Renderizando cenas MUITO grandes no Mental Ray (Ajuda)

Por: Zion  

Em: 16/04/2007 20:09

Bom, estou tentando renderizar esta imagem em 300 dpi com o tamanho de 48x32cm. To usando o fast sss material + displacement, final gather e area lights. Tambem to usando o Winxp x64 com o Max 64-bits e naum to conseguindo renderixzar a cena, o max sempre fecha. Ja to usando o large bsp, conserve memory, use placeholder objects e mental ray map manager e nada. Algum guru do mental ray tem alguma dica de como renderizar cenasmto grandes no Mental Ray?
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
Oi Zion, tudo bem? Primeiro eu quero te dar os parabéns, está muito bonita a imagem, modelagem e materiais perfeitos. Agora, sobre o seu problema na hora de renderizar, todas as dicas que eu iria te dar você já disse que usou, então, eu fico sem saber como te ajudar. Você já tentou renderizar no Max de 32 bits, porque o Max 9 é super bugado e o Max 9 de 64 bits é ainda mais bugado que o de 32 bits, mesmo assim, é o que menos estão dando atenção com Service Packs e correções, pois é a versão menos usada de todas. Como é a primeira versão de 64 bits, é normal ter muitos problemas e pode ser que só fique bom mesmo nas próximas versões. Nem todos os problemas que acontecem no Max de 64 bits acontece no de 32 bits. O Mental Ray não fecha o Max nunca, ele dá mensagem de erro quando tem problema, fala se é falta de memória, se é problema com Photons, o que for, mas fechar na cara não, então, eu creio que seja um problema do Max 64 e não do Mental Ray, ainda mais vendo que você conhece bem o Mental Ray e sabe quais recursos usar para otimizar o render. Abraços
Só mais uma coisa que eu lembrei e pode te ajudar. A imagem não está pesada, mesmo que essa geometria seja muito densa, não era para dar problema no Mental Ray, eu acho que renderizaria numa boa aqui em 32 bits. Mas vamos supor que realmente seja a geometria muito pesada, então, baixa o Shader Is MI Object, que tem para download aqui na 3D1, e transforme essa geometria em primitiva do Mental Ray (Proxy), ainda poderá controlar os recursos de render nela de forma independente, como FG e Antialiasing, por exemplo. Então, se for isso mesmo, poderá renderizar um mapa de FG mais leve para ela e usar esse mapa de forma independente apenas nessa geometria, deixando as configurações padrões do FG na cena para os outros objetos. Ainda pode usar o Shader RayType ou Ctrl Rays, para controlar todos os recursos de render de forma independente nessa geometria, assim, poderá ter Shaders diferentes e mais leves nos cálculos de GI e FG, e usar o Shader 100% apenas no render em si. Abraços
Andre mto obrigado,mas acho q diminuindo as configuraçoes do final gather vai atrapalhar na qualidade da cena pois ja estou usando o preset low do final gather. Vc disse q consegue renderizar cenas mto mais pesadas q o computador aguenta confortavelmente, me conte mais sobre o seu workflow nesses casos. agora to tentando um net rendering pra ver se funciona, mas to aprendendo ainda... Mto obrigado
Ahhh.. vou tentar o shader de geometria...
Zion, Cara já fez um test com um material simples??? Sem FG, Displacement, area lights... é bom vc testar, pra ter certeza se o prob. é no MR ou no Max 9!!! Uma vez deu um prob. aqui parecido... no Max 9 o Displacement é super rápido, mas se usar Tiff com compressão dá um bug igual a esse, ou o MR fica só processando e não renderiza!!! Até Mais!!!
Gill Veloso, faz sentido, pois o mental ray map manager naum aceita TIFF, usa o sistema padrao do max.... aki fica processando e naum renderiza, mas acho q isso eh normal pois o mental ray faz um pre-tesselating da geometria antes de renderizar. mas eu to com esperança q com o net rendering vai terminar pois naum fica mostrando a imagem sendo criada, e com essa resoluçao come muita memoria! Andre, acho q vou ficar nos 64-bits mesmo, melhora e MUITO o tempo de render obrigado
Oi Zion, tudo bem? Se a cena é muito pesada, pode usar o Distribuite Bucket Render, assim, usando aquelas opções que você já marcou na janela Processing, apenas a parte importante para cada bucket será enviada para cada máquina, então, dá para renderizar qualquer coisa, é só diminuir o Bucket se tiver muito pesado. Mas o lance de conseguir renderizar cenas mais pesadas do que o PC aceitaria, é usando Shaders de terceiros para controlar diversos fatores, por exemplo os Shaders que eu disse na outra mensagem, pois pode ter um FG mais leve nos objetos em segundo plano, depois que aplicar o DOF nem vai perceber mais nada. Agora, a melhor opção de todas, disparadamente, é fazer em composição, assim, só tem um render pesado, que é o do GI, e será mais leve que o normal, porque tudo é feito separado, teria mais um render pesado de AO, se for usar passes de AO na composição. Mas poderia renderizar cada elemento dessa imagem separadamente e compor tudo depois no Combustion, o resultado final seria idêntico e ainda teria todo o poder de controle que a composição permite, poderia ajustar cada elemento para ficar exatamente como deseja. Sobre formatos de imagem no Max, lembrem sempre que ele foi feito para vídeo, então, não usem TIF que é formato de impressão. O melhor formato de imagem para trabalhar no Max é TGA. Mas sinceramente, se meu micro não renderizar uma imagem dessa, eu desisto. Nunca aconteceu de eu não conseguir renderizar por erro de memória ou coisa parecida, mesmo cenas realmente pesadas, essa cena tem dois objetos só, por mais denso que sejam, tem que renderizar na boa. Abraços
bom, tem varias coisas q ainda não foi citado: 1)_ usar aquele método de render q o André explica no curso dele em CD-ROM, aonde he utlizado uma renderização por partes, utlizando o "region" e salvando as partes do region dentro de uma pasta, em um formato especifico os varios render dos region q o mental ray depois vai usa-los para montar AUTOMATICAMENTE a img final. obs.: qndo tinha um PC fraco, tinha q renderizar uma img com iluminação HDR e repleta de vidros em um tamanho de 5mil px por 7mil px ...dai tive q fatiar a minha img em 90 fatias, mas RENDERIZOU! - no meu caso dava erro de memoria ate eu chegar numa fatia bem pequena da img e começar a renderizar... risos 2)_ qndo for renderizar vc DESCELECIONA o objeto! isso mesmo, antes de mandar renderizar vc deve atentar para isso, nenhum objeto da cena deve esta selecionado! tem alguma coisa no MAX q deixa o render mais demorado qndo tem algum objeto selecionado na cena. 3)_ faltou vc aumentar o limite de memória para o uso do mental ray, nos parâmetros do mental ray. Se aumentou não comentou. 4)_ bem, no momento... a quarte e ultima dica é: - manda a cena para meu e-mail q vejo pq não esta renderizando. obs.: salva em "archive" q ele gera uma pasta zipada com texturas e cena prontinha para o papai aqui fazer os testes p vc. risos. e-mail pessoal: [email protected]
DEUS é maior!
uma outra grande SACADA q ainda vou testar um dia he usar o WIN CLUSTER e colocar várias maquinas sendo nod do mesmo cluster, ainda não fiz isso, mas breve farei. E estou esperando q vai ser o MAXIMO do poder de render, em qualquer situação.
DEUS é maior!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 818

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.