criar Botão de ON/OFF de ciclo de roda girando

Por: Fabián  

Em: 28/02/2007 03:05

Olá, minha dúvida é o seguinte, tenho uma roda que necessito que fique girando sempre em loop quando eu ligar um BT por attribute holder (acho que deve ser Bolean, não tenho certeza) é possível fazer isso? meu objetivo é controlar por um Botão de liga/desliga esta roda..bem se alguém souber. :)
Olá Fabian, tudo bem? Para fazer isso você terá que conhecer de programação. Para associar qualquer animação a um parâmetro do Attribute Holder, você terá que criar uma expressão com um laço de repetição e uma estrutura de seleção ou executando alguma função pré-definida no 3Ds MAX. Outra forma é utilizando o MAX Script para realizar tal processo. Irei fazer alguns testes assim que sobrar um tempo e te aviso se conseguir.
Sergio Feitosa
dentro do 3ds max vc num consegue!! vc vai conseguir isso facil é com o director vc faz o modelo e exporta lá pro director e depois anima o giro da roda lá e anima o botão tb colocando o controle nele de ligar e desligar!! ou fazendo um programa especifico pra esse fim!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Fabian, se vc pesquisar aqui mesmo no forum da tresd1 vc vai encontrar um plugin em que poderá fazer exatamente esse tipo de animação. Aqui está o link. O plugin chama-se Roller. Vê aí se atende as suas necessidades. Valeu??? http://www.tresd1.com.br/plugins.php?t=12918&&start=30
Olá Fabian, tudo bem? Fiz um teste aqui e funciona mais ou menos com você deseja. Quando o valor do parâmetro do Attribute Holder for 0, o objeto fica parado e quando o parâmetro for 1, o objeto se movimenta (rotação). Associei um Rotation Float Expression ao eixo de rotação. Criei uma variável associando-a ao parâmetro do Attribute Holder chamada liga. E coloquei a expressão abaixo: if (liga=1, radToDeg(F), 0) F -> é o frame atual... Se você realizar mais alguns testes nessa expressão, poderá conseguir o que você realmente deseja. Qualquer dúvida, estamos aí.
Sergio Feitosa
Obrigado pessoal, estou vendo isso, acredito que Sergio Feitosa tenha entendido bem o lance e acho que concordo com sua ideia de script, estou tentando arriscar algo em "scrpt" não sei nada de programação mas pelos tutos que ando vendo não parece difícil já andei experimentando algunmas criações de simples botoões para attribute holder...e acho ue é pouco explorado o scrpt doo Max..seria legal ver mais tutoriais de Maxscripts. Calc_2005: irei ver esse plugin, mas acho que o fim deste teste mesmo é saber como criar com script Bot~es deisparando "ações" repetitivas e outras similares ..tipo: uma "metralahdora de 6 bocas fica disparando e roletrando sem parar" seria útil numa animação...em vez de ficar animando isso sempre..ou rodas de um carro..seria só ligar o "botão ignição"..hehe e as rodas começaria a "rodar" sem parar, o trabalho seria só animar a posição do carro. Rogério: não utilizo o director, seria interessante ver essa sua ideia sendo melhor detalhada, fiquei curioso, mas valeu a dica. Estoua cabando de setar meu primeiro personagem para "valer" mesmo, este ano acho que posso dizer que daria para oferecer ao mercado algo em termos de naimação talvez, bem, pessoal agradeço e Feitosa: fique a vontade para expor seu estudo, gostei de sua atitude, vou tentar fazer algo com isso que vc criou..embora ainda esteja tentando entender a "sintaxe" dos scripts..hehe. Flw galera!!
