Oi gente, tudo bem?
Realmente esse não é o tipo de tópico que deveria ser aberto, como está explicado nas regras de postagem em todas as páginas do fórum.
Pois como o Tiago disse, acaba gerando brigas entre os leitores sem necessidade, nenhum tópico comparando programas é permitido, justamente para evitar estes problemas.
Agora, que o Corel é o programa vetorial mais amador e mais problemático que existe, isso é um fato irrefutável e sempre foi assim. Antes havia dois programas profissional, o Illustrator e o FreeHand, agora só existe o Illustrator praticamente.
Podem pesquisar por ai que vão ver, como um dos leitores comentou, todo mundo começa com o Corel, mas não é por isso que ele é bom, muito pelo contrário.
Todo mundo começa no Corel porque todo mundo que está começando é amador, quando a pessoa vira um profissional da arte vetorial, certamente ela vai para o Illustrator, porque só ilustrador profissional usa o Illustrator.
Para trabalhos pesados o Corel não serve, como outro leitor comentou, porque ele não aguenta.
Eu usei o Corel da versão 3 até a versão 8, quando eu trabalhava com arquitetura e fazia humanização de planta baixa nele, geralmente clubles, que eram bem grandes e sempre passei muita canseira com o Corel, perdi clientes que apareciam para imprimir e o arquivo tinha corrompido na última gravação no dia anterior, eu tinha que gravar 5000 arquivos do mesmo projeto, para quando perder ter outro.
Já cheguei a abrir arquivos CDR no Illustrator para recuperar, porque o próprio Corel não aceitava abrir o arquivo dele mesmo.
Então, realmente é complicado esse programa e em tudo que a Corel coloca a mão eles estragam, como o Painter da antiga e falida Digital Element.
Eu até chorei no dia que a Digital Element faliu e vendeu o Painter para a Corel. Ele era o programa mais promissor de pintura digital na época, hoje ninguém nem conhece mais, o pessoal fica até com vergonha de falar que usa produtos da Corel.
Eu perdi a cabeça com o Corel na versão 8, quando quebrei todos os CDs que tinha dele e migrei para o Illustrator, logo depois sai da área de arquitetura definitivamente e não usei mais programas vetoriais, mas no pouco tempo que usei o Illustrator, não tive nenhum dos problemas que tinha no Corel, e olha que eu não sabia trabalhar direito com o Illustrator, pois tinha ficado muitos anos com o Corel e estava acostumado com ele.
Só para vocês terem uma idéia, eu fui numa palestra do Corel ministrada por um imbecil, que se auto intitula Ricardo Corel Draw, nem precisa falar mais nada do cara né, e perguntei para ele porque o Corel dá RGB no meio de uma mistura de cores pantone, ele disse que a gente poderia conversar depois da palestra e eu estou esperando a resposta até hoje.
Eu nunca vi um programa tão problemático em CG, até o Ulead Cool 3D é melhor, porque apesar de só fazer bobeiras, ele funciona, que é o que o Corel não faz, faz de tudo, só que não funciona quando você precisa num ambiente profissional de grande porte.
Abraços