Feitosa: de Fato já fiz Movclips desta forma que vc diz, é o melhor jeito de criar 3D p/ web aparentemente no momento para mim..mas o interessante que o colega comentou acima é com relação ao shockwave 3D, no qual interagimos com o modelo exportado do MAX mesmo, sem imagem renderizada pelo que parece, acho que dedve ficar mais leve..talvez..como não tenho experiencia nisso não sei. Mas quanto a animação no MAX com atribute holder usando botão de liga/desliga é diferente, preciso disso para usar no MAX mesmo, tipo: Imagine um carro no cenario, toda vez que quero fazer ele andar tenho que empurrar ele, ate aí tudo bem..mas não queria o tempo todo estar animando as rodas, queria ter um BT de liga e desliga ou uma metralhadora daquelas que parecem uma roleta de 12 canos como no filme que o "exterminador do futuro" usa, ela ficaria rodando sem parar enquanto eu me centro em fazer o personagem usa-la, direciona-la e andar com ela atirando entende? As suas ideias de scripts são bem interessantes, queria entender melhor isso para aplicar logo ..mas não entendo a sintaxe ainda nem como utilizar no objeto do Max..fiz alguns exercicios de teste mas um tutorial que ensina apenas a criar um BT de "reset" que achei uma vez na internet..Mas se vc puder dar mais um help, nesta parte, agradeceria..acho que desta forma que vc diz é possível mas nem sei como dar continuidade e como aplicar no objeto do cenario.