Erro de opacity no MR

Por: sanderpalma  

Em: 30/03/2007 07:32

Tudo bom pessoal?! Eu comecei a usar o MR recentemente. Achei ele muito bom mesmo, mas não estou conseguindo resolver um problema que deve ser muito simples. Eu quero fazer a sombra de uma arvore, mas como o plane que gerará a sombra está no mesmo espaço que a arvore 2D ele gera esse erro da figura. Obs: Nessa cena uso luz mentalray (raytrace), a arvore está sem o cast shadows e o plane da sombra está invisivel para camera e para reflexo. Alguém tem uma dica de como resolver? Abraço, Sander
Sander, não entendi muito bem o que vc fez. Pra uma cena dessa, vc precisa de um objeto para ser o chão e um plane com a imagem da árvore + o canal opacity para recortar a árvore e gerar a sombra do recorte. Como o material do plane já tem o opacity, a sombra será gerada automaticamente. Pra mim, essa imagem, só teria que ter esses dois objetos, mas pela sua descrição tem mais, inclusive objetos invisíveis. Por quê? Só pra eu entender melhor e poder te ajudar. Um abraço.
Oi Sander, tudo bem? É bem mais simples, não precisa de tudo isso. Cria um Plane, aplica um material nele igual usava no render padrão para fazer isso, ou seja, coloca preto em Specular Color, aplica o mapa com a imagem colorida no canal Diffuse e aplica a imagem branco e preto no canal Opacity. Zera os canais Specular Level e Glossiness, para o brilho não delatar a simulação. Pronto, não precisa de mais nada e vai funcionar perfeitamente, inclusive com sombra tipo Area de luzes MR e de luzes Photometrics. Agora, para ficar ainda melhor, pega a imagem colorida e copia para o canal Bump, pois o Mental Ray tem um Bump muito aprimorado, deixando a árvore mais natural. Se quiser que os Planes não recebam sombra deles mesmos, então, desabilite a opção Recieve Shadows em vez de Cast Shadows, porque eles devem gerar sombra nos demais objetos, até para fazer uma simulação do sol durante o dia com o Daylight, ou coisa parecida, se está usando um Plane no piso com opacity para simular a sombra, que é o que parece, também daria certo, mas não é a melhor opção, é melhor a sombra ser de verdade. Abraços
Obrigado pela ajuda, mas ainda nao era isso...acho que nao fui bem claro na explicacao de minha dificuldade. Esta cena foi criada somente para explicar a dificuldade que estou tendo. Como tenho muitas arvores na cena de meu projeto, decidi usar arvores 2D, utilizando planes. Bom...o problema eh que nao quero que a luz do sol venha do horizonte para criar uma sombra deitada, quero que a sombra fique logo abaixo da arvore, como se o sol estivesse proximo do meio dia. Dessa forma, utilizei um outro plane somente para simular a sombra. Esse plane esta configurado para nao aparecer no render, mas por algum problema, o plane que esta com a sombra aparece por estar cruzando com o plane da arvore. Dei um printscreen na tela para que visulaem melhor. Eu acredito que seja uma opcao de setup do MR, porque no scanline funciona perfeitamente. Nesta cena tenho um plane como piso, um plane como a arvore 2D, um plane como a sombra, uma luz MR area spot e ma sky (para iluminar toda a cena. a opcao de final gather esta ativa para a luz sky funcionar. Valeu!
Agora entendi, cara, mas realmente não sei o por quê disso. Vou fazer uns testes aqui.
Oi Sampras, tudo bem? O Mental Ray é um render fisicamente correto, nem todas as gambiarras que pode fazer no Scanline vai funcionar no Mental Ray, nele tem que pensar sempre como acontece na realidade para solucionar os problemas. Você concorda que não tem como dar certo dessa forma que você está querendo, pelo menos não se usar uma Sky Light, porque a Sky Light não tem recursos para inclusão e exclusão como as luzes comuns, só vai funcionar dessa forma se usar luzes comuns que tenham Include e Exclude. Se for para fazer essa gambiarra, então, use um Layer preto da sombra e não branco, deixe ele levemente transparente e coloque no pé da árvore, para o próprio Layer ser a sombra, não para ele gerar sombra, assim deve funcionar, mas esse tipo de coisa é feito normalmente no Scanline, não em renderizadores profissionais. Neste caso seria muito melhor e mais prático fazer em composição, como é comum em animação, dessa forma teria um Layer só de sombras das árvores para compor depois no Combustion ou no After Effects, por exemplo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 517

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.