Iniciante em Biped

Por: SUPERCHARGER  

Em: 04/04/2007 17:39

Hj tirei o dia para aprender e torrar o saco da galera aki...rs.. Pessoal, acabei de modelar um robo e agora eu gostaria de colocar ele em algumas "poses". Li aqui no site coisas sobre bones. Até que entendi mas não estou conseguindo por em prática no meu personagem. Ai vai minha pergunta: Para animar meu personagem é melhor usar o "biped"? E caso seja, onde encontro informação para principiantes sobre como "ligar" um biped à um personagem? Abraço a todos!
Cara, pra quem tá começando a parte de rig é bem complexo com o tempo vc entende e ai as coisas ficam mais faceis. O biped é um otimo recurso do max e é na verdade um rig pronto pra vc usar. No caso do seu robo, ele nao tem "pele" o que facilita a pele poque vc neo precisa usar o skin ( que vc tem que fazer pra influenciar o seu personagem) , vc precisa colocar o biped na forma do seu robo, dedos das maos, bracos, espinha e etc. Depois vc só precisa linkar as partes do seu robo mas partes correspondentes do biped. Dai só sair animando.... Vlw !!!
Olá SUPERCHARGER, tudo bem? O Biped é um bom recurso para quem está começando a aprender animação de personagem, já que ele oferece diversas ferramentas prontas e automaticas para serem utilizadas. Porém, tudo que é automatizado é limitado, ou seja, se você quiser total controle sobre o seu personagem, precisará aprender a preparar o RIG com Bones. Se você quiser testar o BIPED no seu personagem, basta aplicar o modificador Physique no seu personagem. Depois, você terá que clicar no botão Attach To Node (possui o desenho de um boneco) nos parâmetros do Physique. Agora, clique na ferramenta Select By Name (parte superior do MAX). Irá aparecer uma lista, selecione apenas o Bip01 (parte principal do BIPED) e clique no botão botão PICK. Irá aparecer outra tela, clique no botão Inicialize. Agora é só trabalhar com o BIPED e realizar os ajustes com o Physique. A minha sugestão é que você participe do Grupo de Estudos de Criação e Animação de Personagens da 3D1. Começamos este grupo a pouco tempo e nele você poderá adquirir muitas informações que irão lhe ajudar a animar os seus personagens. GRUPO DE ESTUDO: Criação e Animação de Personagens http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=20604
Sergio Feitosa
É preciso colocar o biped direitinho dentro do robo feitosa? Obrigado pelas dicas! E irei participar deste grupo de estudo sim!
Galeria: http://fotologue.jp/supercharger
Olá SUPERCHARGER, tudo bem? O BIPED tem que ser colocado dentro do personagem sim. Você deverá ajustar todas as partes do BIPED, de forma que ela se encaixe perfeitamente dentro do seu personagem. Se o seu personagem é um conjunto de partes modeladas, você também poderá usar a dica do thunndro que irá facilitar e muito o seu trabalho, já que da forma que ele sugeriu, você não precisará ficar ajustando os Envelopes do Physique.
Sergio Feitosa
SUPERCHARGER é sim preciso colocar o biped em figure mode e colocar o biped por "dentro" do personagem. Feitosa, o biped, como a maioria das pessoas utiliza tem mutias limitações, mas existem grandes empresas que praticamente só trabalham com biped como a Blur e a Blizzard. O que o biped faz é simplificar o rig, mas a parte de automatização de animaçao (footstep) nao é bom. Já disse outras vezes aqui : animador é animador, nao é o rig que vai fazer uma boa animação, o rig apenas "viabiliza" as poses para animação. Nào adianta ter um rig que faça strecht squach, nem deformções extremas senão saber o que fazer com elas. O mais normal é o artista de 3d aprender a ferramenta antes de animar, nao é o caminho ideal (assim como o keith Lango, eu tbm aprendi a mexer no 3d antes) mas nao quer dizer que vc nao possa se tornar um bom animador. Movimento e atuação nao tem nada , absolutamente, haver com rig. Parece estranho o que disse mais isso é regra. Sempre que alguém quer começar a animar eu indico usar o o biped, mesmo com algumas limitaçoes ,ele tem também recursos otimos que agilizam a animação, entao quem tá começando vai ver mais rapidamente o resultado das suas animações. Quando