pode ter acontecido, agora as coisas ficam gigantes na tela..
Oi Fabrício, tudo bem? Vou te dar uma dica muito importante, não mude as unidades do Max, trabalhe nas unidades padrões e faça as coisas de forma que fiquem bom no tamanho do "mundo" padrão do Max. Isso vai te evitar muitos problemas pelos 3 primeiros anos de 3ds max, pode ter certeza. Porque tudo vem configurado para o tamanho padrão do Max, se você trabalha em escala com medidas que deixam as coisas muito pequenas, vai ter que mexer em muitos parâmetros que normalmente não seriam necessários. São vários os exemplos, vou dar apenas um, usando sombra Shadow Map, normalmente não precisa ajustar o valor do Bias, mas se trabalha com um troço minúsculo em relação ao "mundo" padrão do programa, terá que ajustar esse valor para as sombras ficarem certas. Isso vai acontecer em praticamente todos os recursos do programa, então, só é indicado trabalhar assim quando tiver muito experiência no Max, para saber como resolver os problemas que vão aparecer. No início é melhor trabalhar no tamanho do mundo padrão. Só que tem que lembrar que o Max não é um programa técnico, não é para modelar coisas com medidas, se precisa modelar coisas com medidas, é melhor ir em programas de CAD, como o Rhinoceros 3D por exemplo. Ai vai importar o modelo com medidas precisas para texturizar, iluminar e renderizar no Max. Se é maquete eletrônica, então, tem que pelo menos importar a planta baixa do AutoCAD para usar de referência, assim, poderá modelar com base nela. Abraços
so complementando o que o andré disse, quando importar a planta baixa do autocad, se vc desenhou no autocad em medida de metros (1m = 1 unidade) isso vai refletir no max, deixando o negocio piquinininho demais, porque o max trabalha com unidades de polegadas como padrao (1 polegada = 1 unidade). eu costumo nas minhas maquetes escalar pra ficar 1 unidade = 1 cm, entao se importar do acad na hora de importar tem como reescalar, colocando o fator de escala em 100 x a mais que o original, ou algo assim, aqui nao tenho max pra confirmar. outra coisa que as vezes me ajuda é pegar um dos pontos da planta baixa e definir como o pivot da planta baixa importada e depois mover a planta pra origem 0,0,0 porque isso me ajuda nas coordenadas, tem vez que vem do autocad com muito fracionado, tipo com mais de 2 casas ai é um saco trabalhar com esse tipo de coordenadas. mas essa última é mais sugestao mesmo, é meu jeito de trabalhar hehe. abração!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717376.

Total de membros registrados: 143158

Últimos membros registrados: Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas.

Usuário(s) on-line na última hora: 311

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.