uma coisa que num entendi é a seguinte!! vc vai parar a animação na viewport ou que parar a animação dentro do video renderizado? se for na viewport vc pode usar esses esquemas ai de cima!! mas se tu quer fazer uma animação interativa já renderizada no max num vai conseguir!! o jeito mais facil é com o director!! vou explicar mais ou menos como funciona!! tem um modelo de ventilador que vem no help do max antigamente!! o 6 e 7 por ai!! ai vc abre esse ventilador né!! as peças deles são tudo separadas cada um em um layer helice, corpo, botoes, etc etc e tal!!! ai vc vai e exporta para o shockwave 3d o formato 3d do director!! lá dentro do director vc vai animar o ventilador por exmplo fazer a helice girar como um ventilador comum certo!! ai vc faz um script com o botao usando a linguagem do director sendo que toda vez que apertar o botão do ventilador a helice vai girar simples né hehehe!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Rogêrio, não é por acaso que as coisas acontecem, sua dica vem sanar uma busca que também venho fazendo a tempo em meus estudos...COMO CRIAR UM AMBIENTE 3D INTERATIVO..AGORA SEI..sabia a respeito do shockwave e já havia feito testes com objetos exportados no max e coloquei no meu site, onde pude gira-los..a única coisa que não sabia era como criar funcionalidades, ou seja, o internauta apertãr o botão de um objeto 3d, por exemplo, e executar algo..BELEZA!. Mas quero saber mesmo se tenho um objeto 3d com botões se posso colocar link neles..tipo: um celular modelado sendo girado de todos os ângulos e tendo disponíveis funções reais, vc manja disso? Bem, se puder responder.. será ótimo..quero muito poder colocar funcionalidades nestes objetos no HTML. Respondendo sua pergunta:é no viewport do MAX mesmo, apenas p/ facilitar a animação repetitiva de algumas coisas.
Olá Fabian, tudo bem? A explicação que dei no post anterior, serve para você animar as rotações de um objeto a partir do Attribute Holder. Isso também poderia ser feito na mão mesmo. Já que você deseja usar controles em um site na internet, o ideal seria utilizar o Flash para criar um controle de animação. Você iria criar cada a animação de ação do celular separadamente, ou seja, várias renderizações em sequência de imagens. Também é possível criar todas juntas (uma após a outra) e separá-las no Flash. No Flash você irá importar as sequência de imagens para dentro de um Movie Clip. Agora é só utilizar a linguagem Action Script do Flash para controlar a execução de cada sequência de imagens deste Movie Clip.
Sergio Feitosa
Feitosa: de Fato já fiz Movclips desta forma que vc diz, é o melhor jeito de criar 3D p/ web aparentemente no momento para mim..mas o interessante que o colega comentou acima é com relação ao shockwave 3D, no qual interagimos com o modelo exportado do MAX mesmo, sem imagem renderizada pelo que parece, acho que dedve ficar mais leve..talvez..como não tenho experiencia nisso não sei. Mas quanto a animação no MAX com atribute holder usando botão de liga/desliga é diferente, preciso disso para usar no MAX mesmo, tipo: Imagine um carro no cenario, toda vez que quero fazer ele andar tenho que empurrar ele, ate aí tudo bem..mas não queria o tempo todo estar animando as rodas, queria ter um BT de liga e desliga ou uma metralhadora daquelas que parecem uma roleta de 12 canos como no filme que o "exterminador do futuro" usa, ela ficaria rodando sem parar enquanto eu me centro em fazer o personagem usa-la, direciona-la e andar com ela atirando entende? As suas ideias de scripts são bem interessantes, queria entender melhor isso para aplicar logo ..mas não entendo a sintaxe ainda nem como utilizar no objeto do Max..fiz alguns exercicios de teste mas um tutorial que ensina apenas a criar um BT de "reset" que achei uma vez na internet..Mas se vc puder dar mais um help, nesta parte, agradeceria..acho que desta forma que vc diz é possível mas nem sei como dar continuidade e como aplicar no objeto do cenario.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717376.

Total de membros registrados: 143158

Últimos membros registrados: Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas.

Usuário(s) on-line na última hora: 318

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.