o cara tiver mais interado do que se trata, animação, vai procurar recursos que o biped nao tem, dai sim é bom mergulhar no rig propriamente dito. Outra coisa, o phisique é um recurso antigo, muito mais que o skin e muiiiittto mais pesado, experimenta usar skin, vai ver que vai te popar muito tempo e dor de cabeça. No caso do personagem do SUPERCHARGER é sim preciso colocar o biped em figure mode e colocar o biped por "dentro" do personagem. Feitosa, o biped, como a maioria das pessoas utiliza tem mutias limitações, mas existem grandes empresas que praticamente só trabalham com biped como a Blur e a Blizzard. O que o biped faz é simplificar o rig, mas a parte de automatização de animaçao (footstep) nao é bom. Já disse outras vezes aqui : animador é animador, nao é o rig que vai fazer uma boa animação, o rig apenas "viabiliza" as poses para animação. Nào adianta ter um rig que faça strecht squach, nem deformções extremas senão saber o que fazer com elas. O mais normal é o artista de 3d aprender a ferramenta antes de animar, nao é o caminho ideal (assim como o keith Lango, eu tbm aprendi a mexer no 3d antes) mas nao quer dizer que vc nao possa se tornar um bom animador. Movimento e atuação nao tem nada , absolutamente, haver com rig. Parece estranho o que disse mais isso é regra. Sempre que alguém quer começar a animar eu indico usar o o biped, mesmo com algumas limitaçoes ,ele tem também recursos otimos que agilizam a animação, entao quem tá começando vai ver mais rapidamente o resultado das suas animações. Quando o cara tiver mais interado do que se trata, animação, vai procurar recursos que o biped nao tem, dai sim é bom mergulhar no rig propriamente dito. Outra coisa, o phisique é um recurso antigo, muito mais que o skin e muiiiittto mais pesado, experimenta usar skin, vai ver que vai te popar muito tempo e dor de cabeça. No caso do personagem do SUPERCHARGER nao vejo a necessidade de usar skin, apenas link deve resolver. Vlw !!!
Olá thunndro, tudo bem? Eu concordo com você, tanto que eu disse na minha primeira mensagem para o SUPERCHARGER que o BIPED é um bom recurso para quem está começando, por tudo que ele oferece. E disse também que ele possui suas limitações. Hoje eu consigo trabalhar tanto com Biped, como com RIG/Bones sem problema. Conheço o modificador Skin, tanto que gosto muito dele. Mesmo o Physique sendo mais fácil de usar, eu prefiro trabalhar com o Skin.
Sergio Feitosa
caramba, complicado esse negócio..rsrs... mesmo com todas as dicas estou ralando aki. Acho que vou fazer um personagem mais simples pra poder anima-lo né. É uma boa idéia?
Galeria: http://fotologue.jp/supercharger
não precisa modelar outro personagem para testes de biped. vc irá perder um bom tempo regulando o biped ai tamanho e proporção do seu robo, mas depois é só linkar as partes e partir para a animação... lembre q o biped só pode ser animado pelo keyframe do character studio. os key do max não funcionam.... depois de usar o biped, faça o tuto completo do personagem do escultopintura q ensina a criar bones, rigar e animar com eles....vc verá q é melhor e mais prático.
Abração Té+
"LeandroM" disse: não precisa modelar outro personagem para testes de biped. vc irá perder um bom tempo regulando o biped ai tamanho e proporção do seu robo, mas depois é só linkar as partes e partir para a animação... lembre q o biped só pode ser animado pelo keyframe do character studio. os key do max não funcionam.... depois de usar o biped, faça o tuto completo do personagem do escultopintura q ensina a criar bones, rigar e animar com eles....vc verá q é melhor e mais prático.
No max 9 os key frams podem ser usados no modo normal mesmo, mas alguns tipos de key (o biped tem varios diferentes) só podem ser acessados pelo motion do biped. Asssim: pra mover o biped inteiro só pode usar o do MOTION DO BIPED. vc até consegue mover de forma normal do max, mas se vc andar um frame pra frente ele volta pra prosição original. Se entendendo com ele fica rapido de animar. Vlw !

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 756

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.