como criar uma luz estourada?

Por: cesarfg  

Em: 02/04/2007 22:08

pessoal percebo q em varias maquetes eletronicas geralmente a luz q vem da janela eh bem forte (chega a estourar a luz da cena) e ilumina todo o ambiente um exemplo bem legal são as imagens q o andré criou para ilustrar o cd de maquete eletronica...ele criou duas cenas e inclusive em uma delas a luz invade as janelas e entra por toda cena...então como criar esse efeito de luz?
cesarfg, Isso seria o GI (Nesse caso, a reflexão dos photons provenientes da luz do sol em um ambiente interno), e não um estouro da luz, que na verdade é indesejado nesse tipo de trabalho!!! Até Mais!!!
Bom, mas se vc quiser estourar a luz, experimenta aumentar a intensidade dela.
Oi Cesar, tudo bem? Realmente o estouro da luz não fica bom não, fica feio, parece que a pessoa não soube configurar corretamente a iluminação. O que acontece na realidade e fica bonito em 3D, é o halo criado ao redor de uma área muito brilhante, seja por emitir luz ou por refletir luz. Nestas áreas a luz cria um "defeito" no filme, quando é capturada pela câmera devido a lente, e aparece este "efeito" que torna a cena mais real, já que acontece na realidade. Este efeito é criado com o Shader Glare do Mental Ray, é bem simples, basta colocar no Slot Output da ficha Renderer na janela Render Scene, se tudo estiver configurado certo na cena, o efeito será gerado sem ter que configurar nada no Shader, mas mesmo assim, depois pode fazer ajustes para melhorar a qualidade e controlar o tamanho. Só que eu não usei este recurso na imagem de exemplo do vídeo curso de Mental Ray, pois aquela imagem é desenvolvida no último vídeo do curso e eu não apliquei este Shader, tudo foi feito com Photons do GI e Final Gather normalmente. Pode ser que a posição da luz deu essa impressão, mas é só GI mesmo. Abraços
valew pela resposta pessoal... andré, o efeito q vc disse ser possível alcançar por esse shader deixa a cena igual a essa q peguei de sua maquete eletronica?
cesarfg, Nesse caso acho que o André não usou shader Glare, aparentemente só os recursos de GI e FG, como na cena do CD... Esse estouro que se evidencia nessa cena é causado pela intensidade da Luz direta e indireta, que como falei anteriormente é um efeito indesejado em cenas de maquete eletrônica, mas se vc quiser reproduzir basta aumentar a seu gosto a intensidade da luz e dos photons provenientes dela!!! André se eu estiver errado sobre o Glare, me corrija!!! Até Mais!!!
Oi gente, tudo bem? Eu achei que era a imagem do vídeo curso de Mental Ray. Essa imagem que o César postou de exemplo do CD de Maquete Eletrônica é super antiga e está ruim, como disse, esse estouro de iluminação não é adequado. Essa imagem foi feita no Max 5 com a primeira versão do V-Ray, não foi feita com o Mental Ray, nessa época o Mental Ray não tinha uma boa conexão com o 3ds max, só com o Maya e o XSI. O estouro acontece porque a iluminação está forte demais e não fica bom assim. Abraços
bom então resumindo, se eu quiser criar esse efeito basta eu colocar uma luz mais forte do q o normal do lado de fora da cena interna? andré(ou Sr. Admim :) ) vc não acha interessante fazer um tuto sobre isso? tipo um tuto explicando como obter um resultado igual ao da imagem q postei e explicando também como obter um resultado igual ao do seu curso de mental ray??? valew pelas resps pessoal...
Oi Cesar, tudo bem? Não tem conteúdo para fazer um tutorial sobre isso, pois como o pessoal disse, basta deixar a luz mais intensa do que deveria ser, isso vai estourar a iluminação e deixar a imagem ruim, como a que você mostrou de exemplo. Agora, fazer tutoriais de como obter o mesmo resultado que eu obtenho no vídeo curso de Mental Ray, não tem nem como né. Primeiro que eu vendo o curso para sustentar o site e estaria explicando a mesma coisa em tutoriais gratuitos, sem falar que é um assunto super restrito e quase não existe material de estudo no mundo, um dos raros materiais é justamente o vídeo curso de Mental Ray da 3D1. Mas mesmo que o site não necessitasse da venda de CDs para se manter no ar e tivesse material sobre Mental Ray em tudo que é canto da internet, o vídeo curso tem 10 horas e meia de duração depois de editado, onde foi cortado cada segundo de desperdício. Se eu fosse transcrever tudo em tutoriais, daria para escrever um livro com mais de 500 páginas. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717378.

Total de membros registrados: 143161

Últimos membros registrados: Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 382

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.