bom, tem varias coisas q ainda não foi citado:
1)_ usar aquele método de render q o André explica no curso dele em CD-ROM, aonde he utlizado uma renderização por partes, utlizando o "region" e salvando as partes do region dentro de uma pasta, em um formato especifico os varios render dos region q o mental ray depois vai usa-los para montar AUTOMATICAMENTE a img final.
obs.: qndo tinha um PC fraco, tinha q renderizar uma img com iluminação HDR e repleta de vidros em um tamanho de 5mil px por 7mil px ...dai tive q fatiar a minha img em 90 fatias, mas RENDERIZOU!
- no meu caso dava erro de memoria ate eu chegar numa fatia bem pequena da img e começar a renderizar... risos
2)_ qndo for renderizar vc DESCELECIONA o objeto! isso mesmo, antes de mandar renderizar vc deve atentar para isso, nenhum objeto da cena deve esta selecionado! tem alguma coisa no MAX q deixa o render mais demorado qndo tem algum objeto selecionado na cena.
3)_ faltou vc aumentar o limite de memória para o uso do mental ray, nos parâmetros do mental ray. Se aumentou não comentou.
4)_ bem, no momento... a quarte e ultima dica é: - manda a cena para meu e-mail q vejo pq não esta renderizando.
obs.: salva em "archive" q ele gera uma pasta zipada com texturas e cena prontinha para o papai aqui fazer os testes p vc. risos.
e-mail pessoal:
[email protected]